/

Bielorrussos vão nus para o emprego em nome do “interesse nacional”

2

Presidente bielorrusso apelou à população para que “tirasse a roupa” no trabalho como uma forma de fazer crescer a economia. Cidadãos não perderam tempo na resposta.

Quando, num recente discurso, o presidente da Bielorrússia, Alyaksandr Lukashenko, apelou aos seus cidadãos para “tirar a roupa e trabalhar”, não esperava que todos o levassem tão a sério.

De acordo com o The Observers, na verdade, o líder queria dizer “desenvolver e trabalhar” mas, em bielorrusso, as palavras “despir” e “desenvolver são muito semelhantes.

Para “trollar” o chefe de Estado, conhecido como o “último ditador da Europa”, os bielorrussos decidiram levar à risca os seus apelos.

E, por isso, já são várias as fotografias nas redes sociais que mostram os bielorrussos sem roupa no local de trabalho.

Sempre acompanhadas da hashtag “getnakedandwork” (“fique nu e trabalhe”), há fotografias para todos os gostos: na secretária, na cozinha de um restaurante ou até nas obras.

A intenção do chefe de Estado, batizado de “batska” (qualquer coisa como “pai” na língua portuguesa), era apelar para a crise económica que o país enfrenta, uma das piores que a ex-república soviética já viu passar.

Segundo a BBC, o rublo, a moeda oficial da Bielorrússia, sofreu uma desvalorização de 60% nos últimos meses e o índice de desemprego chegou aos 15%.

No entanto, de acordo com as estatísticas oficiais, a referida taxa é de apenas 0,7%, já que o controlo da informação é ainda uma das marcas do regime de Lukashenko.

O presidente, no poder desde 1994, desde sempre se pautou por restringir a liberdade de expressão, enviando muitos dos seus opositores para a cadeia.

A iniciativa também chegou a países vizinhos como, por exemplo, Rússia, Ucrânia, Estónia, Letónia e Lituânia.

ZAP / BBC

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.