No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

Jim Lo Scalzo / EPA

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras.

Um dia após a realização do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, em Cleveland, para as eleições de novembro, as críticas emergem e ambos os lados reivindicam vitória.

Segundo o Expresso, o jornalista Wolf Blitzer, da CNN, admite a possibilidade de não haver mais nenhum debate. Esta quarta-feira, num artigo publicado no Politico, escreve que a campanha do Partido Democrata foi abordada por pessoas que admitiam que se devesse anular as contendas de 15 de outubro (em Miami, Florida) e 22 de outubro (em Nashville, Tennessee).

Por crerem que a noite não foi assim tão má, os apoiantes de Joe Biden rejeitam tal hipótese. “As chances de Biden vencer as presidenciais aumentaram significativamente ontem à noite. Trump só tinha de aparecer calmo e atraente para o eleitorado moderado, suburbano e feminino. Fez o contrário. Comportou-se como um bully“, disse ao semanário o democrata Jerry Crawford.

O democrata, que dirigiu a campanha de Hillary Clinton na região do Midwest há quatro anos, disse confiar na moderadora do debate do próximo dia 15. Susan Page “terá um comportamento diferente e desligará o microfone a quem não souber comportar-se”.

Há, porém, democratas que defendem que Joe Biden deve exigir regras mais apertadas que impeçam Donald Trump de interrompê-lo constantemente.

Esta quarta-feira, a Comissão de Debates Presidenciais dos Estados Unidos da América anunciou que vai realizar mudanças na estrutura dos debates, de modo a “manter a ordem” nos próximos.

“O debate de ontem [terça-feira] evidenciou que é preciso mais estrutura no formato dos debates restantes para garantir uma discussão ordenada dos temas”, explicou em comunicado. O organismo está a estudar as mudanças a adotar e adiantou que estas serão anunciadas em breve.

No campo republicano, as críticas também se fazem ouvir, mas voltam-se para o moderador Chris Wallace, que “interveio demasiadas vezes para salvar Biden de si mesmo quando estava encurralado ou não conseguia encontrar uma resposta”. A acusação é de Tim Murtaugh, porta-voz da campanha de Trump.

Em relação ao debate e à postura do atual Presidente norte-americano, Rick Santorum ou Chris Christie, antigos candidatos presidenciais republicanos às primárias, consideram que Trump foi “longe de mais”. “Com tanto calor, perde-se a luz”, disse Christie.

Biden garante que Trump deixa o cargo se perder eleição

Esta quarta-feira, o candidato democrata garantiu que Donald Trump abandona a presidência se perder, tendo em conta que o “o povo americano não apoiaria” que o candidato republicano fizesse o contrário.

O presidente vai deixar o cargo. Os americanos não aceitarão isso. Nenhuma agência aceitaria que isso acontecesse ”, disse Joe Biden durante a sua campanha em Ohio, citado pelo Jornal Económico.

“O povo americano vai decidir quem é o próximo presidente e ponto final”, acrescentou o candidato sobre as eleições que vão decorrer a 3 de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Típico da esquerda. Eliminar debates. Calar oponentes. Destruir plataformas. Claro que não querem mais debates. Biden está senil. Disfarçou ontem, com ajuda do moderador. No entanto, o debate foi de facto pobre dos dois lados. Biden não apresentou propostas concretas. Limitou-se a repetir o quão mau é Trump e lançar frases feitas. Típica politiquice… 47 anos no poder, incluindo 8 como vice-presidente, e aos 80 anos é que ía fazer alguma coisa…

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …