No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

Jim Lo Scalzo / EPA

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras.

Um dia após a realização do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, em Cleveland, para as eleições de novembro, as críticas emergem e ambos os lados reivindicam vitória.

Segundo o Expresso, o jornalista Wolf Blitzer, da CNN, admite a possibilidade de não haver mais nenhum debate. Esta quarta-feira, num artigo publicado no Politico, escreve que a campanha do Partido Democrata foi abordada por pessoas que admitiam que se devesse anular as contendas de 15 de outubro (em Miami, Florida) e 22 de outubro (em Nashville, Tennessee).

Por crerem que a noite não foi assim tão má, os apoiantes de Joe Biden rejeitam tal hipótese. “As chances de Biden vencer as presidenciais aumentaram significativamente ontem à noite. Trump só tinha de aparecer calmo e atraente para o eleitorado moderado, suburbano e feminino. Fez o contrário. Comportou-se como um bully“, disse ao semanário o democrata Jerry Crawford.

O democrata, que dirigiu a campanha de Hillary Clinton na região do Midwest há quatro anos, disse confiar na moderadora do debate do próximo dia 15. Susan Page “terá um comportamento diferente e desligará o microfone a quem não souber comportar-se”.

Há, porém, democratas que defendem que Joe Biden deve exigir regras mais apertadas que impeçam Donald Trump de interrompê-lo constantemente.

Esta quarta-feira, a Comissão de Debates Presidenciais dos Estados Unidos da América anunciou que vai realizar mudanças na estrutura dos debates, de modo a “manter a ordem” nos próximos.

“O debate de ontem [terça-feira] evidenciou que é preciso mais estrutura no formato dos debates restantes para garantir uma discussão ordenada dos temas”, explicou em comunicado. O organismo está a estudar as mudanças a adotar e adiantou que estas serão anunciadas em breve.

No campo republicano, as críticas também se fazem ouvir, mas voltam-se para o moderador Chris Wallace, que “interveio demasiadas vezes para salvar Biden de si mesmo quando estava encurralado ou não conseguia encontrar uma resposta”. A acusação é de Tim Murtaugh, porta-voz da campanha de Trump.

Em relação ao debate e à postura do atual Presidente norte-americano, Rick Santorum ou Chris Christie, antigos candidatos presidenciais republicanos às primárias, consideram que Trump foi “longe de mais”. “Com tanto calor, perde-se a luz”, disse Christie.

Biden garante que Trump deixa o cargo se perder eleição

Esta quarta-feira, o candidato democrata garantiu que Donald Trump abandona a presidência se perder, tendo em conta que o “o povo americano não apoiaria” que o candidato republicano fizesse o contrário.

O presidente vai deixar o cargo. Os americanos não aceitarão isso. Nenhuma agência aceitaria que isso acontecesse ”, disse Joe Biden durante a sua campanha em Ohio, citado pelo Jornal Económico.

“O povo americano vai decidir quem é o próximo presidente e ponto final”, acrescentou o candidato sobre as eleições que vão decorrer a 3 de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Típico da esquerda. Eliminar debates. Calar oponentes. Destruir plataformas. Claro que não querem mais debates. Biden está senil. Disfarçou ontem, com ajuda do moderador. No entanto, o debate foi de facto pobre dos dois lados. Biden não apresentou propostas concretas. Limitou-se a repetir o quão mau é Trump e lançar frases feitas. Típica politiquice… 47 anos no poder, incluindo 8 como vice-presidente, e aos 80 anos é que ía fazer alguma coisa…

RESPONDER

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …

Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia. Normalmente os biberões …

Cortaram a água nas instalações da Tesla na Alemanha. Havia contas por pagar

A empresa pública alemã WSE cortou (e já restabeleceu) o fornecimento de água nas instalações da Tesla em Grünheide, onde nascerá a primeira gigafactory europeia da empresa, devido à falta de pagamento das contas. Na semana …

Trabalhadores remotos estão a encher pequenas cidades (que agora têm os problemas das grandes)

A pandemia de covid-19 está a levar a um novo fenómeno: a migração para "comunidades de passagem" - pequenas cidades próximas a grandes terras e estações de esqui - à medida que mais pessoas começam …

EUA vão retirar Sudão da "lista negra" de países apoiantes do terrorismo

O Sudão vai ser retirado da lista de países apoiantes do terrorismo, anunciou na segunda-feira o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, numa medida que permitirá ao país africano voltar a ter acesso a …

Trump testou positivo à covid-19 e Fauci não ficou nada surpreendido

Anthony Fauci, o principal especialista norte-americano em doenças infeciosas, revelou esta semana que não ficou nada surpreendido com o facto de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter testado positivo à covid-19.  Em entrevista ao …

Benfica castigado com um jogo de interdição da Luz

O Benfica foi punido com um jogo de interdição do Estádio da Luz e uma multa de 10.200 euros pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por apoio a claques não …

Homem muda a matrícula do carro para ficar "invisível", mas acaba com multas pendentes de 12 mil dólares

Um especialista em segurança cibernética norte-americano, conhecido como Droogie, trocou a matrícula do seu carro e pôs em prática um plano para tentar tornar o veículo indetetável nos leitores de matrículas e sistemas de bilhetes. …

Fenprof diz que já são mais de 330 as escolas com casos positivos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou que já são mais de 330 as escolas em que confirmou existirem casos de covid-19 e acusou o Ministério da Educação de “esconder informação” solicitada a este propósito. Os …

Boeing 737 Max novamente seguro para voar, diz regulador europeu

O 737 Max da Boeing, avião suspenso desde março de 2019 devido a dois acidentes que resultaram na morte de 346 pessoas, é novamente seguro para voar, afirmou o diretor executivo da Agência Europeia para …