No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

Jim Lo Scalzo / EPA

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras.

Um dia após a realização do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden, em Cleveland, para as eleições de novembro, as críticas emergem e ambos os lados reivindicam vitória.

Segundo o Expresso, o jornalista Wolf Blitzer, da CNN, admite a possibilidade de não haver mais nenhum debate. Esta quarta-feira, num artigo publicado no Politico, escreve que a campanha do Partido Democrata foi abordada por pessoas que admitiam que se devesse anular as contendas de 15 de outubro (em Miami, Florida) e 22 de outubro (em Nashville, Tennessee).

Por crerem que a noite não foi assim tão má, os apoiantes de Joe Biden rejeitam tal hipótese. “As chances de Biden vencer as presidenciais aumentaram significativamente ontem à noite. Trump só tinha de aparecer calmo e atraente para o eleitorado moderado, suburbano e feminino. Fez o contrário. Comportou-se como um bully“, disse ao semanário o democrata Jerry Crawford.

O democrata, que dirigiu a campanha de Hillary Clinton na região do Midwest há quatro anos, disse confiar na moderadora do debate do próximo dia 15. Susan Page “terá um comportamento diferente e desligará o microfone a quem não souber comportar-se”.

Há, porém, democratas que defendem que Joe Biden deve exigir regras mais apertadas que impeçam Donald Trump de interrompê-lo constantemente.

Esta quarta-feira, a Comissão de Debates Presidenciais dos Estados Unidos da América anunciou que vai realizar mudanças na estrutura dos debates, de modo a “manter a ordem” nos próximos.

“O debate de ontem [terça-feira] evidenciou que é preciso mais estrutura no formato dos debates restantes para garantir uma discussão ordenada dos temas”, explicou em comunicado. O organismo está a estudar as mudanças a adotar e adiantou que estas serão anunciadas em breve.

No campo republicano, as críticas também se fazem ouvir, mas voltam-se para o moderador Chris Wallace, que “interveio demasiadas vezes para salvar Biden de si mesmo quando estava encurralado ou não conseguia encontrar uma resposta”. A acusação é de Tim Murtaugh, porta-voz da campanha de Trump.

Em relação ao debate e à postura do atual Presidente norte-americano, Rick Santorum ou Chris Christie, antigos candidatos presidenciais republicanos às primárias, consideram que Trump foi “longe de mais”. “Com tanto calor, perde-se a luz”, disse Christie.

Biden garante que Trump deixa o cargo se perder eleição

Esta quarta-feira, o candidato democrata garantiu que Donald Trump abandona a presidência se perder, tendo em conta que o “o povo americano não apoiaria” que o candidato republicano fizesse o contrário.

O presidente vai deixar o cargo. Os americanos não aceitarão isso. Nenhuma agência aceitaria que isso acontecesse ”, disse Joe Biden durante a sua campanha em Ohio, citado pelo Jornal Económico.

“O povo americano vai decidir quem é o próximo presidente e ponto final”, acrescentou o candidato sobre as eleições que vão decorrer a 3 de novembro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Típico da esquerda. Eliminar debates. Calar oponentes. Destruir plataformas. Claro que não querem mais debates. Biden está senil. Disfarçou ontem, com ajuda do moderador. No entanto, o debate foi de facto pobre dos dois lados. Biden não apresentou propostas concretas. Limitou-se a repetir o quão mau é Trump e lançar frases feitas. Típica politiquice… 47 anos no poder, incluindo 8 como vice-presidente, e aos 80 anos é que ía fazer alguma coisa…

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …