Biden e Putin prontos para falar — mas cada um com a sua condição

1

Brendan Smialowski / AFP

Vladimir Putin e Joe Biden apertam as mãos na Cimeira EUA-Rússia de Villa La Grange, Genebra, 16 de Junho de 2021

Presidente dos EUA não poupou em novas críticas ao presidente da Rússia. E está surpreendido com a “crueldade” das forças russas.

“Sabia que eles eram cruéis, mas não antecipava que fossem tanto”.

Joe Biden repetiu e reforçou críticas à postura da Rússia na guerra da Ucrânia, com foco no presidente Vladimir Putin.

“Putin está a infligir uma dor incrível na população civil, ao atacar hospitais, jardins de infância e maternidades. É doentio”, declarou o presidente dos Estados Unidos da América.

Em conferência de imprensa, Biden comentou que Putin tenta “derrubar todos aqueles que impedem as suas ambições imperiais” – mesmo que isso origine crises eléctrica e alimentar entre o povo ucraniano.

Mas avisou: “Vladimir Putin não vai ter sucesso”.

Um jornalista perguntou a Joe Biden se está disponível para falar pessoalmente com Vladimir Putin.

O presidente dos EUA aceita essa conversa mas com uma condição: o presidente da Rússia deveria acabar com a guerra na Ucrânia. “Putin deve retirar-se da Ucrânia, o que não está a fazer”.

Além disso, esse eventual encontro só seria possível se os países aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) concordassem.

Joe Biden esteve a falar com os jornalistas ao lado de Emmanuel Macron, presidente de França.

Os dois países continuam contra a Rússia e a apoiar “totalmente” os ucranianos, algo que Macron subscreveu “completamente”.

O presidente de França admitiu que vai continuar a falar com Vladimir Putin, para tentar “evitar a escalada da guerra”.

Mas, já em 2019, num encontro entre os três líderes, Volodymyr Zelenskyy (presidente da Ucrânia) mostrava uma “vontade sincera de negociar”, enquanto Putin era “quem queria guerra”.

Paris vai ser o palco de uma cimeira internacional no dia 13 de Dezembro, para para falar sobre a paz na Ucrânia e discutir o apoio ao país durante o próximo Inverno.

Kremlin reage

Entretanto o Governo russo já reagiu a esta disponibilidade de Joe Biden, dizendo que Putin “sempre esteve e continua aberto a negociações para garantir os interesses” russos.

No entanto, será complicado os dois presidentes conversarem em terreno neutro porque, de acordo com o Kremlin, os EUA continuam sem reconhecer os territórios ucranianos anexados como sendo parte da Rússia.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.