Biden: a pandemia acabou nos EUA

Pete Marovich / EPA

Joe Biden

“Ninguém usa máscara”. Presidente colocou a inflação recorde “em perspectiva” e explicou que não encoraja Taiwan a declarar independência.

A Organização Mundial da Saúde continua a classificar a COVID-19 como pandemia mas, nos Estados Unidos da América, isso já não existe.

A ideia foi transmitida pelo presidente dos EUA, em entrevista transmitida na noite passada pela CBS News.

“A pandemia acabou. Ainda temos um problema com a COVID. Ainda estamos a fazer muito trabalho sobre o assunto — mas a pandemia acabou”, começou por dizer Joe Biden.

E deixou exemplos: “Se reparar, ninguém está a usar máscara. Toda a gente parece estar em muito boa forma. E por isso penso que as coisas estão a mudar. E penso que este é um exemplo perfeito disso”.

Os dados mais recentes indicam que, ao longo da última semana, morreram em média 516 pessoas por dia nos EUA, em óbitos relacionados com o coronavírus. Há mais de 61 mil casos registados por dia.

“Vamos por a inflação em perspectiva”

Noutros assuntos, e começando pela inflação anual de 8,3% – a mais alta em 40 anos – o presidente dos EUA começou por “colocar isso em perspectiva”.

“A inflação mensal era quase nada. Não estou a dizer que 8,3% são boas notícias. Mas antes era 8,2%. Agora estamos a falar sobre isto como se tivesse sido assim de repente. Já tem subido. E não aumentou nos últimos meses, tem sido equilibrada. Criámos 10 milhões de empregos, a taxa de desemprego (3,7%) é uma das mais baixas de sempre”, reforçou.

Em relação ao que se passa em Taiwan, território em tensão com a China, Biden admitiu que os EUA vão defender Taiwan caso ocorra “um ataque sem precedentes” proveniente de Pequim.

Mas, apesar dessa postura, assegurou: “Não estou a encorajar Taiwan a declarar independência. A decisão é deles”.

Questionado sobre as eleições daqui a dois anos, Joe Biden respondeu que tem a intenção de se candidatar novamente, ainda sem “decisão firme” sobre o assunto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.