Biden já recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19

Ken Cedeno / POOL / EPA

O Presidente dos EUA, Joe Biden, recebeu a dose de reforço da vacina contra a covid-19

O Presidente dos Estados Unidos recebeu, esta segunda-feira, a dose de reforço da vacina contra a covid-19, em direto na televisão, para encorajar os norte-americanos elegíveis a fazerem o mesmo.

Os Estados Unidos autorizaram, na semana passada, a inoculação com uma dose de reforço da vacina Pfizer contra o coronavírus para pessoas com idade a partir dos 65 anos, bem como para aquelas “em risco”, inclusive devido a um trabalho que as expõe particularmente ao vírus.

“Sei que ninguém diria, mas tenho mais de 65 anos”, brincou Joe Biden, de 78 anos, numa breve declaração antes de levar a injeção.

Ainda como Presidente eleito, antes de tomar posse, o democrata levou as duas primeiras doses da vacina a 21 de dezembro de 2020 e a 11 de janeiro deste ano, também transmitidas em direto pela televisão para encorajar a população a vacinar-se.

“Os reforços são importantes, mas a coisa mais importante que podemos fazer é vacinar mais pessoas”, declarou o chefe de Estado, notando que cerca de 23% das pessoas que vivem no país ainda não receberam nenhuma dose.

Enquanto recebia a dose de reforço, Biden rejeitou as críticas de que os EUA deveriam estar a distribuir as vacinas disponíveis pelos países que ainda têm pouca população vacinada.

“Estamos a ajudar. Estamos a fazer mais do que todas as outras nações do mundo juntas”, respondeu, citado pela agência Reuters.

O Presidente norte-americano revelou ainda que a primeira-dama, Jill Biden, também irá receber uma dose de reforço da vacina anti-covid-19.

Biden vai deslocar-se na quarta-feira a Chicago “para dizer por que é tão importante que mais empresas imponham a vacinação obrigatória“, explicou.

Esse tipo de obrigação, que não foi imposta ao nível federal nos Estados Unidos, é visto como um importante instrumento para aumentar o número de pessoas imunizadas.

Cerca de 60 milhões de norte-americanos são agora elegíveis para levar uma terceira dose da vacina da Pfizer, seis meses após terem sido inoculados com a segunda dose, disse Biden na sexta-feira, no final de uma maratona legislativa que expôs as divisões da comunidade científica sobre a questão.

As autoridades de saúde norte-americanas recomendaram, por fim, a dose de reforço para três segmentos da população: as pessoas com 65 anos ou mais, as pessoas com idade entre 18 e 64 que apresentem fatores de risco de desenvolver uma forma grave da doença (diabetes, obesidade, entre outras doenças) e as pessoas que estão muito expostas ao coronavírus no âmbito do seu trabalho ou do local de residência.

Esta última categoria, muito abrangente, inclui nomeadamente os professores, os funcionários de supermercados, as pessoas que trabalham na área da saúde, os residentes em lares de terceira idade e ainda os prisioneiros e as pessoas acolhidas em albergues para sem-abrigo.

No total, 20 milhões de pessoas receberam a segunda dose da vacina há tempo suficiente para poderem a partir de agora levar a terceira, afirmou Joe Biden, prevendo que todos os cidadãos norte-americanos poderão provavelmente, entretanto, receber a dose de reforço.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …

Biden adia publicação de arquivos sobre assassinato de John F. Kennedy

A Casa Branca informou esta sexta-feira que irá adiar a publicação de documentos confidenciais relacionados com o assassinato do presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. O atual presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou em comunicado que …

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga figura de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …