Biden naufraga no debate democrata perante ataques ao passado

8

patquinnforillinois / Flickr

Joe Biden, antigo vice-Presidente dos EUA e e candidato à presidência nas eleições de 2020

O ex-vice-Presidente norte-americano e favorito à nomeação democrata para a Casa Branca, de acordo com as sondagens, foi alvo de ataques dos restantes candidatos democratas, no segundo debate para as presidenciais de 2020.

Joe Biden partilhou o palco do Teatro Fox de Detroit, na segunda noite do debate democrata, com os senadores Kamala Harris e Cory Booker, o autarca de Nova Iorque, Bill de Blasio, e o ex-secretário da Habitação Julian Castro, além de outros cinco aspirantes à nomeação para as primárias do partido.

A primeira parte do debate centrou-se no sistema de saúde, principal preocupação dos norte-americanos. Biden tornou-se alvo das críticas dos restantes intervenientes quando a questão da imigração ilegal se tornou o tema dominante.

Julian Castro, que integrou a administração de Barack Obama, tal como Biden, defendeu a descriminalização da entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, posição que o ex-vice-Presidente rejeitou.

“Nunca tinha ouvido o secretário [Castro], e estivemos juntos em muitas reuniões, a falar nisto”, disse Biden.

“Parece que um dos dois aprendeu as lições do passado e outro não”, respondeu Castro, único latino entre os candidatos democratas, acrescentando ser necessária coragem para a questão da imigração.

“Tenho coragem suficiente para afirmar que o seu plano não faz qualquer sentido“, respondeu Biden.

Neste momento, Blasio criticou o número de deportações de imigrantes ilegais durante o Governo Obama, superior ao do atual Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante os primeiros dois anos de mandato.

Perante as evasivas do antigo responsável, Blasio perguntou a Biden se tinha feito algo para travar as deportações.

“Eu era vice-Presidente. Não Presidente. Mantenho os meus conselhos privados. Ao contrário de si, que imagino repetirá qualquer coisa dita em privado. Isso não faço”, afirmou Biden, que defendeu políticas migratórias de Obama como a regularização temporária dos jovens migrantes conhecidos como “dreamers”.

Da imigração, os candidatos passaram para o sistema de justiça criminal, um dos pontos fortes da campanha de Booker, contra o número maciço de reclusos no país.

Booker apontou o dedo ao papel de Biden, enquanto senador, na promulgação de uma lei sobre justiça criminal em 1990, considerada agora como a origem do excesso de população prisional, em especial entre as minorias raciais, nos Estados Unidos.

Todos os problemas de que falamos são problemas que ele criou“, disse Booker, numa referência a Biden, atacado também por posições presentes e passadas sobre alterações climáticas, acordos comerciais, discriminação racial ou aborto.

Por seu lado, Kamala Harris, com bons resultados nas sondagens e que brilhou no primeiro debate, em junho, passou desta vez mais despercebida, tendo sido também atacada pelo congressista Tulsi Gabbard pelo desempenho passado como procuradora-geral da Califórnia.

“Prendeu mais de 1.500 pessoas por infrações relacionadas com marijuana e brincou quando lhe perguntaram se alguma vez tinha fumado marijuana. Bloqueou provas que teriam deixado livres inocentes condenados à morte. Manteve reclusos na prisão além das penas para serem usados como mão de obra para o estado da Califórnia”, acusou Gabbard.

Além de Biden, Harris, Booker, Gabbard, De Blasio e Castro, no debate de quarta-feira participaram os senadores Michael Bennet e Kristen Gillibrand, o governador do estado de Washington, Jay Inslee, e o empresário Andrew Yang.

O segundo debate presidencial democrata terminou na quarta-feira à noite, depois de na terça-feira os restantes dez candidatos, incluindo os senadores Bernie Sanders e Elizabeth Warren, terem participado na primeira ronda.

Depois de dois debates, com 20 aspirantes à nomeação em cada um, o Partido Democrata tornou mais exigentes os requisitos para participar no terceiro, que se vai realizar em 12 e 13 de setembro, em Houston (Texas).

Até à data, só sete candidatos têm lugar garantido no debate de Houston: Biden, Sanders, Warren, Booker, Harris, o autarca South Bend (Indiana), Pete Buttigieg, e o ex-congressista do Texas Beto O’Rourke.

// Lusa

8 Comments

  1. Parabéns ZAP por expor, pelo menos, partes da verdade.
    Há verdades que se querem encobrir para suportar a narrativa de que o sr. Trump é racista, xenófobo, etc.
    O sr. Obama deportou muito mais imigrantes ilegais. O sr. Obama defendeu e manteve os chamados ‘campos de concentração’ para imigrantes ilegais (um perfeito disparate tal alcunha). O sr. Obama por várias ocasiões explicou que as fronteiras têm de ser respeitadas.
    Mas, quando dito pela boca do sr. Trump, é racismo e xenofobia, tal como tudo o que ele diz.
    Em 2016, tal como agora, a principal estratégia dos Democratas, e da esquerda em geral, é atacar o sr. Trump e demais comservadores om slogans de racismo, sexismo, xenofobia, islamofobia, extrema-direita, etc. A esquerda está cada vez mais alienada da realidade, pondo em risco tudo o que foi construído pelas sociedades ocidentais, e a segurança das populações que dizem representar.
    O debate entre os candidatos Democratas foi um perfeito disparate, e o vencedor foi o Sr. Trump, que está cada vez mais perto da reeleição em 2020. Quanto mais ataques infundados lhe fazem, mais forte ele fica. Tem inclusive tido um aumento do apoio por entre as minorias que de facto são americanas, amam o seu país e são acolhidas com amor e respeito por entre os Republicanos. Os Democratas parecem detestar o país e caminharem para a sua destruição, tudo em nome do politicamente correcto e uma infecção pela ideologia Socialista, que tantos estragos fez por todo o mundo.
    É preciso ver os factos, ser objectivo e honesto.

    • Deixe lá que os candidatos republicanos não se atacam nada. Eles até nem estão a concorrer uns com os outros nem nada.

  2. depois de ler o comentario o JR… nao tenho quase nada a acrescentar….. apenas agradecer o texto muito realista do JR perante a realidade cada vez mais globalista e anti patriotica que esta a infetar o mundo que democraticamenteos os governos mediocres, deixam corromper os politicos, deixam infetar as instituiçoes e destruir as familias……

    • Mas o que significa patriotismo? Amor a um conjunto de quilómetros quadrados a que se chama país? Amor a um grupo de pessoas que tomam de assalto o poder e comandam as nossas vidas de modo a enviar a riqueza por nós produzida para onde lhes interessa? Amor a um exercício de design gráfico a que se chama bandeira? Sabe o que é que eu tenho de amar? Os doentes, os deficientes, os idosos, os pobres e todos os mais necessitados do mundo inteiro e não apenas da minha “pátria”. Ou acha faz mais sentido amar Presidentes, Reis e elites privilegiadas que se divertam a mandar os outros morrer por eles?

      Patriotismo é dos sentimentos mais primários e irracionais que existem à face da terra. Uma forma modernizada de tribalismo, um espírito de seita. Porque vou eu amar mais um conjunto de pessoas que vive no mesmo espaço geográfico que eu, do que amo os que vivem noutro espaço geográfico? Porque vou eu matar-me por um líder ou por um Rei, que se está redondamente cagando pra mim ou para os meus problemas, e que me manda lutar em guerras cujo objectivo manter-se a ele e às suas elites no poder?

      Patriotismo, patriotismo… Ai, ai. As pessoas enchem a boca com estas palavras sonantes e abstratas, sem sequer se questionar sobre o que elas realmente significam. Será que os índios Norte-Americanos também têm de ser patriotas? Será que para si, patriotismo era Portugal ainda manter as suas colónias? Ou serão os Africanos patriotas por terem lutado pela sua independência dos invasores?

      E já agora… é mais patriota quem quer manter tudo o que está mal no seu país?.. Ou quem luta por melhorar aquilo com que não concorda?

      E finalmente, veja se aprende a ver as coisas como elas são. Não são os políticos corruptos que destroem as famílias. São as famílias com maus valores que produzem políticos corruptos. Não inverta as coisas.

      • as coisas como elas sao sao simples de ver e analisar, basta ver a convergencia dos midia financiados pelos globalistas e inimigos dos valores tradicionais( as familias , as criancas, os pobres, os carentes os doentes, os trabalhadores explorados pelas grandes multinacionais) para verificar que a sua analise e apenas retorica e desfazada da realidade. ninguem e patriota por adorar uma bandeira ou um chefe por melhor que seja…. mas o patriotismo reflete se na defesa dos valores tradicionais de um grupo de um conjunto de pessoas num determinado espaço com determinada historia e determinados horizontes… nao tem nada a ver com o blablabla qe voce quis apresentar. partiotismo e um sentimento oposto ao globalismo que preconiza um so governo de uma carneirada obediente e cega, obrigatoriamente subserviente as pautas globalistas anti familia e anti nacoes independentes. patriota e querer o melhor para o seu pais e o se povo independentemente da religiao e das crencas ideologicas. ser patriota e ser contra o aborto e a identidade de genero, como defender a familia ser globalista e limitar a democracia atravez do controle do poder dos midia e dos juizes, limitar a democracia atravez de ideologos da prosperidade desde que a subserviencia seja total ao poder estabelecido por meia duzia de corruptos e de agentes das seitas satanicas e globalistas como soros bildeberg rothshild, ford pierre omidayar, zukerberg…..o insuspeito bill gates etc etc todos conspiando contra os valores tradicionais cristaos , religiosos em geral( excluindo o islao) e comprando todas as agendas que diluem o direito dos povos ….fingindo defende los. se voce nao fosse globalista entenderia melhor . mas quem tem como valor absoluto o poder do dinheiro acima de tudo e dificil sentir solidariedade com quem sofre na pele deportaçoes assassinatos de seus parentes e deslocaçoes em massa em prol dos interesses de meia duzia de fanaticos milionarios. sera que estes milionarios todos sao a favor dos pobresinhos e refugiados? entao porque nao estabelecem a paz e a prosperidade nos seus proprios paises e querem que eles ocupem os paises mais indusfrializados ???? pense e logo existe!!! senao nao passa de um robot manobrado por invisiveis fios condutores……que o vao levar ao desespero existencial

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.