Há centenas de bicos de aves em vias de extinção à venda no Facebook

Centenas de partes da ave calau-de-capacete — espécie ameaçada de extinção —, apareceram à venda em grupos tailandeses no Facebook.

O Calau-de-capacete Rhinoplax vigil habita a floresta tropical da Indonésia e da Península Malaia. É um pássaro grande e com um bico em forma de capacete nas cores amarela, laranja e vermelha. O seu bico é vendido como o marfim de elefante e serve para fins ornamentais.

O pássaro está protegido nos cinco países que habita, mas os caçadores furtivos continuam a matá-lo e a vendê-lo. Uma pesquisa de seis meses realizada pela TRAFFIC, Rede de Monitorização do Comércio de Animais Selvagens, encontrou 40 grupos no Facebook onde o calau-de-capacete e outras espécies estavam à venda.

A pesquisa da TRAFFIC descobriu pelo menos 236 posts na rede social, que ofereciam 546 partes de calau, incluindo 94 cabeças inteiras, além de joias e taxidermia.

As publicações eram sobretudo do calau-de-capacete, mas algumas partes expostas eram ainda de outras espécies de calau, como o calau-de-bico. Alguns vendedores eram de países em que a espécie nem sequer existe, o que significa que pelo menos alguns traficaram peças através da fronteira.

Bernard DUPONT / flickr

Trabalho de decoração no bico de um calau-de-capacete.

Segundo um comunicado de imprensa do Facebook, a empresa emitiu uma política que proíbe o comércio de animais selvagens, na plataforma de negócios, que não são verificados.

Um porta-voz da empresa acrescentou ainda que “o Facebook não permite a venda ou o comércio de espécies ameaçadas ou das suas partes” e que removem esse conteúdo assim que se tiver conhecimento, avança a Gizmodo.

“Somos membros da Aliança Global do Fundo Mundial para a Vida Selvagem e estamos comprometidos a trabalhar com a TRAFFIC para interromper a venda de animais ameaçados de extinção”, disse o porta-voz.

Desde então, 35 dos 40 grupos da pesquisa da TRAFFIC deixaram de estar ativos, embora as publicações nos restantes grupos continuem a crescer. A TRAFFIC observou ainda que os vendedores, por norma, voltam depois de um período de inatividade ou mudam para locais ocultos na Internet para vender os seus produtos.

Os cascos do Rhinoplax vigil fazem parte de uma questão maior do que o comércio ilegal de animais selvagens na Internet. Um relatório da TRAFFIC do ano passado encontrou 1521 animais vivos à venda em 12 páginas do Facebook na língua tailandesa.

Para diminuir o número de posts que anunciam a venda ilegal de animais selvagens, a TRAFFIC sugere que se denuncie às autoridades e ao Facebook. Contudo, o estudo revela que a proteção desta espécie exige mais cooperação entre os países em que o calau-de-capacete habita, para além de mais controlo de conteúdo online.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …