/

Bicicleta que fazia parte de obra de arte de Banksy desapareceu (e já se sabe porquê)

(dr) Banksy

O mistério do desaparecimento de uma bicicleta sem uma roda que fazia parte de uma obra de arte do anónimo artista de rua britânico Banksy foi finalmente revelada.

Uma bicicleta, que estava acorrentada do lado de fora de um salão de beleza na cidade de Nottingham, no Reino Unido, e que fazia parte de um mural de Banksy em que uma menina brinca com um arco – que é um pneu de bicicleta – desapareceu.

A obra de arte apareceu fora da parede do salão em 13 de outubro e o seu desaparecimento causou preocupação entre os moradores locais.

A professora e residente local Tracy Jayne estava entre as que ficaram preocupadas quando a bicicleta desapareceu na manhã de domingo.

“É uma pena se alguém pegou nela e optou por ser tão desrespeitoso, não só com o próprio Banksy, mas com toda a Nottingham. É realmente triste que haja pessoas assim que querem destruir a sua arte, o que é que vão ganhar com isso? Espero que a bicicleta seja recuperada. Às vezes, as coisas reaparecem magicamente”, contou Tracy Jayne, em declarações ao jornal britânico The Guardian.

No entanto, a Câmara Municipal de Nottingham afirma que a bicicleta foi removida pelo proprietário do salão onde o mural foi pintado. Em declarações à Newsweek, um porta-voz do conselho disse que “a bicicleta não foi roubada. Foi guardada pelo dono da propriedade.”

A Câmara Municipal de Nottinghamshire já tinha instalado uma capa protetora sobre a arte de rua para protegê-la. No entanto, foi desfigurada momentos depois com grafite.

A polícia de Nottinghamshire afirmou à Newsweek que não lhes chegou nenhuma participação sobre a bicicleta perdida.

De acordo com a BBC, o The Nottingham Project, uma organização que visa “rejuvenescer” a cidade, disse no Twitter que está a trabalhar com o conselho e o proprietário do prédio para proteger as obras de arte, incluindo a bicicleta.

https://twitter.com/TheNottmProject/status/1330869438468513792

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de smileys amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.