Bicicleta que fazia parte de obra de arte de Banksy desapareceu (e já se sabe porquê)

(dr) Banksy

O mistério do desaparecimento de uma bicicleta sem uma roda que fazia parte de uma obra de arte do anónimo artista de rua britânico Banksy foi finalmente revelada.

Uma bicicleta, que estava acorrentada do lado de fora de um salão de beleza na cidade de Nottingham, no Reino Unido, e que fazia parte de um mural de Banksy em que uma menina brinca com um arco – que é um pneu de bicicleta – desapareceu.

A obra de arte apareceu fora da parede do salão em 13 de outubro e o seu desaparecimento causou preocupação entre os moradores locais.

A professora e residente local Tracy Jayne estava entre as que ficaram preocupadas quando a bicicleta desapareceu na manhã de domingo.

“É uma pena se alguém pegou nela e optou por ser tão desrespeitoso, não só com o próprio Banksy, mas com toda a Nottingham. É realmente triste que haja pessoas assim que querem destruir a sua arte, o que é que vão ganhar com isso? Espero que a bicicleta seja recuperada. Às vezes, as coisas reaparecem magicamente”, contou Tracy Jayne, em declarações ao jornal britânico The Guardian.

No entanto, a Câmara Municipal de Nottingham afirma que a bicicleta foi removida pelo proprietário do salão onde o mural foi pintado. Em declarações à Newsweek, um porta-voz do conselho disse que “a bicicleta não foi roubada. Foi guardada pelo dono da propriedade.”

A Câmara Municipal de Nottinghamshire já tinha instalado uma capa protetora sobre a arte de rua para protegê-la. No entanto, foi desfigurada momentos depois com grafite.

A polícia de Nottinghamshire afirmou à Newsweek que não lhes chegou nenhuma participação sobre a bicicleta perdida.

De acordo com a BBC, o The Nottingham Project, uma organização que visa “rejuvenescer” a cidade, disse no Twitter que está a trabalhar com o conselho e o proprietário do prédio para proteger as obras de arte, incluindo a bicicleta.

https://twitter.com/TheNottmProject/status/1330869438468513792

As obras de arte de Bansky refletem temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente. Os seus trabalhos são satíricos – ratos, polícias a beijarem-se, polícias de choque com caras de smileys amarelos – e apareceram inicialmente em paredes de Bristol, antes de se espalharem por Londres e depois pelo resto do mundo.

A identidade de Banksy permanece um mistério, mas os seus trabalhos têm alcançado valores elevados em leilões.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …