Bíblia será mais antiga do que se pensava

Algumas parte do Velho Testamento da Bíblia podem ter sido escritas há mais tempo do que se pensava, de acordo com um estudo científico feito por investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

A nova análise não partiu da investigação directa sobre o texto sagrado, mas debruçou-se sobre inscrições militares encontradas em fragmentos cerâmicos de um forte do ano 600 Antes de Cristo, do tempo do Reino de Judá.

Recorrendo a programas informáticos de processamento de imagem e de reconhecimento de caligrafia, os investigadores concluíram que havia, na altura, mais pessoas capazes de saberem ler e escrever do que se pensaria, o que indicia que a Bíblia já poderia ser lida 200 anos mais cedo do que se conhecia.

A análise a estas inscrições militares encontradas num forte do Século 600 a.c., em Arad, a oeste do Mar Morto, permitiu concluir que foram escritas por, pelo menos, seis pessoas diferentes, reporta a investigação publicada no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Estas inscrições serviam para transmitir ordens e regras e seriam usadas entre as altas patentes e os soldados mais rasos, o que sugere que “devia haver algum tipo de sistema educacional em Judá, naquela altura”, salienta o co-autor do estudo e arqueólogo Israel Finkelstein, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, em declarações ao Live Science.

Esta versão acrescenta uma nova teoria às dúvidas sobre se os primeiros extractos da Bíblia terão sido escritos antes ou depois da destruição do Templo de Jerusalém, a capital do antigo Reino de Judá, que ocorreu em 586 a.c.

“Vários textos referem eventos que se encaixam melhor nos anos imediatamente antes da queda do Reino de Judá”, explica o arqueólogo ao Discovery News.

O professor de semiótica e linguagem Christopher Rollston, da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, admite que estas conclusões fazem sentido, revelando que o período em torno de 600 a.c. foi de “actividade literária prolífica, com uma grande porção de livros escritos neste período”.

Mas Rollston nota que há outras provas mais antigas, dos séculos VII e VIII a.c., que indiciam que “algumas partes da Bíblia podem ter sido escritas ainda antes do que o estudo de Tel Aviv sugere”.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Que novidade…
    Esse livro manhoso (para maiores de 18 anos), é tão mau que nem sequer devia ser legal…
    Bíblia e estudo cientifico na mesma frase, vai da asneira!…

    • Agora a sabedoria varia conforme as horas?!
      Está boa!…
      .
      Mas, também não é preciso ser-se sábio para se constatar que a Bíblia está longe de ser um livro recomendável e a que a sua origem e autoria é mais do que duvidosa!…

  2. Vai-la vai, qualquer dia ja nem se sabe quando a BIBLIA foi escrita e por quem!!!???……. Com tanta desoberta e tantas duvidas , como o Alcorão ser mais antigo que MaOMÈ etcetc, o encontrado escrito da mulher de CRISTO, ( um LIVRO ou versiculos ou la o que foi,-devia ser MADALENA!!??…. e outros fatos e descobertas cada vez mais se vai descobrindo,textos e escritos antigos e objectos etcetc que ja se vai ficando CONFUSO de quando e quando foi que nascheu JESUS CRISTO/DEUS/ visto que DEUS reencarnou em MARIA, então em que ficamos!!?….
    JESUS casou com MARIA MADALENA!??… as escrituras foram escristas á 6 .000.0000 ,no tempo do naschimento de CRISTO,”?~ºo.õ há 2.000 anos, há ++ mais tempo ou”??õ.õ, ou o MUNDO o PLANETA o BIG BANG começou,há 45.000.0000..0000 etcetc anos ,ou1!????õ.õ. …. bem tudo isto ja começa a ser uma CONFUSÃO e as RELIGIÕESe CREDOS ja começam a entrar em PARAFUSO.eu-por mim ACREDITO num PODER CRIATIVO.agora quando FOI!!!???… bem é melhor esperar e a ver se chegará e se se dará o queas ESCRITURAS DIZEM-o APOCALPSE O ARMAGEDOM etcetcec-vai-la vai até a BARRACA CUBATA ABANA iiiiii……

    A.G.P.

  3. A biblia é o livro dos livros aceitemos ou não ela sobreviveu e se mantem sendo criticada odiada e amada nem um outro livro se compara a ela merece todo meu respeito , foi escrita sim por homens como todo e qualquer livro , mas foi inspirada por seu autor o próprio Deus invisível o qual nossos olhos carnais não podem ver pois somos seres terrenos quando partirmos para a esfera espiritual então o veremos e saberemos que sim existem um Deus fisico e real.

RESPONDER

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …