Bíblia será mais antiga do que se pensava

5

Algumas parte do Velho Testamento da Bíblia podem ter sido escritas há mais tempo do que se pensava, de acordo com um estudo científico feito por investigadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

A nova análise não partiu da investigação directa sobre o texto sagrado, mas debruçou-se sobre inscrições militares encontradas em fragmentos cerâmicos de um forte do ano 600 Antes de Cristo, do tempo do Reino de Judá.

Recorrendo a programas informáticos de processamento de imagem e de reconhecimento de caligrafia, os investigadores concluíram que havia, na altura, mais pessoas capazes de saberem ler e escrever do que se pensaria, o que indicia que a Bíblia já poderia ser lida 200 anos mais cedo do que se conhecia.

A análise a estas inscrições militares encontradas num forte do Século 600 a.c., em Arad, a oeste do Mar Morto, permitiu concluir que foram escritas por, pelo menos, seis pessoas diferentes, reporta a investigação publicada no jornal científico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Estas inscrições serviam para transmitir ordens e regras e seriam usadas entre as altas patentes e os soldados mais rasos, o que sugere que “devia haver algum tipo de sistema educacional em Judá, naquela altura”, salienta o co-autor do estudo e arqueólogo Israel Finkelstein, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, em declarações ao Live Science.

Esta versão acrescenta uma nova teoria às dúvidas sobre se os primeiros extractos da Bíblia terão sido escritos antes ou depois da destruição do Templo de Jerusalém, a capital do antigo Reino de Judá, que ocorreu em 586 a.c.

“Vários textos referem eventos que se encaixam melhor nos anos imediatamente antes da queda do Reino de Judá”, explica o arqueólogo ao Discovery News.

O professor de semiótica e linguagem Christopher Rollston, da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, admite que estas conclusões fazem sentido, revelando que o período em torno de 600 a.c. foi de “actividade literária prolífica, com uma grande porção de livros escritos neste período”.

Mas Rollston nota que há outras provas mais antigas, dos séculos VII e VIII a.c., que indiciam que “algumas partes da Bíblia podem ter sido escritas ainda antes do que o estudo de Tel Aviv sugere”.

ZAP

5 Comments

  1. Que novidade…
    Esse livro manhoso (para maiores de 18 anos), é tão mau que nem sequer devia ser legal…
    Bíblia e estudo cientifico na mesma frase, vai da asneira!…

    • Agora a sabedoria varia conforme as horas?!
      Está boa!…
      .
      Mas, também não é preciso ser-se sábio para se constatar que a Bíblia está longe de ser um livro recomendável e a que a sua origem e autoria é mais do que duvidosa!…

  2. Vai-la vai, qualquer dia ja nem se sabe quando a BIBLIA foi escrita e por quem!!!???……. Com tanta desoberta e tantas duvidas , como o Alcorão ser mais antigo que MaOMÈ etcetc, o encontrado escrito da mulher de CRISTO, ( um LIVRO ou versiculos ou la o que foi,-devia ser MADALENA!!??…. e outros fatos e descobertas cada vez mais se vai descobrindo,textos e escritos antigos e objectos etcetc que ja se vai ficando CONFUSO de quando e quando foi que nascheu JESUS CRISTO/DEUS/ visto que DEUS reencarnou em MARIA, então em que ficamos!!?….
    JESUS casou com MARIA MADALENA!??… as escrituras foram escristas á 6 .000.0000 ,no tempo do naschimento de CRISTO,”?~ºo.õ há 2.000 anos, há ++ mais tempo ou”??õ.õ, ou o MUNDO o PLANETA o BIG BANG começou,há 45.000.0000..0000 etcetc anos ,ou1!????õ.õ. …. bem tudo isto ja começa a ser uma CONFUSÃO e as RELIGIÕESe CREDOS ja começam a entrar em PARAFUSO.eu-por mim ACREDITO num PODER CRIATIVO.agora quando FOI!!!???… bem é melhor esperar e a ver se chegará e se se dará o queas ESCRITURAS DIZEM-o APOCALPSE O ARMAGEDOM etcetcec-vai-la vai até a BARRACA CUBATA ABANA iiiiii……

    A.G.P.

  3. A biblia é o livro dos livros aceitemos ou não ela sobreviveu e se mantem sendo criticada odiada e amada nem um outro livro se compara a ela merece todo meu respeito , foi escrita sim por homens como todo e qualquer livro , mas foi inspirada por seu autor o próprio Deus invisível o qual nossos olhos carnais não podem ver pois somos seres terrenos quando partirmos para a esfera espiritual então o veremos e saberemos que sim existem um Deus fisico e real.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.