A Bíblia pode ter registado o mais antigo eclipse solar conhecido

6

Ricky Norris / Flickr

Cientistas revelaram a data do primeiro eclipse solar documentado. Aconteceu no dia 30 de outubro de 1207 a.C. e foi mencionado no Livro de Josué, o sexto livro do Antigo Testamento.

Segundo um estudo publicado esta quarta-feira na Astronomy & Geophysics, a referência na Bíblia ao mais antigo eclipse solar conhecido pode clarificar as datas de alguns acontecimentos do mundo antigo, nomeadamente as datas do reinado do faraó egípcio Ramsés II, o Grande.

O texto em questão está nos versículos 12 e 13 do capítulo 10 do Livro de Josué. “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, para sobre Gibeão! E tu, ó Lua, no vale de Ajalon‘. E o sol parou, e a lua permaneceu, até que o povo se vingasse dos inimigos”, lê-se no livro.

Colin Humphreys, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Cambridge, diz que, se estas palavras descreverem uma observação real, “pode ter havido um evento astronómico muito importante e o nosso objetivo é entender exatamente o que significa este texto”.

Na versão da Bíblia do Rei Jaime, de 1611, o Sol e a Lua pararam completamente. No entanto, Humphreys acredita que as palavras podem ter um significado diferente. O que o texto poderá dizer é que o Sol e a Lua pararam de brilhar e que aconteceu, de facto, o primeiro eclipse solar.

Os hebreus entraram em Canaã entre 1500 e 1050 a.C., durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II. De acordo com os cálculos dos cientistas, o eclipse solar – observado durante a entrada de Josué em Canaã – ocorreu a 30 de outubro de 1207 a.C.

Se estes cálculos estiverem certos, este foi o primeiro eclipse solar documentado e, com base nesta descoberta, é possível conhecer o período exato do reinado de Ramsés II e do filho Merneptá. Para além disso, os cálculos sugerem ainda que o reinado de Merneptá começou em 1210 a.C. e que Ramsés II reinou de 1276 a.C. até 1210 a.C.

“Se estes cálculos forem aceites, haverá um novo ajuste nas datas de vários reinados ao longo da História, o que nos vai permitir estudá-los mais detalhadamente”, explica Colin Humphreys.

6 Comments

  1. Penso que o texto (ou a tradução) não estão correctos. Ora, se Merneptá era filho de Ramsés II, como pode ter começado a governar em 1210 a.C. e o pai, Ramsés II, reinou de 1276 a.C. até 1210 a.C. Aqui, lembrei-be daquela canção do ò Tempo Volta P’ra Trás… 🙂
    Assim como esta frase penso não estar correcta (ou então sou um grande nabo): “Os hebreus entraram em Canaã entre 1500 e 1050 a.C., durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II”.
    Não será entre 1050 e 1500 a.c.?

    • F. Gomes, a noticia está correta. Repare que está a andar para trás – a. c. significa Antes de Cristo.
      Então, se o Merneptá começou a viver 1210 anos antes de cristo, o seu pai era mais velho e teve de reinar ainda mais anos antes de Cristo, por isso tem lógica ser 1276 anos antes. Aqui a linha do tempo que anda para o passado, começa em 0 (zero) que é o ano de cristo, depois anda para trás: 1 ano a.c., 2 anos a.c. 100 anos a.c. (é como ir para temperaturas negativas (20 graus negativos é Mais frio que 10 graus negativos, pois 10 está mais perto de 0 graus)

  2. Correcto. Grande NABO F Gomes. As Nabiças seguintes quase estiveram bem só esqueceram-se de mensionar que não existe ano 0 (zero). Datas/Anos, são numeros inteiros naturais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.