A Bíblia pode ter registado o mais antigo eclipse solar conhecido

Ricky Norris / Flickr

Cientistas revelaram a data do primeiro eclipse solar documentado. Aconteceu no dia 30 de outubro de 1207 a.C. e foi mencionado no Livro de Josué, o sexto livro do Antigo Testamento.

Segundo um estudo publicado esta quarta-feira na Astronomy & Geophysics, a referência na Bíblia ao mais antigo eclipse solar conhecido pode clarificar as datas de alguns acontecimentos do mundo antigo, nomeadamente as datas do reinado do faraó egípcio Ramsés II, o Grande.

O texto em questão está nos versículos 12 e 13 do capítulo 10 do Livro de Josué. “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, para sobre Gibeão! E tu, ó Lua, no vale de Ajalon‘. E o sol parou, e a lua permaneceu, até que o povo se vingasse dos inimigos”, lê-se no livro.

Colin Humphreys, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Cambridge, diz que, se estas palavras descreverem uma observação real, “pode ter havido um evento astronómico muito importante e o nosso objetivo é entender exatamente o que significa este texto”.

Na versão da Bíblia do Rei Jaime, de 1611, o Sol e a Lua pararam completamente. No entanto, Humphreys acredita que as palavras podem ter um significado diferente. O que o texto poderá dizer é que o Sol e a Lua pararam de brilhar e que aconteceu, de facto, o primeiro eclipse solar.

Os hebreus entraram em Canaã entre 1500 e 1050 a.C., durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II. De acordo com os cálculos dos cientistas, o eclipse solar – observado durante a entrada de Josué em Canaã – ocorreu a 30 de outubro de 1207 a.C.

Se estes cálculos estiverem certos, este foi o primeiro eclipse solar documentado e, com base nesta descoberta, é possível conhecer o período exato do reinado de Ramsés II e do filho Merneptá. Para além disso, os cálculos sugerem ainda que o reinado de Merneptá começou em 1210 a.C. e que Ramsés II reinou de 1276 a.C. até 1210 a.C.

“Se estes cálculos forem aceites, haverá um novo ajuste nas datas de vários reinados ao longo da História, o que nos vai permitir estudá-los mais detalhadamente”, explica Colin Humphreys.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Penso que o texto (ou a tradução) não estão correctos. Ora, se Merneptá era filho de Ramsés II, como pode ter começado a governar em 1210 a.C. e o pai, Ramsés II, reinou de 1276 a.C. até 1210 a.C. Aqui, lembrei-be daquela canção do ò Tempo Volta P’ra Trás… 🙂
    Assim como esta frase penso não estar correcta (ou então sou um grande nabo): “Os hebreus entraram em Canaã entre 1500 e 1050 a.C., durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II”.
    Não será entre 1050 e 1500 a.c.?

    • F. Gomes, a noticia está correta. Repare que está a andar para trás – a. c. significa Antes de Cristo.
      Então, se o Merneptá começou a viver 1210 anos antes de cristo, o seu pai era mais velho e teve de reinar ainda mais anos antes de Cristo, por isso tem lógica ser 1276 anos antes. Aqui a linha do tempo que anda para o passado, começa em 0 (zero) que é o ano de cristo, depois anda para trás: 1 ano a.c., 2 anos a.c. 100 anos a.c. (é como ir para temperaturas negativas (20 graus negativos é Mais frio que 10 graus negativos, pois 10 está mais perto de 0 graus)

  2. Correcto. Grande NABO F Gomes. As Nabiças seguintes quase estiveram bem só esqueceram-se de mensionar que não existe ano 0 (zero). Datas/Anos, são numeros inteiros naturais.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …