A Bíblia pode ter registado o mais antigo eclipse solar conhecido

Ricky Norris / Flickr

Cientistas revelaram a data do primeiro eclipse solar documentado. Aconteceu no dia 30 de outubro de 1207 a.C. e foi mencionado no Livro de Josué, o sexto livro do Antigo Testamento.

Segundo um estudo publicado esta quarta-feira na Astronomy & Geophysics, a referência na Bíblia ao mais antigo eclipse solar conhecido pode clarificar as datas de alguns acontecimentos do mundo antigo, nomeadamente as datas do reinado do faraó egípcio Ramsés II, o Grande.

O texto em questão está nos versículos 12 e 13 do capítulo 10 do Livro de Josué. “No dia em que o Senhor entregou os amorreus aos israelitas, Josué exclamou ao Senhor, na presença de Israel: ‘Sol, para sobre Gibeão! E tu, ó Lua, no vale de Ajalon‘. E o sol parou, e a lua permaneceu, até que o povo se vingasse dos inimigos”, lê-se no livro.

Colin Humphreys, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Cambridge, diz que, se estas palavras descreverem uma observação real, “pode ter havido um evento astronómico muito importante e o nosso objetivo é entender exatamente o que significa este texto”.

Na versão da Bíblia do Rei Jaime, de 1611, o Sol e a Lua pararam completamente. No entanto, Humphreys acredita que as palavras podem ter um significado diferente. O que o texto poderá dizer é que o Sol e a Lua pararam de brilhar e que aconteceu, de facto, o primeiro eclipse solar.

Os hebreus entraram em Canaã entre 1500 e 1050 a.C., durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II. De acordo com os cálculos dos cientistas, o eclipse solar – observado durante a entrada de Josué em Canaã – ocorreu a 30 de outubro de 1207 a.C.

Se estes cálculos estiverem certos, este foi o primeiro eclipse solar documentado e, com base nesta descoberta, é possível conhecer o período exato do reinado de Ramsés II e do filho Merneptá. Para além disso, os cálculos sugerem ainda que o reinado de Merneptá começou em 1210 a.C. e que Ramsés II reinou de 1276 a.C. até 1210 a.C.

“Se estes cálculos forem aceites, haverá um novo ajuste nas datas de vários reinados ao longo da História, o que nos vai permitir estudá-los mais detalhadamente”, explica Colin Humphreys.

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Penso que o texto (ou a tradução) não estão correctos. Ora, se Merneptá era filho de Ramsés II, como pode ter começado a governar em 1210 a.C. e o pai, Ramsés II, reinou de 1276 a.C. até 1210 a.C. Aqui, lembrei-be daquela canção do ò Tempo Volta P’ra Trás… 🙂
    Assim como esta frase penso não estar correcta (ou então sou um grande nabo): “Os hebreus entraram em Canaã entre 1500 e 1050 a.C., durante o governo do faraó Merneptá, filho de Ramsés II”.
    Não será entre 1050 e 1500 a.c.?

    • F. Gomes, a noticia está correta. Repare que está a andar para trás – a. c. significa Antes de Cristo.
      Então, se o Merneptá começou a viver 1210 anos antes de cristo, o seu pai era mais velho e teve de reinar ainda mais anos antes de Cristo, por isso tem lógica ser 1276 anos antes. Aqui a linha do tempo que anda para o passado, começa em 0 (zero) que é o ano de cristo, depois anda para trás: 1 ano a.c., 2 anos a.c. 100 anos a.c. (é como ir para temperaturas negativas (20 graus negativos é Mais frio que 10 graus negativos, pois 10 está mais perto de 0 graus)

  2. Correcto. Grande NABO F Gomes. As Nabiças seguintes quase estiveram bem só esqueceram-se de mensionar que não existe ano 0 (zero). Datas/Anos, são numeros inteiros naturais.

RESPONDER

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, no comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. A notícia …