/

Para que aula universitária vais agora? Beyoncé. E tu? Guerra dos Tronos

3


Não é anedota: há mesmo disciplinas com estas designações em universidades. Harry Styles e Harry Potter também aparecem na lista.

História de Arte. Matemática Avançada. Teorias do Jornalismo. Gestão de Empresas.
Estas disciplinas são habituais em Portugal, ou noutros países. Milhares de pessoas já passaram por estas cadeiras nos seus tempos de universidade.

Mas na América do Norte, essencialmente nos Estados Unidos da América (esse país sempre inovador), há disciplinas universitárias…invulgares.

Desde 2014 que Beyoncé é uma disciplina do currículo na Universidade de Rutgers, em New Jersey. Politicizing Beyoncé – o nome da cadeira – tem como foco a carreira e as músicas da cantora, que servem para “explorar políticas relacionadas com raça e sexo” nos EUA. São comparados, por exemplo, o conteúdo das suas canções com o movimento feminista negro, explica a revista Rolling Stone.

Já agora, também há lugar para o seu marido: Jay-Z é a inspiração para uma disciplina na Universidade Georgetown, que estuda a sociologia do hip-hop.
Voltando a Rutgers, surgiu uma cadeira sobre as letras de Bruce Springsteen. Em Teologia.

Harry Potter é a base, há alguns anos, em disciplinas de diversas universidades: Western Ontario (Canadá), Georgetown, Nipissing, Frostburg, Wilferd Laurier, Waterloo e Texas. Nesta última, a disciplina “Fandom Rhetoric” analisa o impacto dos clubes de fãs na cultura dos EUA, explica o AP Guru.

Continuando no mundo da escrita (transformada para ecrãs mais tarde), o portal ScholarshipPoints refere que a Guerra dos Tronos é disciplina, no mínimo, desde 2017, em Virginia, California, Western, Tulsa e Harvard.

Já no início deste ano, no Instituto Clive Davis, em Nova Iorque, foi leccionada uma disciplina sobre Taylor Swift. E rapidamente surgiu lista de espera, avisou a revista Variety.

No mês passado, mais uma novidade: Harry Styles será o foco em Texas State, na próxima Primavera. Harry Styles e o Culto das Celebridades: identidade, internet e cultura pop europeia – será o nome da disciplina. O projecto final será a criação de um podcast, revela a National Public Radio.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

3 Comments

  1. Esta é a malta que depois se vem queixar que não tem dinheiro para pagar o empréstimo que contraiu para fazer estes cursos da treta.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.