Besiktas vs Porto | “Dragão” sai vivo de Istambul

O FC Porto arrancou um difícil e precioso empate (1-1) na visita ao Besiktas, num ambiente fervoroso em Istambul.

Os “dragões” preencheram bem o meio-campo e equilibraram a partida; marcaram primeiro, por Felipe, mas deixaram-se empatar perto do intervalo, por Talisca. A segunda parte pertenceu por completo aos anfitriões, que poderiam ter marcado nos primeiros 15 minutos da etapa complementar, mas os portistas controlaram os acontecimentos desse momento até final. Com este resultado, o Porto guarda para a última jornada o seu destino no Grupo G da Liga dos Campeões.

O Jogo explicado em Números

  • Jogo equilibrado e muito táctico no arranque em Istambul. Por volta dos dez minutos o FC Porto registava 49% de posse, apesar da tentativa da formação turca em pressionar o seu adversário. “Dragões” com muita gente no meio-campo a dificultarem a tarefa contrária.
  • Primeiro remate perigoso do Besiktas apenas aos 19 minutos, por Ryan Babel, mas nesta fase era o Porto que mais dominava, com 51% de posse e quatro bolas na área turca, contra três no outro extremo do campo.
  • Por esta altura o Besiktas apostava tudo nos cruzamentos de bola corrida (cinco contra um do Porto), daí que Talisca passasse um pouco ao lado do jogo. O grande problema dos portistas era, porém, os dois amarelos vistos aos 22 minutos, um para Sérgio Oliveira (9′), outro para Maxi Pereira (22′).
  • Antes dos golos, o Besiktas conseguia maior ascendente, com nove bolas na área portista contra cinco na sua, e 54% de posse. Os “dragões” ainda não haviam rematado, mas, quando o fizeram, foi golo.
  • Aos 29 minutos, numa jogada de insistência da direita, Ricardo Pereira cruzou atrasado e Felipe, que ficara na área, rematou de primeira para o 1-0. Um grande golo do brasileiro, que, contudo, teve resposta contrária.
  • Numa rápida transição, aos 41 minutos, Tosun fugiu pela esquerda e serviu o até então apagado Talisca. O brasileiro só teve de empurrar para o 1-1.
  • Primeiro tempo equilibrado, com um resultado que se ajustava ao que se passou em campo. Porto personalizado e com muita gente no “miolo” a dificultar a tarefa contrária, pelo que os 45% de posse de bola dos portugueses não espantam. Superioridade do Besiktas no remate, com quatro disparos contra dois, três enquadrados contra um, e também quatro cantos contra nenhum dos portistas. Melhor em campo nesta fase um português do Besiktas, Pepe. O defesa registou o mesmo GoalPoint Rating de 6.5 que Felipe, mas com centésimas de vantagem. O internacional luso ganhou oito de dez duelos, fez cinco desarmes, três intercepções e cinco alívios no primeiro tempo.
  • Arranque intenso do Besiktas no segundo tempo, a empurrar completamente o Porto para a sua grande área, de forma sufocante. Nos primeiros 15 minutos da etapa complementar, os turcos registaram 79% de posse, três remates contra um (e um deles à barra), e, aos 61 minutos, José Sá fez uma estupenda defesa a remate venenoso de Ricardo Quaresma.
  • Aos poucos o Porto conseguiu sacudir a pressão, apesar de a posse pertencer ainda ao Besiktas, com 74%. Mas os “dragões” jogavam agora mais subidos. Por volta dos 75 minutos, o registo de 16 cruzamentos de bola corrida dos homens da casa (nove deles na segunda parte), para os seis dos portugueses, dizia muito do pendor encontro.
  • Felipe já destronara Pepe como melhor em campo nesta altura, com um rating de 7.1, graças não só ao seu golo, como aos 11 alívios e às quatro intercepções. Uma exibição imperial do brasileiro, que ia aguentando a pressão contrária.
  • O tal remate de Quaresma para defesa de José Sá acabaria por ser o último do Besiktas. A partir daí, apesar de os turcos terem mais bola, só o Porto rematou à baliza, seis vezes. Estava à vista de todos que os homens de Sérgio Conceição não dominavam mas tinham o jogo controlado e o empate no bolso.

O Homem do Jogo

Enorme exibição de Felipe. Num jogo em que os defesas-centrais mostraram grande competência, o brasileiro do FC Porto acabou por se superiorizar ao segundo melhor em campo, Pepe, graças ao golo que marcou no primeiro tempo. Mas o GoalPoint Rating de 7.1 de Felipe não se ficou a dever apenas ao golo. O defesa terminou a partida com uns impressionantes 12 alívios, mais quatro intercepções e metade dos duelos individuais que disputou ganhos.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/933042048776761344

Jogadores em foco

  • Pepe 7.0 – O internacional português esteve praticamente intransponível. Pepe foi o terceiro jogador com mais interacções com bola (82), ganhou 11 de 13 duelos, fez seis desarmes, três intercepções e cinco alívios. E quase tudo na primeira parte.
  • Sérgio Oliveira 6.4 – O homem da Liga dos Campeões. Sérgio Oliveira é aposta forte para a competição, na tentativa de batalhar e controlar o meio-campo. O médio foi o segundo melhor do Porto, com um remate, um passe para finalização, sete recuperações e quatro desarmes.
  • R. Quaresma 6.1 – Um dos mais perigosos jogadores do Besiktas. O extremo luso rematou duas vezes, ambas enquadradas (grande defesa de José Sá aos 61 minutos…), fez sete cruzamentos, dois deles com eficácia, teve sucesso em três de quatro tentativas de drible e colocou a bola 16 vezes na área portista.
  • Y. Brahimi 6.3 – O argelino não desiludiu e voltou a ser o melhor naquilo que é a sua imagem de marca, o drible. O extremo tentou o gesto 11 vezes e teve sucesso em seis, ganhou 11 de 21 duelos individuais e conseguiu dez recuperações de posse.
  • A. Talisca 5.7 – O brasileiro marcou o golo do empate do Besiktas, mas pouco fez para além disso. Recuperou oito vezes a posse de bola, mas sofreu quatro desarmes.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

A maior parte dos produtos de maquilhagem está contaminada com superbactérias perigosas

Nove em cada 10 produtos cosméticos atualmente em uso estão contaminados com superbactérias potencialmente prejudiciais, incluindo E. coli e Staphylococci. Beauty blender, rímel e brilho labial são os produtos que contêm os mais altos níveis …

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …