//

Bertolucci diz que Maria Schneider só não sabia da manteiga

3

(dr) MGM / IMDB

Marlon Brando e Maria Schneider no filme "O Último Tango em Paris"

Marlon Brando e Maria Schneider no filme “O Último Tango em Paris”

O realizador italiano defendeu-se da polémica sobre a cena de violação no filme “O Último Tango em Paris”, explicando que a atriz francesa só não sabia que iria ser utilizada manteiga.

Em reação à polémica por causa da cena de violação no filme “O Último Tango em Paris”, o realizador Bernardo Bertolucci quebrou o silêncio esta segunda-feira.

Num comunicado escrito em italiano, o diretor explica que está a haver um “ridículo mal entendido” daquilo que verdadeiramente aconteceu.

“Gostava, pela última vez, de esclarecer este ridículo mal entendido que continua a gerar notícias sobre o filme na imprensa mundial”, afirma, citado pela Variety.

O realizador explicou que na entrevista, realizada na Cinemateca Francesa, alguém lhe perguntou por detalhes sobre a cena mais famosa do filme.

Em causa está o momento em que Marlon Brando, na altura com 48 anos, viola a atriz francesa, de apenas 19, usando manteiga como lubrificante.

“Eu especifiquei, mas se calhar não fui claro, que decidi com Marlon Brando não informar a Maria que utilizaria manteiga. Queríamos que a reação dela fosse espontânea àquela utilização imprópria”, explicou.

“Há pessoas que pensaram, e pensam, que a Maria não tinha sido informada da violência. Isso é falso!”, defendeu-se o realizador. “A Maria sabia de tudo porque leu o guião, onde estava tudo descrito. A única novidade foi a ideia da manteiga“, acrescentou.

“E isso, tal como vim a saber anos depois, ofendeu a Maria. Não foi a violência a que foi sujeita na cena, uma vez que estava escrita no guião”, conclui.

A polémica com a “cena da manteiga” surgiu durante o fim-de-semana, depois de ter sido divulgado um vídeo em que Bertolucci admite que a cena não foi consentida.

“Queria ver a sua reação enquanto rapariga e não como atriz”, afirmou o diretor italiano. “Eu não queria que a Maria interpretasse a raiva e a humilhação, queria que a Maria sentisse a raiva e a humilhação”.

A atriz, que na altura era uma completa desconhecida na sétima arte, faleceu com um cancro em 2011, sete anos depois de Marlon Brando.

Schneider já tinha falado da cena noutras entrevistas, recordando que não estava no guião e que se sentiu humilhada pelos colegas.

“Eles só me falaram disso mesmo antes de termos de gravar a cena. Fiquei furiosa“, contou ao Daily Mail em 2007.

“Devia ter ligado ao meu agente ou ao meu advogado para irem ter comigo às gravações porque não podem forçar ninguém a fazer uma coisa que não está no guião. Mas, na altura, eu não sabia disso”.

ZAP

3 Comments

  1. Tudo depende da qualidade da manteiga, já que tudo o resto estava préviamente consentido e constava do guião!
    Contudo parece-me credivel alegar ser normal este uso de suavisadores!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.