/

Bertolucci admite que cena de violação em “O Último Tango em Paris” não foi consentida

(dr) MGM / IMDB

Marlon Brando e Maria Schneider no filme "O Último Tango em Paris"

Marlon Brando e Maria Schneider no filme “O Último Tango em Paris”

O “Último Tango em Paris” foi um dos filmes mais icónicos da década de 70 e, graças a uma nova revelação do seu realizador, volta a estar nas bocas do mundo.

Protagonizado por Marlon Brando e Maria Schneider, o filme é um drama franco-italiano que ficou muito conhecido pelas cenas eróticas e o seu despudor.

Esta semana, foi revelada uma entrevista, de 2013, na qual o realizador Bernardo Bertolucci admite que a cena mais famosa do filme não foi consentida.

Em causa está o momento em que Brando, na altura com 48 anos, viola a atriz francesa, de apenas 19, usando manteiga como lubrificante.

“Queria ver a sua reação enquanto rapariga e não como atriz”, afirmou o diretor italiano, citado pelo ABC.

“Eu não queria que Maria interpretasse a raiva e a humilhação, queria que a Maria sentisse a raiva e a humilhação”, acrescentou.

O realizador acredita que a atriz os odiou naquela altura mas revela que não se arrepende de ter tomado essa decisão, apesar de ser “horrível”.

A atriz, que na altura era uma completa desconhecida na sétima arte, faleceu com um cancro em 2011, sete anos depois de Marlon Brando.

Schneider já tinha falado da cena noutras entrevistas mas nunca revelou que não tinha sido consentida, apenas explicou que não estava no guião e que se sentiu humilhada pelos colegas.

“Eles só me falaram disso mesmo antes de termos de gravar a cena. Fiquei furiosa“, contou ao Daily Mail em 2007.

“Devia ter ligado ao meu agente ou ao meu advogado para irem ter comigo às gravações porque não podem forçar ninguém a fazer uma coisa que não está no guião. Mas, na altura, eu não sabia disso”, recorda.

Hollywood em choque

Revelada a entrevista de Bertolucci, vários atores e personalidades do cinema norte-americano mostraram o seu desagrado perante a cena.

Por exemplo, a atriz californiana Jessica Chastain usou o Twitter para condenar tanto o realizador como o ator.

“Para todos aqueles que adoram o filme – o que estão a ver é uma jovem de 19 anos a ser violada por um homem de 48. O diretor planeou o ataque. Isto é doentio”.

Evan Rachel Wood partilha da mesma opinião, considerando que é algo “doloroso e ultrajante”. “Os dois eram doentes por pensar que isto estava bem”.

O ator Chris Evans também se pronunciou na rede social. “Uau. Nunca mais vou ver este filme ou Bertolucci ou Brando como antes. Ultrapassa o asqueroso”.

Veja o trailer do filme de 1972:

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.