Berardo recusa demolir WC de luxo com vista para o Palácio das Necessidades

O empresário Joe Berardo não acata a decisão dos tribunais que determina que deve demolir uma casa de banho de luxo que construiu no terraço de um apartamento em Lisboa, com vista para o Palácio das Necessidades. O caso arrasta-se desde 2007 com Berardo a contestar as ordens judiciais.

O primeiro episódio desta história que é relatada pelo Público remonta a 2007 quando Berardo resolveu construir uma ampla casa de banho no terraço do apartamento que detém na Avenida Infante Santo, em Lisboa.

O empresário madeirense mudou-se para o último andar do edifício e, deparando-se com problemas de infiltrações e outras lacunas de construção, resolveu fazer obras para impermeabilizar a cobertura. Aproveitou então para fechar as varandas e o terraço, onde construiu uma casa de banho de luxo que tem vista para o Palácio das Necessidades.

Um vizinho do oitavo andar, um médico, apresentou queixa da obra, alegando que era ilegal por Berardo não ter, alegadamente, obtido a aprovação dos restantes residentes do prédio.

O Público nota que apesar de o espaço em causa ser de acesso exclusivo de Berardo, estava inserido nas partes comuns do prédio, o que significa que as obras teriam que ser aprovadas pelos condóminos.

Além disso, Berardo teria que solicitar a autorização da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto do Património Arquitectónico, uma vez que a obra está próxima do Palácio das Necessidades, algo que o empresário também não terá feito.

A Câmara Municipal de Lisboa chegou a decretar o embargo à obra, mas isso nunca se verificou na prática, por razões que não se conhecem, como destaca o Público.

Um tribunal de primeira instância condenou Berardo a demolir a obra e a repor a configuração original do prédio, mas o empresário recorreu. Em 2017, uma nova sentença voltou a condenar Berardo.

Em 2018, o coleccionador de arte levou o caso ao Tribunal Constitucional, argumentando que “todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto”, como cita o Público. O empresário também alegou que a obra se justificava pelo “risco mortal” que as varandas representavam para os seus netos.

“A realização dos direitos fundamentais não se encontra vedada, desde que [o réu] cumpra o regime legal em vigor“, decidiu o Constitucional, dando força à decisão de primeira instância.

Berardo insiste, contudo, que a obra está dentro da lei e que foi aceite pelos condóminos numa reunião de condomínio. “Desde quando é que uma reunião de condomínio revoga uma decisão judicial?”, questiona porém a advogada do médico queixoso citada pelo Público.

O processo que teve início há cerca de 12 anos deverá, assim, continuar nos tribunais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Tristeza tudo por causa de um WC que o SIR Berardo se acho mais e melhor que todos os portugueses. Este sr c/ h pequeno é outro dos LADRÕES E VIAGARISTA deste país. É um xico esperto que tem o poder politico nas mãos- pergunto: qual a razão ?? Coisa boa não é de certeza.

  2. Ó senhor Berardo,

    Você continua a gozar com isto tudo.
    Faz o que quer, não paga o que deve, desrespeita a lei e pelos vistos sai incólume.
    Cá estamos nós todos para gastar o nosso pé de meia em prol dos seus luxos.

    Desejo-lhe, com sinceridade, a rápida demolição da sua casa de banho.

  3. Nada mais adequado: uma casa de banho de luxo, onde o Sr. Joe satisfaz as NECESSIDADES do corpo, com uma sugestiva vista para o Palácio das… Necessidades. Querem uma vontade metaforicamente mais alinhada? Uma coincidência de sentidos ou significados mais perfeita? Não retirem a tão ilustre individualidade da nação, com necessidades, decerto, tão acima da média dos comuns mortais, este pedaço de coerência!

  4. Isto de fazer as necessidades a olhar para o palácio das necessidades tem a sua piada. Mas revela bem o estado do Estado. E ainda por falar em necessidades este palerma bem que podia começar por limpar a merda que deixou na CGD.

  5. Concordo que este senhor é um troglodita promovido pela ‘guita’, e tem denuncias de falcatruas em todo o local onde sentou o cu.
    Só na África do Sul, há lugares em que, se ele lá aparece,…já não sai vivo.
    E é óbvio que o atraso no tratamento deste caso só pode ser por obra do nepotismo e compadrio da corrupção passiva tão prevalente no nosso povo.
    Mas, se querem a minha opinião sincera sobre o que se está a passar aqui, eu remeto-me à visão educada do Luís Vaz de Camões e à última palavra dos ‘Lusíadas’,…
    “INVEJA”

  6. Daqui a uns anos, quando o Joe deixar esta vida, vão demolir a obra. Até lá continua rei e senhor e ninguém faz nada. Como diz a canção “daqui não saio daqui ninguém me tira”. Grande Joe, és o maior neste País do faz de conta em que o pobre não em poder para nada e o “rico” está acima da lei.

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …