Benfica vs Chaves | Jonas lidera águia implacável

O Benfica venceu o D. Chaves por 3-0, no Estádio da Luz, graças a uma exibição convincente, em especial na primeira parte, na qual criou as melhores oportunidades e fez dois golos.

O destaque vai todo para Jonas, que bisou e chegou aos 23 golos na Liga NOS, mas também para Krovinovic, pela exibição e pela lesão no final da partida. Isto num jogo que bateu o recorde de acções individuais com bola, 1457 – o segundo foi o Tondela-Benfica, com 1384. As “águias” estão agora a um ponto do segundo lugar.

O Jogo explicado em Números

  • Início de jogo intenso e aberto, com algum equilíbrio, apesar de ligeiro domínio benfiquista nos primeiros dez minutos (54% de posse). Os “encarnados” registavam dois remates nesta fase, mas apenas um enquadrado, enquanto o Chaves apresentava uma tentativa, sem a melhor direcção.
  • Contudo, o Benfica foi aumentando a pressão e, numa jogada confusa de insistência, com vários ressaltos, aos 13 minutos, Jonas recolheu à entrada da área um passe de Krovinovic e rematou com potência e colocação para o 1-0. Um tento que surgiu ao quarto disparo benfiquista, segundo enquadrado. Jonas estava endiabrado.
  • Ao 19º minuto, o braseiro bisou, com um remate de primeira no coração da área, após um cruzamento atrasado de Salvio. Uns primeiros 20 minutos demolidores dos “encarnados”, que nesta fase chegava aos 61% de posse de bola, cinco disparos, três enquadrados e dois golos.
  • O Chaves chegou à meia-hora com 37% de posse de bola, não um valor demasiado baixo, mas não conseguia aproximar-se com perigo junto à baliza de Bruno Varela – apenas um disparo, e sem a melhor direcção e nenhum pontapé de canto. Uma palavra, porém, para uma razoável qualidade de passe, com 76% de eficácia.
  • Bom jogo de Salvio, a dinamizar o flanco direito como há muito não se via. O argentino chegou aos 40 minutos com seis tentativas de drible, duas eficazes, uma assistência em dois passes para finalização e um rating de 6.0.
  • Vantagem justa do Benfica na etapa inicial, fruto de 25 minutos em alta rotação da equipa de Rui Vitória, que marcou dois golos por Jonas e ameaçou fazer ainda mais.
  • No descanso os números mostravam uma “águia” dominadora, com 62% de posse, dez remates, cinco deles enquadrados, cinco cantos e 90% de eficácia de passe.
  • O melhor em campo era, naturalmente, Jonas, com um GoalPoint Rating de 7.0. O brasileiro marcou dois golos, um deles com um grande remate de fora da área, e enquadrou os seus quatro disparos.
  • Reentrada perfeita do Benfica, que chegou ao 3-0 aos 47 minutos, através de Pizzi. O médio rematou à entrada da área e António Filipe não conseguiu travar a bola. Este foi o quarto golo de Pizzi na prova, no primeiro disparo do segundo tempo.
  • O golo do brigantino como que “matou” qualquer reacção flaviense no arranque do segundo tempo. Por isso mesmo, e devido à pressão realizada logo na primeira fase de construção dos visitantes, os “encarnados” mantinham uma boa percentagem de posse de bola (62%), e dois remates, ambos enquadrados. O Chaves fez três nestes primeiros 15 minutos da etapa complementar, mas todos sem a melhor direcção.
  • A turma flaviense conseguiu o seu primeiro canto aos 69 minutos, mas nesta altura, e desde o descanso, os transmontanos registavam apreciáveis 84% de posse de bola, numa média de 79% em toda a partida.
  • Grande parte da força do Benfica nesta partida assentou em dois jogadores, Fejsa e Krovinovic. Os dois médios registavam, aos 80 minutos, 94% de eficácia de passe – o sérvio acertou 67 de 70 entregas, o croata 66 de 69. Fejsa somava, nesta altura, nove recuperações de posse e Krovinovic oito, com o primeiro a somar ainda seis desarmes.
  • Nos derradeiros minutos, o jogo caiu substancialmente de ritmo. O Benfica acabaria com 60% de posse de bola (58% no segundo tempo), 15 remates, oito deles enquadrados, perante um Chaves que chegou aos oito disparos, mas nenhum na direcção da baliza de Bruno Varela.

O Homem do Jogo

Jonas não dá margem de manobra na altura de escolher o melhor em campo neste jogo. O brasileiro bisou nos primeiros 19 minutos, numa exibição portentosa na primeira parte, durante a qual enquadrou a totalidade dos seus quatro remates. No segundo tempo não alvejou a baliza contrária, mas terminou o jogo com três passes para finalização e com um GoalPoint Rating de 7.9.

https://twitter.com/_Goalpoint/status/954806302043230208

Jogadores em foco

  • Ljubomir Fejsa 7.2 – Grande jogo do “trinco” benfiquista. O sérvio foi um esteio autêntico, permitindo à equipa subir e pressionar bem à frente no terreno. O médio terminou o jogo com impressionantes 95% de posse de bola (75 certos em 79), fez o seu primeiro remate neste campeonato, criou uma ocasião flagrante e registou 11 recuperações de posse e sete desarmes.
  • Filip Krovinovic 6.9 – O croata é um jogador cada vez mais importante para o Benfica, pelo que a lesão que sofreu perto do fim deixou em suspenso o Estádio da Luz. O médio esteve em todo o lado, registando uma assistência em quatro passes para finalização, 94% de eficácia de passe (68 certos em 72) e ainda oito recuperações de posse. Não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante e teria fico ainda mais próximo de Jonas.
  • Pizzi 6.7 – Bom jogo do médio português, autor de um golo, o terceiro. Pizzi terminou com elevados 91% de eficácia de passe e foi quem mais acções com bola somou, 117. Esteve em todo o lado.
  • Eduardo Salvio 6.3 – O argentino fez um belo jogo. É certo que apenas teve sucesso em dois dos oito dribles que tentou, mas fez dois passes para finalização e registou mesmo uma assistência, para o 2-0.
  • Djavan 6.4 – O lateral-esquerdo foi o melhor dos flavienses. O brasileiro fez dois passes para finalização e registou 12 acções defensivas, cinco das quais desarmes.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrada uma câmara oculta atrás do túmulo de Tutankhamon que pode esconder Nefertiti

Uma equipa de arqueólogos encontraram potenciais evidências de câmaras ocultas por trás das paredes do famoso túmulo de Tutankhamon, no Vale dos Reis, no Egito, que alguns dizem esconder a rainha Nefertiti. Os investigadores, liderados por Mamdouh …

Chega e Bloco são os que mais sobem (e o PS não pára de cair)

O Partido Socialista (PS) continua a cair cair nas intenções de voto dos eleitores, quatro meses depois das eleições legislativas. Já o Bloco de Esquerda e Chega estão cada vez mais fortes. De acordo com a …

Contribuintes têm até hoje para validar agregado familiar

Os contribuintes têm até esta sexta-feira para validarem a composição do seu agregado familiar. Apesar de o prazo ter terminado no dia 15, serão considerados pela Autoridade Tributária os dados comunicados durante o dia de …

Morreu aos 61 anos João Ataíde, deputado do PS

João Ataíde, juiz e atual deputado do Partido Socialista (PS) morreu esta sexa-feira em casa, em Coimbra, por volta das 7h. O deputado tinha 61 anos e esteve no debate sobre a eutanásia no Parlamento, …

Pela primeira vez, os cientistas tornaram transparentes órgãos humanos

Normalmente, para obter uma resposta clara sobre o que passa dentro dos nossos órgãos, são necessários cortes profundos. Porém, agora, os cientistas conseguiram tornar órgãos humanos transparentes, para conseguir espreitar para dentro deles sem o …

Primeiro-ministro da Irlanda renuncia (mas aguarda novo governo)

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, anunciou na noite desta quinta-feira a sua renúncia, mas continuará no cargo até a formação de um novo governo, após os resultados das recentes eleições legislativas. "Leo Varadkar apresentou esta …

Conselho da Europa contra extradição de Assange para os Estados Unidos

A extradição de Julian Assange para os Estados Unidos, onde é acusado de espionagem, terá um “efeito paralisador na liberdade de imprensa”, alertou esta quinta-feira a comissária para os direitos humanos do Conselho da Europa, …

O vulcão "Garganta de Fogo" do Equador pode entrar em colapso

O vulcão Tungurahua do Equador, um dos mais ativos e perigosos da América do Sul, está a mostrar sinais precoces de um potencial colapso parcial. A atividade recente do vulcão levou a uma rápida e significativa …

Astrónomos detetaram oxigénio fora da Via Láctea pela primeira vez

Os astrónomos detetaram oxigénio numa galáxia a mais de 500 milhões de anos-luz da Via Láctea. Esta é terceira deteção deste género fora do Sistema Solar - e a primeira fora da nossa galáxia. O oxigénio …

Robô transpira para regular a própria temperatura

As peles robóticas acabam de ficar ainda mais parecidas com as peles humanas: agora, conseguem regular a sua própria temperatura. Para a grande maioria dos robôs, funcionar durante longos períodos de tempo sem correr o risco …