Benfica vs Belenenses | A noite perfeita de Jonas

O Benfica não quis ficar atrás do rival Sporting e também goleou por 5-0 na recepção ao Belenenses.

Uma exibição de grande nível dos campeões nacionais a nível colectivo, abrilhantada por uma prestação de encher o olho de um dos intervenientes da partida: Jonas.

O brasileiro apontou um “hat-trick” e ainda fez uma assistência, num jogo em que, pela primeira vez, um jogador atingiu um GoalPoint Rating de 10.0.

O Jogo explicado em Números

  • Entrada de rompante do Benfica, que chegou ao 1-0 logo aos dois minutos. Pizzi bateu um livre descaído para a direita e Jonas surgiu na grande área a cabecear para o golo. Foi o segundo tento do brasileiro em três jornadas da presente Liga NOS.
  • Golo madrugador que, de certa forma, condicionou o jogo. O Benfica como que abrandou cedo, apesar de ter chegado aos dez minutos com 65% de posse de bola, dois remates, ambos enquadrados, 62% de duelos ganhos. O Belenenses destacava-se nos cantos: dois.
  • Os homens do Restelo foram, aos poucos, tendo mais bola, embora ficasse a ideia de que as “águias” esperavam pelo seu adversário para apostarem nas transições. Por volta dos 25 minutos o Belenenses tinham já 41% de posse, dois remates, um enquadrado, mas sem criar perigo.
  • O 2-0 surgiu aos 28 minutos, numa avalanche ofensiva que teve, em catadupa, quatro remates. No último, o sétimo do Benfica na partida, Salvio colocou a bola junto ao poste esquerdo de Muriel, para um grande golo.
  • O 3-0, logo a seguir, aos 33 minutos, foi da autoria de Seferovic, que marcou o seu golinho da ordem num lance típico do suíço. Fugiu à marcação após passe em profundidade de Jonas, isolou-se e atirou a contar. Terceiro tento em três jogos para Seferovic.
  • Aos 42 minutos um dos momentos da noite. Jonas recuperou uma bola a 50 metros da baliza e tentou o chapéu a Muriel. A bola, caprichosamente, acertou no poste.
  • Bom jogo do Benfica na primeira parte, muito objectivo nas transições e com três golos em dez remates, cinco deles enquadrados. Em termos de posse os “encarnados” chegaram ao descanso com 59%, mais 84% de eficácia de passe e a curiosidade de registarem 12 faltas contra apenas quatro do Belenenses.
  • Jonas era, nesta altura, a grande figura. Marcou um golo logo a abrir, fez a assistência para o 3-0 e acertou no poste num chapéu de meio-campo. Somou ainda três passes para finalização, ganhou quatro de cinco duelos e acertou 88% dos passes que efectuou. Terminou com um GoalPoint Rating de 7.8.
  • Benfica muito dominador nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, altura em que acumulou 73% de posse de bola, quatro remates (um enquadrado), contra dois disparos (todos com boa direcção) dos homens do Restelo. E aos 63 minutos, Cervi cruzou e a bola foi ao ferro, a terceira vez que tal aconteceu neste jogo.
  • O jogo estava algo mastigado. O Belenenses não parecia ter argumentos para contrariar a superioridade benfiquista e as “águias”, por seu turno, pareciam mais interessadas em adornar o seu futebol, com lances individuais e colectivos mais elaborados, à procura da famosa “nota” artística.
  • Por volta dos 80 minutos o Benfica somava 65% de posse referentes à segunda metade, e cinco remates nesta fase, contra os tais dois disparos do Belenenses.
  • O jogo encaminhava-se para o fim tranquilamente, com o vencedor há muito encontrado, não sem antes Raúl Jiménez acertar no ferro… a quarta vez do Benfica neste jogo, e Jonas fazer o 4-0, aos 90 minutos, e o 5-0, nos descontos, assistência de Pizzi.

O Homem do Jogo

Partida quase perfeita do número 10 “encarnado”, que lhe valeu o primeiro 10.0 no nosso GoalPoint Rating!

Jonas marcou logo aos dois minutos, de cabeça, serviu Seferovic para o 3-0, fez o quarto e o quinto tentos da noite e mostrou um manancial de recursos apreciável.

Num desses lances, na primeira parte, fez um chapéu do meio-campo que acertou no poste. Para além do “hat-trick”, Jonas assinou uma assistência, cinco remates (três enquadrados), quatro passes para finalização, dois dribles eficazes em duas tentativas, 81% de passes certos, seis duelos ganhos em oito. Incrível!

https://twitter.com/_Goalpoint/status/899018794961600512

Jogadores em foco

  • Pizzi 8.4 – Grande jogo de Pizzi. Só assim se chega a um rating de 8.4 sem qualquer golo marcado. O médio fez duas assistências para golo, seis passes para finalização, terminou com 86% de eficácia de passe, tocou 99 vezes na bola e fez cinco desarmes.
  • Filipe Augusto 6.6 – Uma bela surpresa. Utilizado a “trinco” no lugar do lesionado Fejsa, o brasileiro mostrou muito mais propensão para actuar atrás de Pizzi do que à frente do sérvio. Assinou uma assistência, dois passes para finalização, teve três dribles eficazes em três tentativas e tocou 101 vezes na bola, o máximo do jogo.
  • Salvio 7.2 – O argentino fez um belo jogo. Marcou um golo vistoso, fez três remates, dois deles enquadrados, fez dois desarmes e sofreu duas faltas em zona de perigo. Vislumbrou-se um pouco do melhor Salvio, que tem andado algo desaparecido.
  • Muriel 5.7 – Sofreu cinco golos e, ainda assim, foi o melhor do Belenenses. Realizou quatro defesas, duas delas a remates de dentro da área, e evitou males ainda maiores para a equipa de Domingos Paciência.
  • Seferovic 5.4 – Marcou um golo, o seu terceiro na Liga NOS, mas esteve longe dos melhores dias. Fez três remates, dois deles enquadrados, mas desperdiçou uma ocasião flagrante. E ainda registou quatro controlos de bola deficientes.

Resumo

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …