Benfica vira Moreirense e vence por 3-1

SportLisboaBenfica / Facebook

-

Os futebolistas Eliseu, Maxi Pereira e Lima deram hoje a vitória ao Benfica diante do Moreirense (3-1), num encontro da quinta jornada da Primeira Liga marcado pelo golo inaugural dos forasteiros e a expulsão de Marcelo Oliveira.

Na estreia absoluta do guarda-redes Júlio César como titular pelos “encarnados”, o Moreirense, que nunca conquistou qualquer ponto no Estádio da Luz, ainda acreditou no sonho ao adiantar-se no marcador, aos 16 minutos.

João Pedro apareceu nas costas de Eliseu e respondeu positivamente a uma assistência de Arsénio. Contudo, uma ponta final magistral dos “encarnados” não deu qualquer hipótese à equipa comandada por Miguel Leal, que se viu privada de Marcelo Oliveira por expulsão, aos 57 minutos.

Antes, Lima poderia ter colocado os “encarnados” na condição de vencedor, mas o avançado quis demasiado o golo e acabou por falhar. Recebeu a bola de Talisca, fletiu da esquerda para a direita, entrou na área, tirou um adversário da frente e, no momento do remate, permitiu que o guarda-redes Marafona fizesse a mancha e cedesse canto.

Numa primeira parte para esquecer, Jorge Jesus, aos 34 minutos, retirou o médio grego Samaris do jogo e colocou em campo Derley. Com esta alteração, Talisca recuou no terreno, passando a fazer dupla com Enzo Perez, e o Benfica passou a tomar conta da posse de bola. Contudo, devido à falta de velocidade nas transições defesa/ataque, não conseguiu materializar essa superioridade.

No segundo tempo, o Benfica manteve os olhos postos na baliza de Marafona e a lentidão nas transições. A somar a isto, algumas perdas de bola na fase de construção, às quais se junta o desacerto defensivo de Eliseu – que repetiu a fraca exibição que fez diante do Zenit -, iam facilitando a tarefa do Moreirense, equipa que apenas se desorganizou depois da expulsão de Marcelo Oliveira, aos 57 minutos, após jogada individual de Talisca.

Com mais um elemento em campo, o Benfica passou a ter mais espaço para a troca de bola e começou a dar velocidade ao jogo. Eliseu, aos 69 minutos, igualou a partida, com uma “bomba” de fora da área e “limpou” a fraca imagem que estava a ter no encontro.

Oito minutos depois, uma defesa incompleta de Marafona, a um cruzamento na esquerda de Gaitan, colocou a bola nos pés de Maxi Pereira, que protagonizou a reviravolta.

Lima acabou por quebrar o jejum de golos de grande penalidade, inexistente. Aos 83 minutos, entrou na área e, a um metro de Anilton Júnior, atirou-se para o chão, sem qualquer contacto, enganando o árbitro bracarense Luís Ferreira.

Com este triunfo, o Benfica passou a somar 13 pontos, mais três do que na época passada à quinta jornada, e isola-se provisoriamente no comando da I Liga, esperando um deslize do FC Porto mais logo diante do Boavista.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …