Benfica vence Rio Ave e conquista quinta Taça da Liga

Zipp / Wikimedia

-

O Benfica juntou hoje a conquista da Taça da Liga de futebol ao título de campeão nacional, ao vencer o Rio Ave, por 2-0, em Leiria, na final da sétima edição do troféu, que só lhe escapou por duas vezes.

O avançado Rodrigo, aos 41 minutos, e o defesa central Luisão, aos 78, marcaram os golos da vitória tranquila dos “encarnados”, que ainda vão disputar as finais da Liga Europa, frente aos espanhóis do Sevilha, dentro de uma semana, e da Taça de Portugal, novamente diante dos vila-condenses, que, no Jamor, vão ter nova oportunidade de conquistar o primeiro grande título nacional.

O treinador Jorge Jesus demonstrou a ambição do Benfica para o encontro, mas, apesar de estar perante o melhor “onze” dos campeões nacionais, foi o Rio Ave, que da sua equipa habitual trocou apenas de guarda-redes, Ederson por Ventura, e no meio-campo Braga por Rúben Ribeiro, que chegou primeiro à baliza adversária.

Aos cinco minutos, o “capitão” vila-condense Tarantini descobriu Pedro Santos na direita e o extremo escapou-se bem a Siqueira, conseguindo enfrentar Oblak e fazer um remate cruzado, que o guarda-redes esloveno defendeu para canto.

Tornou-se visível a forma que levou o técnico Nuno Espírito Santo a assumir saber como surpreender o Benfica, através do contra-ataque, até porque a equipa “encarnada” rapidamente se instalou no meio-campo adversário e, recorrendo ao “carrossel” habitual da frente de ataque, respondeu.

Futebol 365

-

O mote foi dado pelo “capitão” Luisão, aos 10 minutos, através de um cabeceamento para defesa de Ventura, após um lançamento lateral de Siqueira, seguindo-se uma tentativa de “chapéu” de Enzo Pérez e um remate do hispano-brasileiro Rodrigo, novamente ao lado, na marcação de um livre frontal

A “teia” do Rio Ave dificultava a progressão do Benfica, mas não era infalível, tal como ficou provado aos 40 minutos, quando uma incursão de Siqueira pela esquerda possibilitou o remate a Rodrigo, que se debateu mais uma vez com a oposição de Ventura.

No entanto, no pontapé de canto imediato, cobrado por Gaitán, Rodrigo levou a melhor sobre Ventura, ex-guarda-redes de FC Porto e Sporting, aproveitando a posição privilegiada e a marcação defeituosa, para encaminhar o Benfica para o quinto triunfo na competição, o segundo na temporada, dos quatro possíveis.

Na segunda parte, o guarda-redes do Rio Ave quis continuar a justificar a aposta de Nuno Espírito Santo e negou uma, a Lima, aos 56 minutos, e outra vez, a Gaitán, aos 62, a oportunidade de o Benfica resolver esta final.

A confirmação da conquista do quinto troféu da Taça da Liga, que conta sete edições disputadas, chegou aos 78 minutos, quando o “capitão” Luisão subiu à área e, aproveitando uma saída em falso de Ventura, desviou com sucesso o livre bombeado para a área de Enzo Perez.

Pouco depois, o guarda-redes do Rio Ave voltou a “aventurar-se” numa saída extemporânea, mas Lima, mesmo com o caminho da baliza livre, rematou ao lado.

MR, Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …