Benfica vence Juventus na primeira mão das meias-finais

Futebol 365

-

Um golo do suplente Lima, aos 84 minutos, deu hoje ao Benfica uma valiosa vantagem nas meias-finais da Liga Europa de futebol, no triunfo por 2-1 sobre a Juventus, no confronto da primeira mão.

No Estádio da Luz, o avançado brasileiro Lima, que entrou em campo aos 62 minutos para o lugar do apagado Oscar Cardozo, “fuzilou” Buffon com um remate à entrada da área e garantiu aos “encarnados” uma curta vantagem para o encontro da segunda mão, em Turim.

Antes, logo aos dois minutos, o defesa argentino Garay tinha colocado a formação lisboeta na frente do marcador, mas Carlos Tevez refez a igualdade, e marcou um precioso tento fora para a Juventus, aos 73.

À procura da sua décima final europeia, o Benfica somou o terceiro triunfo no Estádio da Luz na receção a este rival italiano, repetindo o resultado alcançado em 1992/93, na altura nos quartos de final da Taça UEFA. Em 1967/68, bateu a “vecchia signora” por 2-0, nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.

Com uma exibição personalizada e adulta, a equipa de Jorge Jesus demonstrou que tem “armas” para poder discutir esta eliminatória com uma Juventus que tem dominado o futebol italiano nos últimos dois anos e que aparece nesta Liga Europa com a possibilidade de jogar a final da prova em “casa”.

Dias depois de ter conquistado o 33.º título nacional da história, o Benfica teve direito a novo festejo logo aos dois minutos, quando Garay apareceu sozinho na área italiana e cabeçou com sucesso para as redes do veterano Buffon, na sequência de um pontapé de canto de Sulejami, que rendeu o lesionado Gaitan.

Pouco depois, o extremo sérvio, que somou o seu 50.º jogo nas competições europeias, podia ter mesmo aumentado a vantagem, mas em boa posição atirou o lado.

O Benfica teve uma entrada verdadeiramente “feroz” no encontro, imprimindo alta velocidade aos seus lances ofensivos, perante uma Juventus que, com Pirlo desaparecido, só conseguiu equilibrar o duelo já perto do intervalo.

Mesmo assim, os italianos foram praticamente inofensivos para a baliza de Artur e para a defensiva “encarnada”, que se mostrou muito sólida e com Siqueira na esquerda a fazer talvez a sua melhor exibição desde que chegou ao clube.

Na segunda parte, o cenário mudou e Artur, que apareceu no “onze” em detrimento do habitual Oblak, teve que impedir a Juventus de igualar o jogo com uma bela defesa a remate do francês Pogba.

Com o Benfica a mostrar-se em campo bem mais recuado do que na primeira parte, a “vecchia signora” acabou por tomar conta da partida, enquanto os “encarnados” espreitavam sempre o contra-ataque, embora sem grande sucesso.

Numa altura em que a equipa da Luz começava a demonstrar algum cansaço físico, Carlos Tevez silenciou e “gelou” o Estádio da Luz, quando empatou a partida, num lance em que o avançado argentino “sentou” dois defesas “encarnados” já dentro da área e rematou com sucesso.

O golo italiano pareceu ter deitado abaixo a equipa do Benfica, mas, quando menos se esperava, Lima entrou como uma “flecha” na defensiva da Juventus e “fuzilou” Buffon com um remate de primeira, depois de um belo lance entre Enzo Perez e Ivan Cavaleiro.

Pouco depois, o sérvio Markovic podia ter mesmo aumentado a vantagem do Benfica e colocado o Benfica bem mais perto da sua segunda final consecutiva na prova, com um remate que ficou a centímetros da baliza da Juventus.

 

MR, Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …

Próxima cimeira do G7 vai ser num resort de Donald Trump

A próxima cimeira do G7 será realizada num dos clubes de golfe do Presidente norte-americano, Donald Trump, na Florida, e o clima não constará da agenda de trabalhos, disse esta quinta-feira o chefe de gabinete …

Russos e ucranianos estão em guerra por causa de sopa

A sopa de beterraba é russa ou ucraniana? Um tweet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa veio falar em prato nacional e a reação na Ucrânia não tardou a chegar. O tweet é de …