Benfica vence Juventus na primeira mão das meias-finais

Futebol 365

-

Um golo do suplente Lima, aos 84 minutos, deu hoje ao Benfica uma valiosa vantagem nas meias-finais da Liga Europa de futebol, no triunfo por 2-1 sobre a Juventus, no confronto da primeira mão.

No Estádio da Luz, o avançado brasileiro Lima, que entrou em campo aos 62 minutos para o lugar do apagado Oscar Cardozo, “fuzilou” Buffon com um remate à entrada da área e garantiu aos “encarnados” uma curta vantagem para o encontro da segunda mão, em Turim.

Antes, logo aos dois minutos, o defesa argentino Garay tinha colocado a formação lisboeta na frente do marcador, mas Carlos Tevez refez a igualdade, e marcou um precioso tento fora para a Juventus, aos 73.

À procura da sua décima final europeia, o Benfica somou o terceiro triunfo no Estádio da Luz na receção a este rival italiano, repetindo o resultado alcançado em 1992/93, na altura nos quartos de final da Taça UEFA. Em 1967/68, bateu a “vecchia signora” por 2-0, nas meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.

Com uma exibição personalizada e adulta, a equipa de Jorge Jesus demonstrou que tem “armas” para poder discutir esta eliminatória com uma Juventus que tem dominado o futebol italiano nos últimos dois anos e que aparece nesta Liga Europa com a possibilidade de jogar a final da prova em “casa”.

Dias depois de ter conquistado o 33.º título nacional da história, o Benfica teve direito a novo festejo logo aos dois minutos, quando Garay apareceu sozinho na área italiana e cabeçou com sucesso para as redes do veterano Buffon, na sequência de um pontapé de canto de Sulejami, que rendeu o lesionado Gaitan.

Pouco depois, o extremo sérvio, que somou o seu 50.º jogo nas competições europeias, podia ter mesmo aumentado a vantagem, mas em boa posição atirou o lado.

O Benfica teve uma entrada verdadeiramente “feroz” no encontro, imprimindo alta velocidade aos seus lances ofensivos, perante uma Juventus que, com Pirlo desaparecido, só conseguiu equilibrar o duelo já perto do intervalo.

Mesmo assim, os italianos foram praticamente inofensivos para a baliza de Artur e para a defensiva “encarnada”, que se mostrou muito sólida e com Siqueira na esquerda a fazer talvez a sua melhor exibição desde que chegou ao clube.

Na segunda parte, o cenário mudou e Artur, que apareceu no “onze” em detrimento do habitual Oblak, teve que impedir a Juventus de igualar o jogo com uma bela defesa a remate do francês Pogba.

Com o Benfica a mostrar-se em campo bem mais recuado do que na primeira parte, a “vecchia signora” acabou por tomar conta da partida, enquanto os “encarnados” espreitavam sempre o contra-ataque, embora sem grande sucesso.

Numa altura em que a equipa da Luz começava a demonstrar algum cansaço físico, Carlos Tevez silenciou e “gelou” o Estádio da Luz, quando empatou a partida, num lance em que o avançado argentino “sentou” dois defesas “encarnados” já dentro da área e rematou com sucesso.

O golo italiano pareceu ter deitado abaixo a equipa do Benfica, mas, quando menos se esperava, Lima entrou como uma “flecha” na defensiva da Juventus e “fuzilou” Buffon com um remate de primeira, depois de um belo lance entre Enzo Perez e Ivan Cavaleiro.

Pouco depois, o sérvio Markovic podia ter mesmo aumentado a vantagem do Benfica e colocado o Benfica bem mais perto da sua segunda final consecutiva na prova, com um remate que ficou a centímetros da baliza da Juventus.

 

MR, Futebol 365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …