Benfica vence em Guimarães com golo de Renato Sanches

José Sena Goulão / Lusa

O Benfica venceu este sábado no terreno do Vitória de Guimarães por 1-0, graças a um golo de Renato Sanches, num remate cruzado, aos 74 minutos, em jogo da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os encarnados, que justificaram o triunfo pela supremacia evidenciada nos últimos 25 minutos de jogo, somaram o sétimo triunfo nos últimos oito jogos para o campeonato e, com 34 pontos, continuam no terceiro lugar, mas agora mais próximos dos rivais FC Porto e Sporting na frente da prova, ao passo que o Vitória, com 19 pontos, continua no nono lugar.

Gaitán, que regressou ao onze de Rui Vitória depois de ter jogado pela última vez a 8 de dezembro, contra o Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões, deu, nos primeiros minutos, conjuntamente com Pizzi, boa dinâmica às alas do Benfica, que não criou, porém, ocasiões claras para marcar.

A formação vitoriana, que apareceu em campo com o defesa-central Pedro Henrique, pela primeira vez titular para o campeonato, apresentou-se organizada, procurando sair rapidamente para o ataque, e até criou o primeiro lance de algum perigo, por Otávio, num remate, de livre, que Júlio César afastou da baliza (8 minutos).

As águias, que procuraram sempre circular a bola entre os flancos para penetrar na área vimaranense, ameaçaram pela primeira vez a baliza de Miguel Silva, num lance em que Bruno Gaspar cortou um cruzamento de Pizzi para a pequena área, aos 12 minutos, e, depois, num remate de Renato Sanches, que quase traiu o guardião vitoriano (14).

A partida entrou depois numa fase de menor ritmo, com a equipa de Rui Vitória a ser incapaz de furar o bloco vimaranense, e o perigo apenas voltou a surgir aos 35 minutos, quando Licá, após lance de Alexandre Silva no lado esquerdo, apareceu com espaço na área encarnada e ultrapassou Eliseu, mas, perante Júlio César, atrasou a bola, perdendo-a para Renato Sanches.

Os últimos dez minutos do primeiro tempo revelaram a mesma intensidade do início, com Otávio a colocar novamente à prova Júlio César, aos 38 minutos, e Jonas, na reta final, a tentar, por duas vezes, bater Miguel Silva, que se opôs em ambos os remates, demonstrando bons reflexos no segundo (45+1).

A equipa de Sérgio Conceição quase inaugurou o marcador aos 52 minutos, quando Otávio, no lado esquerdo do ataque, ultrapassou André Almeida, chegou à linha final e assistiu Licá, que, junto à pequena área, rematou muito por cima.

O encontro tornou-se mais partido com o decorrer do segundo tempo e, numa fase equilibrada da partida, foi o Benfica que dispôs de um lance flagrante de golo, com Pizzi, após combinação de Gaitán e Jonas, a aparecer isolado perante Miguel Silva, mas a permitir a defesa do guardião contrário (66 minutos).

A turma de Rui Vitória, após o lance, cresceu perante uma formação vimaranense que, aos poucos, perdeu a intensidade demonstrada no início e coroou essa melhoria com o golo do triunfo por parte do melhor jogador das águias no segundo tempo, Renato Sanches, aos 74 minutos.

Na sequência de um livre lateral para a área vitoriana, a bola sobrou para o médio, que, depois de ver a primeira tentativa de remate bloqueada por Bruno Gaspar, desferiu, na segunda, um remate forte e cruzado, que entrou junto ao ângulo superior direito da baliza de Miguel Silva.

Até ao apito final, os vimaranenses tentaram reagir, mas o Benfica até foi mais perigoso, em lances de contra-ataque.

Com esta vitória, o Benfica aproximou-se dos dois primeiros, ficando a um ponto do Sporting (segundo) e a dois do FC Porto (líder), formações que se defrontam ainda hoje em Alvalade, enquanto o Vitória é nono com 19.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …