/

Benfica vence em Guimarães com golo de Renato Sanches

José Sena Goulão / Lusa

O Benfica venceu este sábado no terreno do Vitória de Guimarães por 1-0, graças a um golo de Renato Sanches, num remate cruzado, aos 74 minutos, em jogo da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os encarnados, que justificaram o triunfo pela supremacia evidenciada nos últimos 25 minutos de jogo, somaram o sétimo triunfo nos últimos oito jogos para o campeonato e, com 34 pontos, continuam no terceiro lugar, mas agora mais próximos dos rivais FC Porto e Sporting na frente da prova, ao passo que o Vitória, com 19 pontos, continua no nono lugar.

Gaitán, que regressou ao onze de Rui Vitória depois de ter jogado pela última vez a 8 de dezembro, contra o Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões, deu, nos primeiros minutos, conjuntamente com Pizzi, boa dinâmica às alas do Benfica, que não criou, porém, ocasiões claras para marcar.

A formação vitoriana, que apareceu em campo com o defesa-central Pedro Henrique, pela primeira vez titular para o campeonato, apresentou-se organizada, procurando sair rapidamente para o ataque, e até criou o primeiro lance de algum perigo, por Otávio, num remate, de livre, que Júlio César afastou da baliza (8 minutos).

As águias, que procuraram sempre circular a bola entre os flancos para penetrar na área vimaranense, ameaçaram pela primeira vez a baliza de Miguel Silva, num lance em que Bruno Gaspar cortou um cruzamento de Pizzi para a pequena área, aos 12 minutos, e, depois, num remate de Renato Sanches, que quase traiu o guardião vitoriano (14).

A partida entrou depois numa fase de menor ritmo, com a equipa de Rui Vitória a ser incapaz de furar o bloco vimaranense, e o perigo apenas voltou a surgir aos 35 minutos, quando Licá, após lance de Alexandre Silva no lado esquerdo, apareceu com espaço na área encarnada e ultrapassou Eliseu, mas, perante Júlio César, atrasou a bola, perdendo-a para Renato Sanches.

Os últimos dez minutos do primeiro tempo revelaram a mesma intensidade do início, com Otávio a colocar novamente à prova Júlio César, aos 38 minutos, e Jonas, na reta final, a tentar, por duas vezes, bater Miguel Silva, que se opôs em ambos os remates, demonstrando bons reflexos no segundo (45+1).

A equipa de Sérgio Conceição quase inaugurou o marcador aos 52 minutos, quando Otávio, no lado esquerdo do ataque, ultrapassou André Almeida, chegou à linha final e assistiu Licá, que, junto à pequena área, rematou muito por cima.

O encontro tornou-se mais partido com o decorrer do segundo tempo e, numa fase equilibrada da partida, foi o Benfica que dispôs de um lance flagrante de golo, com Pizzi, após combinação de Gaitán e Jonas, a aparecer isolado perante Miguel Silva, mas a permitir a defesa do guardião contrário (66 minutos).

A turma de Rui Vitória, após o lance, cresceu perante uma formação vimaranense que, aos poucos, perdeu a intensidade demonstrada no início e coroou essa melhoria com o golo do triunfo por parte do melhor jogador das águias no segundo tempo, Renato Sanches, aos 74 minutos.

Na sequência de um livre lateral para a área vitoriana, a bola sobrou para o médio, que, depois de ver a primeira tentativa de remate bloqueada por Bruno Gaspar, desferiu, na segunda, um remate forte e cruzado, que entrou junto ao ângulo superior direito da baliza de Miguel Silva.

Até ao apito final, os vimaranenses tentaram reagir, mas o Benfica até foi mais perigoso, em lances de contra-ataque.

Com esta vitória, o Benfica aproximou-se dos dois primeiros, ficando a um ponto do Sporting (segundo) e a dois do FC Porto (líder), formações que se defrontam ainda hoje em Alvalade, enquanto o Vitória é nono com 19.

Futebol365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.