Benfica vence em Guimarães com golo de Renato Sanches

José Sena Goulão / Lusa

O Benfica venceu este sábado no terreno do Vitória de Guimarães por 1-0, graças a um golo de Renato Sanches, num remate cruzado, aos 74 minutos, em jogo da 15.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os encarnados, que justificaram o triunfo pela supremacia evidenciada nos últimos 25 minutos de jogo, somaram o sétimo triunfo nos últimos oito jogos para o campeonato e, com 34 pontos, continuam no terceiro lugar, mas agora mais próximos dos rivais FC Porto e Sporting na frente da prova, ao passo que o Vitória, com 19 pontos, continua no nono lugar.

Gaitán, que regressou ao onze de Rui Vitória depois de ter jogado pela última vez a 8 de dezembro, contra o Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões, deu, nos primeiros minutos, conjuntamente com Pizzi, boa dinâmica às alas do Benfica, que não criou, porém, ocasiões claras para marcar.

A formação vitoriana, que apareceu em campo com o defesa-central Pedro Henrique, pela primeira vez titular para o campeonato, apresentou-se organizada, procurando sair rapidamente para o ataque, e até criou o primeiro lance de algum perigo, por Otávio, num remate, de livre, que Júlio César afastou da baliza (8 minutos).

As águias, que procuraram sempre circular a bola entre os flancos para penetrar na área vimaranense, ameaçaram pela primeira vez a baliza de Miguel Silva, num lance em que Bruno Gaspar cortou um cruzamento de Pizzi para a pequena área, aos 12 minutos, e, depois, num remate de Renato Sanches, que quase traiu o guardião vitoriano (14).

A partida entrou depois numa fase de menor ritmo, com a equipa de Rui Vitória a ser incapaz de furar o bloco vimaranense, e o perigo apenas voltou a surgir aos 35 minutos, quando Licá, após lance de Alexandre Silva no lado esquerdo, apareceu com espaço na área encarnada e ultrapassou Eliseu, mas, perante Júlio César, atrasou a bola, perdendo-a para Renato Sanches.

Os últimos dez minutos do primeiro tempo revelaram a mesma intensidade do início, com Otávio a colocar novamente à prova Júlio César, aos 38 minutos, e Jonas, na reta final, a tentar, por duas vezes, bater Miguel Silva, que se opôs em ambos os remates, demonstrando bons reflexos no segundo (45+1).

A equipa de Sérgio Conceição quase inaugurou o marcador aos 52 minutos, quando Otávio, no lado esquerdo do ataque, ultrapassou André Almeida, chegou à linha final e assistiu Licá, que, junto à pequena área, rematou muito por cima.

O encontro tornou-se mais partido com o decorrer do segundo tempo e, numa fase equilibrada da partida, foi o Benfica que dispôs de um lance flagrante de golo, com Pizzi, após combinação de Gaitán e Jonas, a aparecer isolado perante Miguel Silva, mas a permitir a defesa do guardião contrário (66 minutos).

A turma de Rui Vitória, após o lance, cresceu perante uma formação vimaranense que, aos poucos, perdeu a intensidade demonstrada no início e coroou essa melhoria com o golo do triunfo por parte do melhor jogador das águias no segundo tempo, Renato Sanches, aos 74 minutos.

Na sequência de um livre lateral para a área vitoriana, a bola sobrou para o médio, que, depois de ver a primeira tentativa de remate bloqueada por Bruno Gaspar, desferiu, na segunda, um remate forte e cruzado, que entrou junto ao ângulo superior direito da baliza de Miguel Silva.

Até ao apito final, os vimaranenses tentaram reagir, mas o Benfica até foi mais perigoso, em lances de contra-ataque.

Com esta vitória, o Benfica aproximou-se dos dois primeiros, ficando a um ponto do Sporting (segundo) e a dois do FC Porto (líder), formações que se defrontam ainda hoje em Alvalade, enquanto o Vitória é nono com 19.

Futebol365

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …