Benfica e Porto estão entre os clubes que mais venderam este verão

José Sena Goulão / Lusa

Benfica e Porto estão entre as equipas que mais ganharam com o mercado de transferências deste verão. Os “encarnados” foram o quarto clube que mais vendeu, enquanto os “dragões” foram o 15º.

Como sempre, o mercado de transferências é uma altura bastante aguardada pelas equipas, que aproveitam a oportunidade para reforçar os seus plantéis ou então para conseguir grandes encaixes financeiros. SL Benfica e FC Porto entram neste último capítulo, já que foram das equipas que mais venderam neste defeso.

De acordo com os dados do Transfermarkt, a listagem é liderada pelo Atlético de Madrid, que apesar de ter feito a sonante contratação de João Félix, conseguiu vendas estrondosas. Os “colchoneros” fizeram mais de 310 milhões de euros, com as vendas de jogadores como Antoine Griezmann, Lucas Hernández, Rodri, Gelson Martins, Luciano Vietto e Bernard Mensah.

A primeira surpresa surge logo no segundo lugar. Depois de uma incrível época desportiva, o Ajax também conseguiu encher os bolsos. O emblema holandês fez 205 milhões de euros em receitas, principalmente graças às vendas de Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong e Kasper Dolberg.

O pódio é completado pela Juventus, que com uma série de vendas estratégicas, conseguiu fazer pouco mais de 200 milhões de euros. O português João Cancelo, que rumou para o City, foi a maior venda da Vecchia Signora. As transferências de Spinazzola, Moise Kean, Audero, Sturaro e Orsolini ajudaram igualmente as contas dos italianos.

Félix foi dois terços das receitas

O Benfica surge logo de seguida, assumindo-se como o quarto clube mais vendedor deste mercado. Os “encarnados” bem podem agradecer à venda de João Félix por 126 milhões de euros, que sozinha perfaz praticamente dois terços dos ganhos benfiquistas. O emblema da Luz conseguiu um encaixe financeiro de 188,5 milhões, tendo vendido ainda Raúl Jiménez, André Carrillo, Luka Jovic e Eduardo Salvio.

Para encontrarmos uma nova equipa portuguesa é preciso andar um pouco mais para baixo. No 15º posto surge o FC Porto, com 89 milhões de euros arrecadados em vendas. Os “azuis e brancos” disseram adeus a Éder Militão, Felipe, Óliver Torres, Galeno e José Sá. Militão foi, sem dúvida, a joia da coroa ao ser vendido por 50 milhões ao Real Madrid.

O Sporting CP, que ficou fora do ranking, foi o 40º clube mais vendedor, com uma receita de cerca de 48 milhões de euros. As vendas de Raphinha e Thierry Correia já nas últimas 24 horas de mercado foram cruciais — a juntar às transferências de Bas Dost, Jonathan Silva, Domingos Duarte e Iuri Medeiros.

O SC Braga surge num humilde 72º lugar, com os minhotos a assegurarem um encaixa de 26,5 milhões de euros. Considerado o quarto “grande” de Portugal, o Braga vendeu Pedro Neto, Mamadou Loum, Dyego Sousa, Bruno Jordão e Marko Bakic.

Dentro da listagem, destaque para o Lille, que foi o sexto clube que mais receitas obteve neste defeso. As vendas de Nicolas Pépé, Rafael Leão, Thiago Mendes, El Ghazi e Koné foram decisivas para o emblema que terminou no segundo posto do campeonato francês.

Lyon, Hoffenheim, Eintracht Frankfurt, Leicester City e Red Bull Salzburgo conseguiram também destacar-se entre os “tubarões” do futebol europeu.

Europa domina, mas há exceções

Numa lista em que a esmagadora maioria dos emblemas que mais vendem são europeus, o Santos destaca-se como a exceção. O emblema canarinho surge logo abaixo do Sporting, com receitas a rondar os 47 milhões de euros. Aliás, os sul-americanos bem podem agradecer à venda de Rodrygo ao Real Madrid, por 45 milhões de euros.

Conhecido por ter sido a casa onde se formou Neymar, o Santos tem vindo a assumir-se como uma potência formadora de talentos. Rodrygo é apenas mais um exemplo, que apesar de ainda não ter feito qualquer jogo oficial ao serviço dos madrilenos, será uma aposta certa para o futuro.

Boca Juniors (52º) e CF América (61º) são os outros emblemas que se destacam da América Latina. Para vermos outro continente é necessário descer até um remoto 117º lugar para encontrar o Al Ahli, da Arábia Saudita. O clube treinado por Branko Ivankovic fez apenas 11 milhões em vendas.

Daniel Costa DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …