Benfica pondera processar Augusto Inácio por ver a BTV na net

DR Sporting.pt

Bruno de Carvalho e Augusto Inácio

Bruno de Carvalho e Augusto Inácio

Augusto Inácio, ex-treinador e ex-director desportivo do Sporting, insinuou na SIC Notícias que viu o Benfica-Moreirense num site da Internet e pode vir a ser alvo de um processo judicial. A SAD da Luz está a estudar fazer uma queixa por pirataria informática.

Exame Informática refere uma fonte oficial do Benfica que destaca que o clube “encaminhou o caso para análise no departamento jurídico”, de modo a “averiguar se há matéria que justifique um processo”.

O Benfica-Moreirense, que as águias venceram por 3-2 em 15 minutos loucos, foi disputado no Estádio da Luz e transmitido na televisão em exclusivo pela Benfica TV.

Durante a sua intervenção como comentador no programa Play-Off, da SIC Notícias, Augusto Inácio admitiu ter visto o jogo na Internet com “alguns cortes de vez em quando.

“Não contribuo para a Benfica TV”, justificou o ex-treinador que ocupou o cargo de director desportivo do Sporting até à chegada de Jorge Jesus.

Augusto Inácio dá assim a entender que viu o jogo por via de um site de “streaming” pirata, o que constitui um crime punível “com penas de prisão até três anos e multas até 150 dias”, conforme explica o advogado João Manteigas, que tem um programa na Benfica TV, em declarações à Exame Informática.

De acordo com este advogado, o Benfica pode também solicitar em tribunal que Augusto Inácio pague uma “indemnização cível”.

Em causa está o artigo 195.º do Código dos Direitos de Autor e em específico o crime de usurpação pelo uso de uma obra sem a devida autorização do seu criador.

SV, ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Como adepto do Benfica sou de opinião que o Benfica não deveria entrar por esse caminho. Para isso teria que processar todos os que têm acesso por esse meio ao canal BTV. Sou assinante da BTV na MEO. O Benfica é grande de mais para ir por esse caminho.

  2. Diz o hino…Ser Benfiquista
    É ter na alma a chama imensa
    Que nos conquista
    E leva à palma a luz intensa…
    Cantem e deixem de pensar nos canais piratas!! Quantos mais virem os jogos, melhor!!
    O departamento jurídico tem mais que fazer! Estas tricas são para clubes menores, não para o SLB!

  3. …Se não vejamos: Um comportamento de um alto dirigente de um clube ou da vida política ou social, contrário à lei e que disso dê pormenorizadamente conhecimento público deve passar incólume apenas porque é de outro “partido” ou porque envolve 9,9€ ainda que dessa divulgação pública resulte publicidade ao crime de “pirataria de audio-visual”!

RESPONDER

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump iniciasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …