O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Manuel de Almeida / Lusa

Luís Filipe Vieira

Emails revelados pelo blogue do “Mercado de Benfica” mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as “diferentes áreas do poder da indústria” do futebol português, incluindo o sistema de justiça.

Foi em 2012 que o Benfica terá assumido internamente o desafio de “reforçar e controlar” os”conselhos de arbitragem”, o “poder político”, os “meios de comunicação” e o “poder judicial”, segundo o blogue Mercado de Benfica.

A questão passou por uma reunião de quadros benfiquistas, realizada a 18 de Junho de 2012, em que essa mensagem foi passada na apresentação de um powerpoint.

A informação resulta de um novo conjunto de e-mails divulgados pelo blogue. Desta vez, incidindo no correio do administrador da SAD benfiquista Domingos Soares Oliveira, situado entre 2009 e 2012.

Foi em junho desse ano que Soares Oliveira e outros elementos da SAD trocaram correspondência sobre a apresentação a ser feita na reunião de quadros, que teve lugar no dia 18. O documento em powerpoint, estabeleceu,  além de metas desportivas e financeiras, “desafios” na “vertente externa”, que passariam por, em primeiro lugar, “definir e implementar uma estratégia coerente a cinco anos“.

Desses desafios a cinco anos, faziam parte o “reforço do controlo/influência nas diferentes áreas do poder na indústria”, o aumento da “influência/controlo sobre o poder”, nomeadamente, na “Federação e respetivos conselhos de arbitragem”, “poder político”, “meios de comunicação/media” e, por fim, “judicial”. A página terminou com a mensagem: “Conquistar capacidade de influência”.

O e-mails agora revelados mostram ainda indícios de que foi o próprio Benfica a pagar as despesas judiciais de dois funcionários da empresa de segurança “Prossegur”, envolvidos no chamado “caso do túnel”, em 2010.

No final do Benfica-FC Porto desse ano, os seguranças e cinco jogadores do clube nortenho envolveram-se em agressões. Os futebolistas, entre os quais Hulk, acabaram por ser condenados pelo Tribunal da Relação de Lisboa a penas de multa.

Segundo o Jornal de Notícias, uma coordenadora do SEF pediu dez bilhetes para o jogo Benfica-Marselha, em 2010, e o destinatário do email, João Queimado, encaminhou-o para Soares de Oliveira, com uma nota: “Como sei que o Benfica às vezes necessita de favores do SEF pode ser que dê jeito no futuro esta ajuda!!” Domingos deu o “OK”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora dá-se credibilidade a um blogue? Já não é mau (muito mau) dar credibilidade ao correio da manha, agora a um blogue… Ainda por cima ,anti-benfiquista!… O que estavam á espera que fosse publicado neste blogue? Que o Benfica ganhou os quatro campeonatos seguidos de forma justa? Pois é claro que não! Porque perdem tempo a dar atenção a “alguém” que ainda tem menos credibilidade que o CM (sendo que o CM não tem qualquer credibilidade).
    Mais uma não-notícia… Mas que chama, chama, não é?
    Não haverá por aí algum blogue anti-portista que “diga” e “fale” sobre as viagens, as saladas e as frutas. Talvez esse também tenha “credibilidade?

  2. Nada mau! Começaram (pelo menos…) em 1992 com o escandaloso caso de corrupção do árbitro inglês Howard King – http://violenciavermelha.blogspot.pt/2011/12/howard-king-benfica-e-fruta-de-dormir.html – e vão de «vento em popa»! Com as «toupeiras» a minar tudo e o próprio governo da «geringonça» (ou GERICOnsa?) subserviente, e até despudorado, a «pedir bilhetes»! Só resta saber se «bilhetes» não tem significado de código, como as «fotocópias» d0 «44».

    • Violência Vermelha… Outro blog com uma enorme credibilidade… Será que se esqueceu de uma coisa chamada Apito Dourado? Ah! Mas isso não foi escândalo, pois não? Foi só uma pedra no sapato. Fala nos bilhetes… Esqueceu-se das viagens pagas aos árbitros? E as menin… frutas e saladas? O Benfica não é o único foco de corrupção no futebol nacional… Nem de longe nem de perto! Só não vê quem é fanático fundamentalista. e essas “pessoas” não interesam. Também pouco lhes interessa o futebol em si…
      Covido-o a consultar um blogue anti-portista (ou sportinguista) e se defrontar com acusações igualmente infundadas como esta (da notícia) e o “escândalo” que fala.

  3. Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia, sobretudo o Sporting que o diga com arbitragens escandalosas e tantos resultados duvidosos, o que duvido é que alguma vez tudo isto venha a ser posto em pratos limpos, se a justiça não funciona deveriam os clubes interessados boicotar os jogos com tal clube forçando assim a justiça a funcionar e estou certo que poucos alinhariam, compreende-se o porquê.

    • “Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia”. Claro!… Até dominavam quando o FCP foi campeão cinco anos seguidos… Dominavam quando o Sporting foi campeão com 17 penalties assinalados e o Jardel melhor marcador com 42 golos (sendo que foi ele, na maioria das vezes, o marcador dos penalties). Claro! “Eles” dominam tudo. Só os “outros” é que ganham de forma honesta… Como diriam os brasileiros: Ora… Vai-te catar!

  4. Por vontade propria o Antonio Costa como presidente da Camara de Lisboa tinha beneficiado em mais 4.7 milhoes de euros o Benfica

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …