O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Manuel de Almeida / Lusa

Luís Filipe Vieira

Emails revelados pelo blogue do “Mercado de Benfica” mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as “diferentes áreas do poder da indústria” do futebol português, incluindo o sistema de justiça.

Foi em 2012 que o Benfica terá assumido internamente o desafio de “reforçar e controlar” os”conselhos de arbitragem”, o “poder político”, os “meios de comunicação” e o “poder judicial”, segundo o blogue Mercado de Benfica.

A questão passou por uma reunião de quadros benfiquistas, realizada a 18 de Junho de 2012, em que essa mensagem foi passada na apresentação de um powerpoint.

A informação resulta de um novo conjunto de e-mails divulgados pelo blogue. Desta vez, incidindo no correio do administrador da SAD benfiquista Domingos Soares Oliveira, situado entre 2009 e 2012.

Foi em junho desse ano que Soares Oliveira e outros elementos da SAD trocaram correspondência sobre a apresentação a ser feita na reunião de quadros, que teve lugar no dia 18. O documento em powerpoint, estabeleceu,  além de metas desportivas e financeiras, “desafios” na “vertente externa”, que passariam por, em primeiro lugar, “definir e implementar uma estratégia coerente a cinco anos“.

Desses desafios a cinco anos, faziam parte o “reforço do controlo/influência nas diferentes áreas do poder na indústria”, o aumento da “influência/controlo sobre o poder”, nomeadamente, na “Federação e respetivos conselhos de arbitragem”, “poder político”, “meios de comunicação/media” e, por fim, “judicial”. A página terminou com a mensagem: “Conquistar capacidade de influência”.

O e-mails agora revelados mostram ainda indícios de que foi o próprio Benfica a pagar as despesas judiciais de dois funcionários da empresa de segurança “Prossegur”, envolvidos no chamado “caso do túnel”, em 2010.

No final do Benfica-FC Porto desse ano, os seguranças e cinco jogadores do clube nortenho envolveram-se em agressões. Os futebolistas, entre os quais Hulk, acabaram por ser condenados pelo Tribunal da Relação de Lisboa a penas de multa.

Segundo o Jornal de Notícias, uma coordenadora do SEF pediu dez bilhetes para o jogo Benfica-Marselha, em 2010, e o destinatário do email, João Queimado, encaminhou-o para Soares de Oliveira, com uma nota: “Como sei que o Benfica às vezes necessita de favores do SEF pode ser que dê jeito no futuro esta ajuda!!” Domingos deu o “OK”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora dá-se credibilidade a um blogue? Já não é mau (muito mau) dar credibilidade ao correio da manha, agora a um blogue… Ainda por cima ,anti-benfiquista!… O que estavam á espera que fosse publicado neste blogue? Que o Benfica ganhou os quatro campeonatos seguidos de forma justa? Pois é claro que não! Porque perdem tempo a dar atenção a “alguém” que ainda tem menos credibilidade que o CM (sendo que o CM não tem qualquer credibilidade).
    Mais uma não-notícia… Mas que chama, chama, não é?
    Não haverá por aí algum blogue anti-portista que “diga” e “fale” sobre as viagens, as saladas e as frutas. Talvez esse também tenha “credibilidade?

  2. Nada mau! Começaram (pelo menos…) em 1992 com o escandaloso caso de corrupção do árbitro inglês Howard King – http://violenciavermelha.blogspot.pt/2011/12/howard-king-benfica-e-fruta-de-dormir.html – e vão de «vento em popa»! Com as «toupeiras» a minar tudo e o próprio governo da «geringonça» (ou GERICOnsa?) subserviente, e até despudorado, a «pedir bilhetes»! Só resta saber se «bilhetes» não tem significado de código, como as «fotocópias» d0 «44».

    • Violência Vermelha… Outro blog com uma enorme credibilidade… Será que se esqueceu de uma coisa chamada Apito Dourado? Ah! Mas isso não foi escândalo, pois não? Foi só uma pedra no sapato. Fala nos bilhetes… Esqueceu-se das viagens pagas aos árbitros? E as menin… frutas e saladas? O Benfica não é o único foco de corrupção no futebol nacional… Nem de longe nem de perto! Só não vê quem é fanático fundamentalista. e essas “pessoas” não interesam. Também pouco lhes interessa o futebol em si…
      Covido-o a consultar um blogue anti-portista (ou sportinguista) e se defrontar com acusações igualmente infundadas como esta (da notícia) e o “escândalo” que fala.

  3. Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia, sobretudo o Sporting que o diga com arbitragens escandalosas e tantos resultados duvidosos, o que duvido é que alguma vez tudo isto venha a ser posto em pratos limpos, se a justiça não funciona deveriam os clubes interessados boicotar os jogos com tal clube forçando assim a justiça a funcionar e estou certo que poucos alinhariam, compreende-se o porquê.

    • “Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia”. Claro!… Até dominavam quando o FCP foi campeão cinco anos seguidos… Dominavam quando o Sporting foi campeão com 17 penalties assinalados e o Jardel melhor marcador com 42 golos (sendo que foi ele, na maioria das vezes, o marcador dos penalties). Claro! “Eles” dominam tudo. Só os “outros” é que ganham de forma honesta… Como diriam os brasileiros: Ora… Vai-te catar!

  4. Por vontade propria o Antonio Costa como presidente da Camara de Lisboa tinha beneficiado em mais 4.7 milhoes de euros o Benfica

RESPONDER

Bruno de Caravalho e Mustafá saem em liberdade

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho e Mustafá, líder da claque Juventude Leonina, saíram esta quinta-feira em liberdade, sujeitos a apresentações diárias às autoridades, no âmbito da investigação ao ataque à academia de Alcochete. O tribunal …

França reage à falta de "decoro" de Trump. A diplomacia não se faz através de "tweets"

O governo francês apontou nesta quarta-feira a falta de decoro do Presidente norte-americano ao ter publicado via Twitter fortes críticas contra França no mesmo dia em que o país lembrava as vítimas dos atentados terroristas …

OE 2019. PSD vai apresentar propostas "com significado", mas não orçamento alternativo

O presidente do PSD afirmou nesta quarta-feira que o PSD apresentará na quinta-feira propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) "com significado" em áreas como interior, saúde, empresas ou fiscalidade, mas não …

"Irrito-me sim, senhor deputado". Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre Tancos

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu nesta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos. Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o …

Luz verde ao rascunho do Brexit. Onda de demissões abala Governo de May

O Governo britânico aprovou "coletivamente" o rascunho de acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas uma vaga de demissões está a abalar o Executivo de May. O Governo de Theresa May reuniu …

Fox News, apoiante declarada de Trump, apoia rival CNN em processo legal contra o Presidente

A apoiante declarada de Trump Fox News vai juntar-se à ação judicial movida pela sua rival CNN contra o Presidente norte-americano, para recuperar a credenciação de um dos seus jornalistas. A estação televisiva Fox News, apoiante …

Dois mexicanos foram queimados vivos devido a boato no WhatsApp

Dois indivíduos foram queimados vivos no México depois de uma mensagem que os acusava de raptarem e sequestrarem crianças. Mas tudo não passou de uma mensagem falsa. No dia 29 de agosto, Maura Cordero, dona de …

PCP quer alargar passes sociais a todo o território

O PCP apresenta, esta quinta-feira, uma proposta de alteração ao Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, que visa garantir a redução dos preços dos passes e o alargamento dos passes sociais a …

Governo quer vender reservas de urânio assim que houver "condições de mercado"

A produção nuclear está fora da agenda. Assim, o Governo diz que as reservas de urânio do país não são estratégicas e que pretende vendê-las "assim que houver condições de mercado". O Governo disse esta quarta-feira …

Homens apresentam mais traços autistas do que as mulheres

Coisas materiais e sistemas de organização atraem os homens, enquanto as mulheres preferem pessoas e emoções. É esta a conclusão de um estudo recente que realça as diferenças entre os dois sexos. A investigação, levada a …