O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Manuel de Almeida / Lusa

Luís Filipe Vieira

Emails revelados pelo blogue do “Mercado de Benfica” mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as “diferentes áreas do poder da indústria” do futebol português, incluindo o sistema de justiça.

Foi em 2012 que o Benfica terá assumido internamente o desafio de “reforçar e controlar” os”conselhos de arbitragem”, o “poder político”, os “meios de comunicação” e o “poder judicial”, segundo o blogue Mercado de Benfica.

A questão passou por uma reunião de quadros benfiquistas, realizada a 18 de Junho de 2012, em que essa mensagem foi passada na apresentação de um powerpoint.

A informação resulta de um novo conjunto de e-mails divulgados pelo blogue. Desta vez, incidindo no correio do administrador da SAD benfiquista Domingos Soares Oliveira, situado entre 2009 e 2012.

Foi em junho desse ano que Soares Oliveira e outros elementos da SAD trocaram correspondência sobre a apresentação a ser feita na reunião de quadros, que teve lugar no dia 18. O documento em powerpoint, estabeleceu,  além de metas desportivas e financeiras, “desafios” na “vertente externa”, que passariam por, em primeiro lugar, “definir e implementar uma estratégia coerente a cinco anos“.

Desses desafios a cinco anos, faziam parte o “reforço do controlo/influência nas diferentes áreas do poder na indústria”, o aumento da “influência/controlo sobre o poder”, nomeadamente, na “Federação e respetivos conselhos de arbitragem”, “poder político”, “meios de comunicação/media” e, por fim, “judicial”. A página terminou com a mensagem: “Conquistar capacidade de influência”.

O e-mails agora revelados mostram ainda indícios de que foi o próprio Benfica a pagar as despesas judiciais de dois funcionários da empresa de segurança “Prossegur”, envolvidos no chamado “caso do túnel”, em 2010.

No final do Benfica-FC Porto desse ano, os seguranças e cinco jogadores do clube nortenho envolveram-se em agressões. Os futebolistas, entre os quais Hulk, acabaram por ser condenados pelo Tribunal da Relação de Lisboa a penas de multa.

Segundo o Jornal de Notícias, uma coordenadora do SEF pediu dez bilhetes para o jogo Benfica-Marselha, em 2010, e o destinatário do email, João Queimado, encaminhou-o para Soares de Oliveira, com uma nota: “Como sei que o Benfica às vezes necessita de favores do SEF pode ser que dê jeito no futuro esta ajuda!!” Domingos deu o “OK”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora dá-se credibilidade a um blogue? Já não é mau (muito mau) dar credibilidade ao correio da manha, agora a um blogue… Ainda por cima ,anti-benfiquista!… O que estavam á espera que fosse publicado neste blogue? Que o Benfica ganhou os quatro campeonatos seguidos de forma justa? Pois é claro que não! Porque perdem tempo a dar atenção a “alguém” que ainda tem menos credibilidade que o CM (sendo que o CM não tem qualquer credibilidade).
    Mais uma não-notícia… Mas que chama, chama, não é?
    Não haverá por aí algum blogue anti-portista que “diga” e “fale” sobre as viagens, as saladas e as frutas. Talvez esse também tenha “credibilidade?

  2. Nada mau! Começaram (pelo menos…) em 1992 com o escandaloso caso de corrupção do árbitro inglês Howard King – http://violenciavermelha.blogspot.pt/2011/12/howard-king-benfica-e-fruta-de-dormir.html – e vão de «vento em popa»! Com as «toupeiras» a minar tudo e o próprio governo da «geringonça» (ou GERICOnsa?) subserviente, e até despudorado, a «pedir bilhetes»! Só resta saber se «bilhetes» não tem significado de código, como as «fotocópias» d0 «44».

    • Violência Vermelha… Outro blog com uma enorme credibilidade… Será que se esqueceu de uma coisa chamada Apito Dourado? Ah! Mas isso não foi escândalo, pois não? Foi só uma pedra no sapato. Fala nos bilhetes… Esqueceu-se das viagens pagas aos árbitros? E as menin… frutas e saladas? O Benfica não é o único foco de corrupção no futebol nacional… Nem de longe nem de perto! Só não vê quem é fanático fundamentalista. e essas “pessoas” não interesam. Também pouco lhes interessa o futebol em si…
      Covido-o a consultar um blogue anti-portista (ou sportinguista) e se defrontar com acusações igualmente infundadas como esta (da notícia) e o “escândalo” que fala.

  3. Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia, sobretudo o Sporting que o diga com arbitragens escandalosas e tantos resultados duvidosos, o que duvido é que alguma vez tudo isto venha a ser posto em pratos limpos, se a justiça não funciona deveriam os clubes interessados boicotar os jogos com tal clube forçando assim a justiça a funcionar e estou certo que poucos alinhariam, compreende-se o porquê.

    • “Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia”. Claro!… Até dominavam quando o FCP foi campeão cinco anos seguidos… Dominavam quando o Sporting foi campeão com 17 penalties assinalados e o Jardel melhor marcador com 42 golos (sendo que foi ele, na maioria das vezes, o marcador dos penalties). Claro! “Eles” dominam tudo. Só os “outros” é que ganham de forma honesta… Como diriam os brasileiros: Ora… Vai-te catar!

  4. Por vontade propria o Antonio Costa como presidente da Camara de Lisboa tinha beneficiado em mais 4.7 milhoes de euros o Benfica

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …