O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Manuel de Almeida / Lusa

Luís Filipe Vieira

Emails revelados pelo blogue do “Mercado de Benfica” mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as “diferentes áreas do poder da indústria” do futebol português, incluindo o sistema de justiça.

Foi em 2012 que o Benfica terá assumido internamente o desafio de “reforçar e controlar” os”conselhos de arbitragem”, o “poder político”, os “meios de comunicação” e o “poder judicial”, segundo o blogue Mercado de Benfica.

A questão passou por uma reunião de quadros benfiquistas, realizada a 18 de Junho de 2012, em que essa mensagem foi passada na apresentação de um powerpoint.

A informação resulta de um novo conjunto de e-mails divulgados pelo blogue. Desta vez, incidindo no correio do administrador da SAD benfiquista Domingos Soares Oliveira, situado entre 2009 e 2012.

Foi em junho desse ano que Soares Oliveira e outros elementos da SAD trocaram correspondência sobre a apresentação a ser feita na reunião de quadros, que teve lugar no dia 18. O documento em powerpoint, estabeleceu,  além de metas desportivas e financeiras, “desafios” na “vertente externa”, que passariam por, em primeiro lugar, “definir e implementar uma estratégia coerente a cinco anos“.

Desses desafios a cinco anos, faziam parte o “reforço do controlo/influência nas diferentes áreas do poder na indústria”, o aumento da “influência/controlo sobre o poder”, nomeadamente, na “Federação e respetivos conselhos de arbitragem”, “poder político”, “meios de comunicação/media” e, por fim, “judicial”. A página terminou com a mensagem: “Conquistar capacidade de influência”.

O e-mails agora revelados mostram ainda indícios de que foi o próprio Benfica a pagar as despesas judiciais de dois funcionários da empresa de segurança “Prossegur”, envolvidos no chamado “caso do túnel”, em 2010.

No final do Benfica-FC Porto desse ano, os seguranças e cinco jogadores do clube nortenho envolveram-se em agressões. Os futebolistas, entre os quais Hulk, acabaram por ser condenados pelo Tribunal da Relação de Lisboa a penas de multa.

Segundo o Jornal de Notícias, uma coordenadora do SEF pediu dez bilhetes para o jogo Benfica-Marselha, em 2010, e o destinatário do email, João Queimado, encaminhou-o para Soares de Oliveira, com uma nota: “Como sei que o Benfica às vezes necessita de favores do SEF pode ser que dê jeito no futuro esta ajuda!!” Domingos deu o “OK”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora dá-se credibilidade a um blogue? Já não é mau (muito mau) dar credibilidade ao correio da manha, agora a um blogue… Ainda por cima ,anti-benfiquista!… O que estavam á espera que fosse publicado neste blogue? Que o Benfica ganhou os quatro campeonatos seguidos de forma justa? Pois é claro que não! Porque perdem tempo a dar atenção a “alguém” que ainda tem menos credibilidade que o CM (sendo que o CM não tem qualquer credibilidade).
    Mais uma não-notícia… Mas que chama, chama, não é?
    Não haverá por aí algum blogue anti-portista que “diga” e “fale” sobre as viagens, as saladas e as frutas. Talvez esse também tenha “credibilidade?

  2. Nada mau! Começaram (pelo menos…) em 1992 com o escandaloso caso de corrupção do árbitro inglês Howard King – http://violenciavermelha.blogspot.pt/2011/12/howard-king-benfica-e-fruta-de-dormir.html – e vão de «vento em popa»! Com as «toupeiras» a minar tudo e o próprio governo da «geringonça» (ou GERICOnsa?) subserviente, e até despudorado, a «pedir bilhetes»! Só resta saber se «bilhetes» não tem significado de código, como as «fotocópias» d0 «44».

    • Violência Vermelha… Outro blog com uma enorme credibilidade… Será que se esqueceu de uma coisa chamada Apito Dourado? Ah! Mas isso não foi escândalo, pois não? Foi só uma pedra no sapato. Fala nos bilhetes… Esqueceu-se das viagens pagas aos árbitros? E as menin… frutas e saladas? O Benfica não é o único foco de corrupção no futebol nacional… Nem de longe nem de perto! Só não vê quem é fanático fundamentalista. e essas “pessoas” não interesam. Também pouco lhes interessa o futebol em si…
      Covido-o a consultar um blogue anti-portista (ou sportinguista) e se defrontar com acusações igualmente infundadas como esta (da notícia) e o “escândalo” que fala.

  3. Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia, sobretudo o Sporting que o diga com arbitragens escandalosas e tantos resultados duvidosos, o que duvido é que alguma vez tudo isto venha a ser posto em pratos limpos, se a justiça não funciona deveriam os clubes interessados boicotar os jogos com tal clube forçando assim a justiça a funcionar e estou certo que poucos alinhariam, compreende-se o porquê.

    • “Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia”. Claro!… Até dominavam quando o FCP foi campeão cinco anos seguidos… Dominavam quando o Sporting foi campeão com 17 penalties assinalados e o Jardel melhor marcador com 42 golos (sendo que foi ele, na maioria das vezes, o marcador dos penalties). Claro! “Eles” dominam tudo. Só os “outros” é que ganham de forma honesta… Como diriam os brasileiros: Ora… Vai-te catar!

  4. Por vontade propria o Antonio Costa como presidente da Camara de Lisboa tinha beneficiado em mais 4.7 milhoes de euros o Benfica

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …