O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Manuel de Almeida / Lusa

Luís Filipe Vieira

Emails revelados pelo blogue do “Mercado de Benfica” mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as “diferentes áreas do poder da indústria” do futebol português, incluindo o sistema de justiça.

Foi em 2012 que o Benfica terá assumido internamente o desafio de “reforçar e controlar” os”conselhos de arbitragem”, o “poder político”, os “meios de comunicação” e o “poder judicial”, segundo o blogue Mercado de Benfica.

A questão passou por uma reunião de quadros benfiquistas, realizada a 18 de Junho de 2012, em que essa mensagem foi passada na apresentação de um powerpoint.

A informação resulta de um novo conjunto de e-mails divulgados pelo blogue. Desta vez, incidindo no correio do administrador da SAD benfiquista Domingos Soares Oliveira, situado entre 2009 e 2012.

Foi em junho desse ano que Soares Oliveira e outros elementos da SAD trocaram correspondência sobre a apresentação a ser feita na reunião de quadros, que teve lugar no dia 18. O documento em powerpoint, estabeleceu,  além de metas desportivas e financeiras, “desafios” na “vertente externa”, que passariam por, em primeiro lugar, “definir e implementar uma estratégia coerente a cinco anos“.

Desses desafios a cinco anos, faziam parte o “reforço do controlo/influência nas diferentes áreas do poder na indústria”, o aumento da “influência/controlo sobre o poder”, nomeadamente, na “Federação e respetivos conselhos de arbitragem”, “poder político”, “meios de comunicação/media” e, por fim, “judicial”. A página terminou com a mensagem: “Conquistar capacidade de influência”.

O e-mails agora revelados mostram ainda indícios de que foi o próprio Benfica a pagar as despesas judiciais de dois funcionários da empresa de segurança “Prossegur”, envolvidos no chamado “caso do túnel”, em 2010.

No final do Benfica-FC Porto desse ano, os seguranças e cinco jogadores do clube nortenho envolveram-se em agressões. Os futebolistas, entre os quais Hulk, acabaram por ser condenados pelo Tribunal da Relação de Lisboa a penas de multa.

Segundo o Jornal de Notícias, uma coordenadora do SEF pediu dez bilhetes para o jogo Benfica-Marselha, em 2010, e o destinatário do email, João Queimado, encaminhou-o para Soares de Oliveira, com uma nota: “Como sei que o Benfica às vezes necessita de favores do SEF pode ser que dê jeito no futuro esta ajuda!!” Domingos deu o “OK”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Agora dá-se credibilidade a um blogue? Já não é mau (muito mau) dar credibilidade ao correio da manha, agora a um blogue… Ainda por cima ,anti-benfiquista!… O que estavam á espera que fosse publicado neste blogue? Que o Benfica ganhou os quatro campeonatos seguidos de forma justa? Pois é claro que não! Porque perdem tempo a dar atenção a “alguém” que ainda tem menos credibilidade que o CM (sendo que o CM não tem qualquer credibilidade).
    Mais uma não-notícia… Mas que chama, chama, não é?
    Não haverá por aí algum blogue anti-portista que “diga” e “fale” sobre as viagens, as saladas e as frutas. Talvez esse também tenha “credibilidade?

  2. Nada mau! Começaram (pelo menos…) em 1992 com o escandaloso caso de corrupção do árbitro inglês Howard King – http://violenciavermelha.blogspot.pt/2011/12/howard-king-benfica-e-fruta-de-dormir.html – e vão de «vento em popa»! Com as «toupeiras» a minar tudo e o próprio governo da «geringonça» (ou GERICOnsa?) subserviente, e até despudorado, a «pedir bilhetes»! Só resta saber se «bilhetes» não tem significado de código, como as «fotocópias» d0 «44».

    • Violência Vermelha… Outro blog com uma enorme credibilidade… Será que se esqueceu de uma coisa chamada Apito Dourado? Ah! Mas isso não foi escândalo, pois não? Foi só uma pedra no sapato. Fala nos bilhetes… Esqueceu-se das viagens pagas aos árbitros? E as menin… frutas e saladas? O Benfica não é o único foco de corrupção no futebol nacional… Nem de longe nem de perto! Só não vê quem é fanático fundamentalista. e essas “pessoas” não interesam. Também pouco lhes interessa o futebol em si…
      Covido-o a consultar um blogue anti-portista (ou sportinguista) e se defrontar com acusações igualmente infundadas como esta (da notícia) e o “escândalo” que fala.

  3. Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia, sobretudo o Sporting que o diga com arbitragens escandalosas e tantos resultados duvidosos, o que duvido é que alguma vez tudo isto venha a ser posto em pratos limpos, se a justiça não funciona deveriam os clubes interessados boicotar os jogos com tal clube forçando assim a justiça a funcionar e estou certo que poucos alinhariam, compreende-se o porquê.

    • “Há quantos anos já eles dominam o mundo do futebol cá pela aldeia”. Claro!… Até dominavam quando o FCP foi campeão cinco anos seguidos… Dominavam quando o Sporting foi campeão com 17 penalties assinalados e o Jardel melhor marcador com 42 golos (sendo que foi ele, na maioria das vezes, o marcador dos penalties). Claro! “Eles” dominam tudo. Só os “outros” é que ganham de forma honesta… Como diriam os brasileiros: Ora… Vai-te catar!

  4. Por vontade propria o Antonio Costa como presidente da Camara de Lisboa tinha beneficiado em mais 4.7 milhoes de euros o Benfica

RESPONDER

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …

Autarca que engoliu prova começa a ser julgado (com actores chamados a tribunal)

O antigo-vice-presidente da Câmara de Portimão, Luís Carito, começa nesta terça-feira a ser julgado, depois de ter engolido uma alegada prova dos crimes relacionados com o projecto que visava tornar a cidade algarvia na "Meca …