“Benfica está acima da lei.” Governantes terão feito pressões para beneficiar o clube

Pedro Nunes / Lusa

O Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues

A agenda do antigo presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Baganha, terá anotações de declarações que terão sido feitas pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e pelo secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, que indiciam eventuais pressões para beneficiar o Benfica.

O SLB está acima da lei. Nós não podemos tratar todos os clubes de igual modo. O SLB tem mais adeptos do que a população de alguns países”. Esta será uma das anotações da agenda de Baganha, conforme transcreve o Correio da Manhã (CM), realçando que a declaração é imputada pelo ex-presidente do IPDJ ao ministro da Educação.

Tiago Brandão Rodrigues terá dito aquelas palavras em 2017, numa conversa com João Paulo Rebelo e Baganha num hotel em Caminha, no âmbito da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, como destaca o CM.



As declarações terão sido testemunhadas por dois responsáveis do IPDJ, “um director de serviços e um chefe de divisão”, vinca o mesmo jornal.

A alegada conversa terá surgido numa altura em que o Benfica corria o risco de ser sancionado com jogos à porta fechada devido ao incumprimento de regras de segurança no Estádio da Luz.

“Mas você pensa que alguma vez o SLB vai deixar de jogar no seu Estádio, mesmo com aquela notificação”, terá afirmado o secretário de Estado do Desporto na mesma conversa, conforme o que Baganha apontou na sua agenda.

O Ministério Público está já na posse da agenda do ex-presidente do IPDJ, ainda segundo o CM.

Baganha confirma “pressões”

“Confirmo as pressões que foram sobre mim exercidas e que constam do processo que está a decorrer”, refere Baganha ao jornal.

O gabinete do ministro da Educação assegura que “as referidas afirmações são desprovidas de sentido, pelo que a denúncia também não tem qualquer sentido ou fundamento“, conforme fonte oficial ouvida pelo CM, vincando ainda que “nada nem ninguém está acima da lei” e que “os clubes têm de cumprir com as determinações legais que lhes forem atribuídas”.

Notando não ter “conhecimento de qualquer processo em curso”, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues afiança que o seu ministério e o secretário de Estado do Desporto “colaborarão sempre com as autoridades e instâncias superiores”.

Baganha saiu da presidência do IPDJ em 2018, um ano antes de terminar o seu mandato. Ele terá sido demitido pelo secretário de Estado do Desporto que alegou, contudo, que a saída foi decidida em concordância pelos dois.

Em Setembro de 2018, Baganha foi à Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, no Parlamento, para explicar a sua saída do IPDJ, falando de “pressões” e de “ambientes estranhos”.

“O secretário de Estado enviou por SMS o telemóvel do advogado do Benfica para a minha colega do Conselho Directivo para que fosse resolvido o processo de interdição do Estádio da Luz em Julho de 2017 e fê-lo de uma forma… com impulsividade“, notou, na altura, Baganha.

O Ministério Público está, neste momento, a investigar o actual presidente do IPDJ, Vítor Pataco, suspeitando que favoreceu o Benfica no processo aberto contra o clube devido ao apoio às suas claques, No Name Boys e Diabos Vermelhos, que não estão legalizadas.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Se isto for verdade, o que não espantaria ninguém, só resta ao ministro da Educação a demissão. Pois que grande exemplo de ministro e de educação, dobrar a cerviz e prestar vassalagem a um clube de futebol!

  2. Os casos relacionados com o Benfica são cada vez mais e mais evidentes, qualquer normal cidadão se apercebe do favoritismo e pior ainda, segundo consta dos subornos a árbitros, clubes e jogadores, portanto o Benfica é apenas uma fonte de descrédito do desporto em Portugal, por este caminhar serão os próprios os coveiros de um desporto que se desejaria saudável e justo. Qualquer dia quem não for do Benfica será discriminado em qualquer repartição pública do país. Jamais se fará por cá justiça, se não houver um organismo internacional que ponha cobro a isto tudo iremos de mal a pior.

    • Os “casos” destes últimos dias são de partir o coco a rir de tanta absurdidade, tal como este cuja a introdução começa “Augusto Baganha, terá anotações de declarações que terão sido feitas pelo ministro da Educação” de salientar o ” terá” e “terão” ou seja Este grande caso de justiça baseia-se num fulano ressabiado por ter perdido o poleiro com supostas anotações que valem o que valem visto poderem ter sido escritas e pensadas por ele, e para dar ainda mais alarido ou visibilidade meteu um membro do governo ao barulho. Sinceramente qualquer jurista estagiário vé que isto não tem o mínimo de provas e credibilidade. Sem duvida que há podridão nos Clubes de futebol mas parem com a palha para burro comer e apresentem provas concretas e fundamentadas.

      • Nem todos os casos são fundamentados em apontamentos de agenda. Mas percebo que seja mais cómodo tomar o todo pela parte. Quanto a este caso, não é preciso ser muito esperto para perceber que a impunidade das claques do Benfica nos últimos anos tem de ter uma razão. Se, quando apedrejaram o autocarro tivessem matado meia dúzia de jogadores, talvez agora estivesse mais preocupado com a questão moral do assunto e menos atento à solidez das provas.

  3. Futebol em Portugal a muito tempo foi destroido. Quando se ve arbitro a beneficiar os mesmos ta tudo dito….. eu no passado ate era fa do futebol, hoje nao nem ve-lo…’e uma vergonha….

  4. Na época do Apito Dourado, os adeptos de futebol dos restantes clubes acusaram (e bem) os adeptos do FCP de preferirem assobiar para o lado. Agora, é a vez dos adeptos do SLB enfiarem a cabeça na areia e negarem as evidencias.

    Assisti a discussões na época do Apito Dourado, de adeptos do SLB dizerem que se aquilo fosse no seu clube «rasgavam o cartão de sócio!». É difícil lembrar-me das discussões, conhecer os participantes e não rir cá com os meus botões.

    Não vejo Futebol (TV). Não leio futebol (jornais)l. Não ouço futebol (rádio). Em suma, não dou para este peditório mas é: Caricato! Triste! Desanimador! ver os meus compatriotas venderem a alma a uma camisola, seja ela da cor que for.

    Tenham vergonha!

    • Caro AT, como benfiquista, não me sinto envergonhado e sim repugnado com tantos processos – reais ou inventados . e nenhuma acusação. Como benfiquista quero e exijo a verdade,l estou fartíssimo da intoxicação da comunicação nazi. Este é mais caso de um indivíduo que ou é um mentiroso ou não tem dignidade. Vejamos, o ministro terá proferido esta barbaridade em Julho/2017 e o Augusto Baganha foi demitido em Agosto/2018. A pergunta é óbvia: porque não se demitiu Augusto Baganha depois de escutar uma barbaridade destas. antes de ser demitido um ano depois? Mais, alguém – mentalmente saudável – acredita que um ministro tivesse proferido a afirmação referida perante um comissário político (ainda que insignificante) do PSD? Mais, quando foi demitido em Agosto/2018, Augusto Baganha justifica a sua demissão com o facto de “não ter cedido a pressões de vários clubes” e agora diz que nunca foi pressionado, excepto pelo Benfica e logo através da tutela, ministro e secretário de estado? Aqueles que lhe pagavam e deixaram de pagar?

  5. É só ladrões e vigaristas. O país está literalmente a saque. Vejam o hidrogénio, o lítio, as galambadas, o 44, o armamento do exército, os submarinos, os kamov, o siresp,…

RESPONDER

"Alguma vez foi fácil?" Catarina Martins diz que Governo "tem pouca vontade" de discutir temas concretos

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta terça-feira que o Governo socialista “tem pouca vontade” de discutir questões concretas nas negociações do Orçamento do Estado para 2022, insistindo na necessidade de debater …

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …