Benfica distribuía bilhetes pelo Governo, Finanças e até pelos Tribunais

António Cotrim / Lusa

De chefes de gabinetes de ministros a funcionários de tribunais e das Finanças, há uma teia de “cunhas” por bilhetes do Benfica e até um juiz a pedir um patrocínio para um filme. São novas revelações no âmbito do chamado caso dos emails.

Segundo detalhes revelados esta segunda-feira pela revista Sábado sobre os emails que têm sido divulgados pelo blogue Mercadodebenficapolvo, há figuras dos Serviços de Finanças, de gabinetes de ministros e até funcionários judiciais a pedir bilhetes para jogos do Benfica, suspeitando-se de uma alegada troca de favores prestados ao clube.

A publicação relata, nomeadamente, o caso do juiz Nuno Salpico, sublinhando que este tinha julgado “um processo cível que opunha o Benfica à Britalar, empresa do presidente do Sp. Braga, António Salvador”, que acabou com “um acordo extra-judicial”.

Num email trocado com um advogado do Benfica, Pedro Garcia Correia, da sociedade “Correia, Seara, Caldas, Associados” (CSCA), Nuno Salpico surge a pedir patrocínio para um filme sobre D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, revela a Sábado.

O juiz menciona uma cena do filme dedicada a um jogo de futebol, “escassas horas antes da Batalha de Aljubarrota”, frisando que nesse momento, com o patrocínio do Benfica, pode estar, “quem sabe, a génese de um Benfica grande“, caso “seja possível a participação dos craques do Benfica”.

Outro caso incide sobre um alegado funcionário judicial do Tribunal de Guimarães, identificado como Júlio Loureiro, que enviou, a 10 de Novembro de 2016, um email a Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, com uma notificação judicial para a audição do treinador Rui Vitória, como testemunha, num processo na Cidade-Berço.

“Para conhecimento antecipado, dado ser uma data que antecede a viagem à Turquia, remeto-lhe cópia de uma notificação para Rui Vitória. Agradeço discrição quanto ao assunto uma vez que nem sequer é da minha secção, ok?”, escreve esse funcionário judicial no email citado pela Sábado.

Esse funcionário judicial de Guimarães constará da lista das “cunhas” por bilhetes para jogos do Benfica, tal como o antigo delegado da Liga, Nuno Cabral, que é suspeito de passar ao Benfica informação privilegiada desta entidade.

Também a ex-chefe de gabinete do antigo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá pedido três bilhetes, através do chefe de gabinete do então secretário de Estado do Desporto e Juventude.

Há ainda pedidos de funcionários dos Serviços de Finanças 5 de Lisboa, segundo os emails consultados pela Sábado.

Recentemente, Mário Centeno foi alvo de um inquérito do Ministério Público depois de se saber que, através do seu gabinete no Ministério das Finanças, tinha pedido bilhetes para si e para o filho, para assistir a um jogo do Benfica, na tribuna VIP do Estádio da Luz.

O inquérito em causa foi arquivado pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, “por inexistência de crime” por parte do ministro das Finanças.

“Realizado o inquérito, recolhida a prova documental e pessoal necessária ao apuramento dos factos, o MP concluiu pela não verificação do crime de obtenção de vantagem indevida ou qualquer outro, uma vez que as circunstâncias concretas eram suscetíveis de configurar a adequação social e política própria da previsão legal“, adianta a PGDL.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. agora a pide passou para o sabado e a cmtv!!!!! ja sabiamos que a geringonça nao aumenta impostos … decreta taxas e mais taxas, agora sabemos que delegou a certos orgaos de informaçao os servicos da antiga pide.. com os mesmos metodos e ainda nao se sabe se os mesmos efeitos.
    a geringonça caiu no descredito total… so é pena alguns benficistas da tv ainda continuarem adeptos desta escumalha… nao é nuno martins e friends….????
    esta devassa da nova pide ao benfica possa ter o condao de fazer com que certos geringonceiros do clube…. deixem de aparecer a defender a seita que nos desgoverna.

  2. A revista Sábado é mais um antro de jornalistas mafiosos iguais aos da CMTV, do Porto Canal e do Sporting TV juntaram-se todos para tentar derrubar o Benfica, este ano é o vale tudo reuniram-se em força contra uma força maior que é o Tetra Campeão Benfica, não é com investigações da treta que não interessam a ninguém nem provam coisa alguma, que vão conseguir titulos, este ano e mais uma vez o titulo é nosso é rumo ao Penta rumo ao 37.o que não nos mata torna-nos mais fortes.

  3. Eu sou adepto do Benfica mas isto cheira bastante a esturro. Pior é que é bem possível que o sistema de justiça esteja envolvido neste caso. É um erro muito grande para qualquer país ter uma justiça que o povo não confia.

  4. Como é que alguem com um filho de 6 anos pode explicar se as grandes máfias Yakuza, Cosa nostra, Colombiana, Russa, Yardie, FIFA, FCP, SCP ou SLB são tudo a mesma coisa ou existe diferenças?

  5. O segredo de justiça em Portugal é uma treta,
    Assim como o estado de direito é uma treta, só ao alcance de quem tem poder ou guito.
    Taxas de justiça exorbitantes que são uma denegação do acesso ao direito, violações do segredo de justiça também o são, ainda mais quando toda a gente sabe qual a origem das fugas.
    Como é possível cometerem-se diariamente e em directo crimes de violação de correspondência privada em total impunidade?
    Enquanto cidadão cada vez mais desacredito nas instituições que gerem e coordenam a nossa vida comum.
    Vivemos a época da alcovitice, e para alguns isso é que é importante porque nada mais conseguem oferecer que um lamaçal permanente.

  6. Consoante mais notícias vão surgindo mais se confirma a enormidade do polvo vermelho e o seu à vontade com que se manobra em território nacional, vamos ver até que ponto as coisas ficarão clarificadas e suas consequências, uma coisa é certo nada disto dignifica o desporto e muito menos o clube envolvido!.

  7. A cada notícia sobre este tema lá vêm os do costume, os acólitos doridos, cheios de ais e uis sobre minundências, em vez de se preocuparem com o cerne da questão: a corrupção instituída como forma de ser e de estar do benfica.
    Tais comentários demonstram bem a qualidade de cidadãos e do país que temos. Para tantas mentes toldadas pela clubite vermelhusca, está tudo bem, é perfeitamente normal, e por mais que a corrupção esteja à vista de todos, e que esquemas mafiosos sejam desmascarados diariamente, teimam em não querer encarar os factos.
    Mas está tudo bem com estas pessoas? Claramente não, já perderam toda a racionalidade. Como numa seita, só quem está de fora é que percebe o quão dementes e perigosas são estas pessoas. Seita que é um cancro na nossa sociedade, seita que grassa no meio do compadrio, arranjinhos, corrupção e dissimulação.
    Meus caros, cresçam e sejam mais responsáveis e honestos, pois quem defende a bandalheira e o vale tudo, são apenas os bandalhos.

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …