Benfica distribuía bilhetes pelo Governo, Finanças e até pelos Tribunais

António Cotrim / Lusa

De chefes de gabinetes de ministros a funcionários de tribunais e das Finanças, há uma teia de “cunhas” por bilhetes do Benfica e até um juiz a pedir um patrocínio para um filme. São novas revelações no âmbito do chamado caso dos emails.

Segundo detalhes revelados esta segunda-feira pela revista Sábado sobre os emails que têm sido divulgados pelo blogue Mercadodebenficapolvo, há figuras dos Serviços de Finanças, de gabinetes de ministros e até funcionários judiciais a pedir bilhetes para jogos do Benfica, suspeitando-se de uma alegada troca de favores prestados ao clube.

A publicação relata, nomeadamente, o caso do juiz Nuno Salpico, sublinhando que este tinha julgado “um processo cível que opunha o Benfica à Britalar, empresa do presidente do Sp. Braga, António Salvador”, que acabou com “um acordo extra-judicial”.

Num email trocado com um advogado do Benfica, Pedro Garcia Correia, da sociedade “Correia, Seara, Caldas, Associados” (CSCA), Nuno Salpico surge a pedir patrocínio para um filme sobre D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, revela a Sábado.

O juiz menciona uma cena do filme dedicada a um jogo de futebol, “escassas horas antes da Batalha de Aljubarrota”, frisando que nesse momento, com o patrocínio do Benfica, pode estar, “quem sabe, a génese de um Benfica grande“, caso “seja possível a participação dos craques do Benfica”.

Outro caso incide sobre um alegado funcionário judicial do Tribunal de Guimarães, identificado como Júlio Loureiro, que enviou, a 10 de Novembro de 2016, um email a Paulo Gonçalves, assessor jurídico do Benfica, com uma notificação judicial para a audição do treinador Rui Vitória, como testemunha, num processo na Cidade-Berço.

“Para conhecimento antecipado, dado ser uma data que antecede a viagem à Turquia, remeto-lhe cópia de uma notificação para Rui Vitória. Agradeço discrição quanto ao assunto uma vez que nem sequer é da minha secção, ok?”, escreve esse funcionário judicial no email citado pela Sábado.

Esse funcionário judicial de Guimarães constará da lista das “cunhas” por bilhetes para jogos do Benfica, tal como o antigo delegado da Liga, Nuno Cabral, que é suspeito de passar ao Benfica informação privilegiada desta entidade.

Também a ex-chefe de gabinete do antigo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, terá pedido três bilhetes, através do chefe de gabinete do então secretário de Estado do Desporto e Juventude.

Há ainda pedidos de funcionários dos Serviços de Finanças 5 de Lisboa, segundo os emails consultados pela Sábado.

Recentemente, Mário Centeno foi alvo de um inquérito do Ministério Público depois de se saber que, através do seu gabinete no Ministério das Finanças, tinha pedido bilhetes para si e para o filho, para assistir a um jogo do Benfica, na tribuna VIP do Estádio da Luz.

O inquérito em causa foi arquivado pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, “por inexistência de crime” por parte do ministro das Finanças.

“Realizado o inquérito, recolhida a prova documental e pessoal necessária ao apuramento dos factos, o MP concluiu pela não verificação do crime de obtenção de vantagem indevida ou qualquer outro, uma vez que as circunstâncias concretas eram suscetíveis de configurar a adequação social e política própria da previsão legal“, adianta a PGDL.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. agora a pide passou para o sabado e a cmtv!!!!! ja sabiamos que a geringonça nao aumenta impostos … decreta taxas e mais taxas, agora sabemos que delegou a certos orgaos de informaçao os servicos da antiga pide.. com os mesmos metodos e ainda nao se sabe se os mesmos efeitos.
    a geringonça caiu no descredito total… so é pena alguns benficistas da tv ainda continuarem adeptos desta escumalha… nao é nuno martins e friends….????
    esta devassa da nova pide ao benfica possa ter o condao de fazer com que certos geringonceiros do clube…. deixem de aparecer a defender a seita que nos desgoverna.

  2. A revista Sábado é mais um antro de jornalistas mafiosos iguais aos da CMTV, do Porto Canal e do Sporting TV juntaram-se todos para tentar derrubar o Benfica, este ano é o vale tudo reuniram-se em força contra uma força maior que é o Tetra Campeão Benfica, não é com investigações da treta que não interessam a ninguém nem provam coisa alguma, que vão conseguir titulos, este ano e mais uma vez o titulo é nosso é rumo ao Penta rumo ao 37.o que não nos mata torna-nos mais fortes.

  3. Eu sou adepto do Benfica mas isto cheira bastante a esturro. Pior é que é bem possível que o sistema de justiça esteja envolvido neste caso. É um erro muito grande para qualquer país ter uma justiça que o povo não confia.

  4. Como é que alguem com um filho de 6 anos pode explicar se as grandes máfias Yakuza, Cosa nostra, Colombiana, Russa, Yardie, FIFA, FCP, SCP ou SLB são tudo a mesma coisa ou existe diferenças?

  5. O segredo de justiça em Portugal é uma treta,
    Assim como o estado de direito é uma treta, só ao alcance de quem tem poder ou guito.
    Taxas de justiça exorbitantes que são uma denegação do acesso ao direito, violações do segredo de justiça também o são, ainda mais quando toda a gente sabe qual a origem das fugas.
    Como é possível cometerem-se diariamente e em directo crimes de violação de correspondência privada em total impunidade?
    Enquanto cidadão cada vez mais desacredito nas instituições que gerem e coordenam a nossa vida comum.
    Vivemos a época da alcovitice, e para alguns isso é que é importante porque nada mais conseguem oferecer que um lamaçal permanente.

  6. Consoante mais notícias vão surgindo mais se confirma a enormidade do polvo vermelho e o seu à vontade com que se manobra em território nacional, vamos ver até que ponto as coisas ficarão clarificadas e suas consequências, uma coisa é certo nada disto dignifica o desporto e muito menos o clube envolvido!.

  7. A cada notícia sobre este tema lá vêm os do costume, os acólitos doridos, cheios de ais e uis sobre minundências, em vez de se preocuparem com o cerne da questão: a corrupção instituída como forma de ser e de estar do benfica.
    Tais comentários demonstram bem a qualidade de cidadãos e do país que temos. Para tantas mentes toldadas pela clubite vermelhusca, está tudo bem, é perfeitamente normal, e por mais que a corrupção esteja à vista de todos, e que esquemas mafiosos sejam desmascarados diariamente, teimam em não querer encarar os factos.
    Mas está tudo bem com estas pessoas? Claramente não, já perderam toda a racionalidade. Como numa seita, só quem está de fora é que percebe o quão dementes e perigosas são estas pessoas. Seita que é um cancro na nossa sociedade, seita que grassa no meio do compadrio, arranjinhos, corrupção e dissimulação.
    Meus caros, cresçam e sejam mais responsáveis e honestos, pois quem defende a bandalheira e o vale tudo, são apenas os bandalhos.

RESPONDER

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …

Novo partido da direita francesa quer o Frexit

O ex-número dois de Marine Le Pen desfiliou-se da Frente Nacional em setembro do ano passado e assumiu no domingo a liderança do recém-criado partido: Os Patriotas. Nasceram oficialmente no domingo mas já contam com 6500 …