Benfica celebra bicampeonato, festa acaba em violência

José Coelho / EPA

O Benfica conquistou o seu 34º título nacional, celebrando neste domingo o bicampeonato, mas a festa encarnada foi ensombrada pela violência. Em Guimarães, onde a equipa de Jorge Jesus empatou com o Vitória, sagrando-se contudo campeã, mas também em Lisboa, na Praça Marquês de Pombal, o centro dos festejos.

O Benfica, que há 31 anos não ganhava dois campeonatos seguidos, garantiu o seu 34º título nacional no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães. O empate do FC Porto, 1-1, em casa do Belenenses, em jogo da penúltima jornada da I Liga de futebol, entregou o título nacional aos encarnados.

No Porto, os adeptos do Benfica concentraram-se no aeroporto Sá Carneiro para aguardar e saudar os novos campeões nacionais de futebol, em trânsito para Lisboa num voo fretado, onde milhares de adeptos do Benfica inundaram a Praça Marquês de Pombal para festejar em apoteose a conquista do bicampeonato.

No entanto, registaram-se escaramuças que levaram à atuação da PSP na Marquês de Pombal, nomeadamente do corpo de intervenção, contra os quais foram arremessadas garrafas, pedras e outros objetos.

Também em Guimarães se verificaram incidentes, nomeadamente com uma intervenção policial violenta de agentes do Corpo de Intervenção da PSP sobre um adepto do Benfica e o seu pai idoso à frente dos filhos menores do primeiro.

O adepto conta ao Jornal de Notícias que “só estava a dar água aos filhos” quando os agentes lhes perguntaram o que estavam “ali a fazer”. “Expliquei e aconteceu aquilo que todos viram”, refere ainda o adepto que vai ser ouvido no Tribunal de Guimarães nesta segunda-feira.

As imagens foram divulgadas pela CMTV e o vídeo está já a ser analisado pela PSP.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ganharam?!
    Parabéns, é porque foram melhores!
    A festa acabou em violência?!
    Não é de estranhar e pessoalmente sei o que essa gente vale.
    O ADN não mente!
    Em miúdo, tinha eu 8 anos, fui esperado e sovado por dois primos – um marmanjo de 13 e a sua prima também de 13 – na segunda-feira seguinte ao FCP 4 – 0 Benfica em que o Lemos marcou 4 golos…
    Até nem sou adepto do FCPorto e na altura limitei-me a festejar com um amigo do meu pai, que esse sim era adepto do FCP.
    Para a vida guardei um registo de violência como sendo a cultura de marca e forma como os Essiobês vivem e melhor sabem reagir!…
    O ADN não mente… portanto, nada e novo na nossa cultura.

  2. ???? O que é que este andrade ladrou?
    Sou do SPORTING mas prefiro que sejam os meus vizinhos a ganharem aos pseudo gajos do “norte”…
    Defeitos todos temos, mas há defeitos que NÃO SE PODEM TER!
    E os FÊ-CÊ-PÊS nem ganhar sabem… Quanto mais perder!

    • Se fosses tu a levar a sova, não dirias que os teus agressores têm defeitos!
      Não sou adepto do FCPorto mas tenho entre eles mais amigos e respeito que no meu pp clube!
      Jamais algum adepto do FCPorto foi malcriado ou violento para comigo ou com a minha família.
      Se preferes os gajos do sul aos do norte, faz bom proveito – eu prefiro gajas!
      Tu não és do Sporting, tu é uma criatura cheia de esterco e de ódio.
      Pelo teu comentário deu para perceber que não usas a inteligência e só percebeste uma pequena parte do conteúdo!
      Sportinguista sou eu, e infelizmente vou concluindo que no meu clube também há um número cada vez maior de energúmenos… onde a diferença para os de outros clubes se limita apenas às cores das camisolas

  3. Bonito espectáculo, não haja duvida!…
    Mas, do negócio do futebol (e dos atrasados mentais fanáticos), não se pode esperar boa coisa…
    É uma tristeza (como nas religiões), as “pessoas” não terem capacidade para pensar!…
    E, já chega de apoios estatais para o “futebol” que não passa de um negócio “manhoso” cheio de escumalha desde os presidentes aos adeptos!!!

  4. A violência gratuita é sempre condenavel seja de quem fôr mas os casos mais mediaticos e conhecidos são-no sem duvida a Sul do Porto.
    Agora temos uma malta enfurecida com a PSP por ter ao que as imagens mostram exagerado na sua actuação mas também não creio na “candura” do agredido pois inicialmente ao ser interpelado, tudo parecia calmo mas……. foi o que se viu e na realidade este senhor ao saber das confusões que estas situações têm, infelizmente não devia ter levado os miudos pois sabe-se que em Guimarães seja com que clube fôr, há sempre zaragata e depois dos comentários estupidos daquele que se intitula “papaandrades” até nem seria mau se também lhe aplicassem umas boas bastonadas. Chega de impropérios e portem-se como gente. Também para acicatar ainda mais as coisas, vi o CMTV durante quase mais hora a repetir as imagens das cenas lamentáveis que ocorreram e que firmemente condeno violência gratuita seja de quem fôr mas………..espero que estes malfeitores que tanto querem desrespeitar a PSP, quando se virem aflitos não chamem ” ó da guarda”. Parece ter havido força desproporcional mas cenas cmo estas ao lado das Turquias,Gregos e quejandos, são brincadeiras de crianças. Força PSP, com regras mas mantenham a segurança das pessoas e dos bens pois se estes meninos ofendidos tivessem como se vê noutras paragens os seus bens destruidos em Lisboa por exemplo e feridos aos centos então outro galo cantaria mas como foi em Lisboa , tudo vale. Façam o favôr de serem felizes e juizinho nessas cabeças.

RESPONDER

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …

Livre não aplica sanção a Joacine, mas condena declarações da deputada

O Livre decidiu não aplicar qualquer sanção disciplinar a Joacine Katar Moreira no seguimento do conflito entre Direção e deputada que surgiu após a polémica abstenção num voto no parlamento sobre uma investida israelita na …

Rio alerta para "claro divórcio entre a sociedade portuguesa e os partidos políticos"

O presidente do PSD, Rui Rio, disse ontem, em Paredes, no distrito do Porto, haver "um divórcio entre a sociedade e os partidos", defendendo que só uma maior "abertura" das estruturas às "pessoas" pode inverter …

Megaoperação de combate à pedofilia detém mais de 30 pessoas

Mais de 30 pessoas foram detidas em onze países no âmbito de uma megaoperação de combate à pornografia infantil realizada pela Europol e pela polícia nacional de Espanha, país onde foram presos mais de metade …

Grandes hotéis acusados de ignorar tráfico sexual. Queixa em grupo relata casos de 13 mulheres

Uma ação judicial deu entrada segunda-feira em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos (EUA), com vários grandes grupos hoteleiros a serem acusados de lucrar com o tráfico sexual, ignorando os crimes e os danos nas vítimas. Segundo …

Líder da Birmânia, Suu Kyi, vai a Haia defender o país de acusação de genocídio

A líder birmanesa Aung San Suu Kyi decidiu comparecer perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para defender o seu país da acusação de genocídio contra a minoria muçulmana rohingya, durante uma audiência de três …

Impeachment. Democratas preparam-se para avançar com duas acusações formais contra Trump

Os democratas estarão a planear apresentar esta terça-feira dois artigos de impeachment que acusam Donald Trump de abuso de poder e obstrução do Congresso. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, o Comité …

Esquema de venda de droga na darkweb. Fortuna em bitcoins fica nas mãos do Estado

Pedro e Rita vendiam droga para todo o mundo na darkweb. Agora, a fortuna em bitcoins acabou por ficar nas mãos do Estado. Pedro, um engenheiro informático, e Rita, uma web designer, montaram um esquema para …

CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante. Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão …

Morreu Marie Fredriksson, vocalista dos Roxette

A cantora sueca Marie Fredriksson, dos Roxette, morreu segunda-feira aos 61 anos, anunciou esta terça-feira a sua manager em comunicado. Marie Fredriksson, vocalista e co-fundadora da banda Roxette, faleceu esta segunda-feira, aos 61 anos. A morte …