/

Benfica aperta o cinto: Saída de titulares, cortes salariais e aposta na formação

7

António Pedro Santos / Lusa

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira

O Benfica ocupa o quarto lugar do campeonato e Luís Filipe Vieira antecipa uma época desastrosa. A SAD aperta o cinto e vai promover ajustes no plantel e cortes salariais.

Os 11 pontos que separam o Benfica da liderança do campeonato fizeram soar os alarmes no Estádio da Luz. Antecipa-se uma época desastrosa que, no pior dos casos, pode deixar o Benfica fora da Liga dos Campeões na próxima temporada. Prevendo um rombo financeiro, a SAD ‘encarnada’ começa já a pensar o orçamento para 2021/22.

O jornal Record sabe que Luís Filipe Vieira já tem um plano que implica um forte apertar de cinto. Com ou sem Champions, a SAD vai promover mexidas na equipa, cortar salários e apostar novamente na formação. Para colmatar uma eventual falta do dinheiro da Liga dos Campeões, o Benfica mostra-se disponível para vender jogadores.

O desapontante percurso das ‘águias’ esta temporada leva a direção a promover ajuste no plantel da equipa principal, pensando-se na saída de alguns titulares habituais. Desta forma, o Benfica consegue aliar um grande encaixe financeiro a um corte significativo na massa salarial. O Record salienta que os cortes já são visíveis nas modalidades.

Apostar na prata da casa é outra das políticas que vai voltar a reinar na Luz. Este foi um modelo que provou o seu sucesso no passado, com o Benfica a conseguir aproveitar vários jovens da sua formação para a equipa principal. Alguns deles permitiram ainda fazer algumas das maiores vendas do clube.

Assim, o Benfica planeia chamar de volta vários jovens que estão por empréstimo noutros clubes. Florentino Luís, Gedson Fernandes, Ferro, Tomás Tavares e Jota deverão voltar ao clube como opções para a equipa principal. Se o Tottenham não acionar a opção de compra, Carlos Vinícius também voltará no fim da época.

O mau momento desportivo das ‘águias’ é evidente e sustentado pela estatística. No fim da primeira volta do campeonato, o Benfica ocupa o quarto lugar do campeonato, com os mesmos pontos que o Paços de Ferreira, somando 34 pontos.

É preciso recuar a 2010/11 para encontrar uma época em que o Benfica tenha registado menos pontos do que a atual equipa treinada por Jorge Jesus.

Além disso, para encontrar os ‘encarnados’ em pior posição na tabela classificativa é preciso recuar a 2001/02, quando Jesualdo Ferreira treinava o Benfica e terminou a primeira volta do campeonato no 5.º lugar.

Daniel Costa, ZAP //

7 Comments

  1. Isto deve ser dito, desde já, aos jogadores: Se não vencerem os próximos 3 jogos, os ordenados devem, com efeitos a partir de hoje, ser cortados em 50%. Se vencerem, far-se-á nova reunião e tomar-se-á nova decisão, após esses 3 jogos.

    • E o presidente errático, que fez uma aposta pessoal em JJ e investiu forte e feio para salvar o couro nas eleições, devia ser despedido com justa causa por gestão danosa. O Benfica não é para ser gerido ao sabor do vento e dos apetites de um trafulha.

  2. Vender jogadores? Apostar na formação? Vão à m.rda. Vendem – nos em saldo, compram gato velho por lebre nova pagando milhões e agora vão vender quem? por quanto? Comissões de % para Vieira, Jesus e Costa? Vão brincar com os outros mafiosos mas com o vosso dinheiro. Vender o Ruben Dias e ficaram com o Otam.rdi por 15 Milhões?). Quanto ganhou a “troika” pela venda e pelo refugo? E ao segundo jogo Capitão? Foi para f.der os outros (Pizzi, Rafa, Jardel, até Odysseias?). #Filhos de uma senhora sem cama certa”, é o que são. Para uma equipa de meio da tabela, 11 pontos em uma dúzia de jogos? Empatados com o Paços de Ferreira? Vão buscar o Lage (em poucos meses, descobriu, lançou e venderam o Félix, por 126M€…), o Pepa ou o Amorim. O Jesus, o Deus? Ponham – nos no altar da Sé de Braga…

  3. Qual quê, se a equipa não funciona e os jogadores vieram escolhidos pelo treinador uma carrada do Brasil, então manderm é o treinador embora que nunca devia ter vindo. E já agora eu como Benfiquista digo que o presidente muito obrigado por tudo mas está na hora de deixar o cargo de livre vontade, porque o Benfica não é uma ditadura como o Porto de 40 anos, nós benfica é um clube democrático.

  4. Andaram a comprar jogadores às carradas tudo a fina flor do futebol mundial, afinal de um momento para o outro nada valem e andam-se a estorvar uns aos outros, fanfarronice a mais, isso sim! Ainda mereciam bem pior, o que lhes vale é a “justiça” comprada!

  5. LFV não tem rumo para o Benfica. A cada época muda a estratégia em função dos resultados. Este ano claramente apostou forte nas eleições, investiu quase 100 milhões. Não resultou? Foi um flop? Não há problema, vende-se as jóias e volta-se a apostar na formação. É triste ver um clube como o meu Benfica gerido por um amador que julga que está a gerir uma mercearia de bairro. Tenho muita pena que as eleições não sejam agora, acho que havia boas hipóteses de finalmente esta gestão danosa sair do Benfica.

  6. Estava bom de ver que este fulano, o que quis foi ganhar as eleições. Agora com este pretexto vai vender quem devia ficar pois para ele o que conta é o dinheiro que lhe entra pelos bolsos dentro. Ninguém em prefeito juízo faria do seu próprio dinheiro o que ele fez ao dinheiro do Clube, em plena época de retenção de ganhos. A pergunta que se impõe é. Porque correu ele estes riscos todos e quis ganhar as eleições a toda a força? Há muita coisa mal contada desde que este sujeito entrou no Clube. Tenta agredir quem o confronta, aparece apenas quando está na mó de cima. Manda os outros falarem em vez de falar ele. Coloca um “colete salva vidas” (Rui Costa).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.