Alcochete, do Sporting, e Seixal, do Benfica, são talvez as duas maiores academias em Portugal. Juntas, faturaram mais de 600 milhões de euros com vendas de produtos da formação.

Há dois caminhos que os clubes podem seguir no que toca à elaboração de um plantel competitivo: podem abrir os cordões à bolsa e atacar o mercado de transferências ou podem apostar na formação e fazer-se valer da prata da casa – ou então uma mistura dos dois.

Aproveitar os rebentos da academia de formação é a opção mais económica, mas nem sempre a mais eficaz. E, por outro lado, esbanjar o orçamento em jogadores estrangeiros sobrevalorizados também não é propriamente melhor. Assim, os clubes optam pela terceira alternativa, procurando o ponto de equilíbrio entre estas duas abordagens.

Em Portugal, há duas escolas de formação que se destacam das restantes. Alcochete e Seixal são de longe as que produzem os maiores talentos portugueses, com Sporting e Benfica a colherem os frutos destes prodígios há muitos anos. O FC Porto também conta com uma boa formação de jogadores, mas no que toca a exportar estes jovens no mercado de transferências, fica um pouco atrás dos seus rivais.

Se utilizarmos a faturação de jovens da academia como barómetro para medir a qualidade das academias, descobrimos que é o Seixal que leva vantagem.

 

Desde o início do milénio, o SL Benfica encaixou mais de 370 milhões de euros com vendas de produtos da academia. As ‘águias’ conseguiram ultrapassar a faturação do emblema de Alvalade nestes dois últimos anos, graças às vendas de João Félix ao Atlético de Madrid e Rúben Dias ao Manchester City. Só com estes dois negócios, os benfiquistas embolsaram 194 milhões de euros.

As últimas cinco épocas foram particularmente lucrativas para os ‘encarnados’, que venderam nove atletas formados no Seixal. Para além dos já referidos João Félix e Rúben Dias, o Benfica vendeu também Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Hélder Costa, Nélson Oliveira, Pedro Rebocho, João Carvalho e André Horta.

Por sua vez, a maior afluência do Sporting em vendas de produtos da academia surge já nas últimas três épocas. Só neste período foram vendidos dez jogadores, sendo que este ano apenas Matheus Pereira foi vendido.

 

Alguns saíram depois do ataque à Academia de Alcochete, como foram os casos de Gelson, Patrício, William e Podence. Todavia, o aproveitamento do potencial financeiro destes jogadores faz parte de um esforço do presidente sportinguista, Frederico Varandas.

Ao todo, desde o virar do milénio, os ‘leões’ faturaram mais de 290 milhões de euros em vendas de jogadores formados em Alcochete.

O FC Porto, no que toca a quantidade, foi o menos ativo dos três. Ainda assim, foi capaz de encaixar mais de 176 milhões de euros em vendas nos últimos 20 anos. Fábio Silva, vendido por 40 milhões ao Wolverhampton esta temporada, é o exemplo de sucesso mais recente da formação portista.

 

Ricardo Carvalho, André Silva, Rúben Neves e Diogo Dalot são os outros nomes sonantes que permitiram o maior encaixe para os cofres portistas.

DC, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas alguém acredita mesmo nestes números. Há aqui casos que são claramente lavagem de dinheiros ou empréstimos encapotados, vejam-se, por exemplo, os casos do Felix, do Thierry Correia e do Fábio Silva.
    O Félix teria um valor de mercado a rondar os 30M€, como é que se acredita que alguém dá cerca de 4 vezes o real valor, incluindo indo acima do valor da clausula de rescisão. Os outros dois, não provaram nada que justificasse aqueles montantes. Num jornalismo que merecesse esse nome, estas situações teriam que ser esclarecidas.

  2. Números não são comparáveis. A inflação na indústria do futebol desde os anos 80 é aproximadamente de 9% ao ano. Portanto, comparar batatas com cebolas não serve de nada. A venda de Ricardo Carvalho é equivalente a 119M€ em 2020.

  3. Seria bem mais interessante quantificar em titulos ( coletivos e individuais) e golos a importância das academias.
    Aliás, no futebol os jogos vencem-se com golos e não com notas. Será?

RESPONDER

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Corrida à Câmara de Lisboa divide CDS. Mesquita Nunes junta-se aos críticos

A escolha de Filipe Anacoreta Correia, em vez de João Gonçalves Pereira, para número dois da lista à Câmara de Lisboa está a gerar uma guerra interna no CDS. A escolha de Filipe Anacoreta Correia para …

Tragédia Hillsborough: morreu uma vítima, depois de 32 anos em estado vegetativo

Andrew Devine faleceu aos 55 anos. É oficialmente a 97.ª pessoa a morrer por causa do desastre em 1989, em Sheffield. De 15 de abril de 1989 até 27 de julho de 2021 passaram mais de …

Trabalhadores da Google só regressam aos escritórios em outubro e todos vacinados

A maioria dos trabalhadores da Google só regressará aos escritórios em meados de outubro, depois de ser totalmente vacinada, numa tentativa de combater a disseminação da variante Delta do novo coronavírus SARS-COV-2, anunciou esta quarta-feira …

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …