Benfica 3-2 Paços de Ferreira | Águia chega à liderança com o credo na boca

Miguel A. Lopes / Lusa

O Benfica assumiu a liderança isolada da Liga Bwin, após completar o jogo em atraso da terceira jornada ante o Paços de Ferreira, no Estádio da Luz.

Num jogo que acabou por ser mais complicado do que se poderia imaginar dadas as muitas ausências nos visitantes, mercê da boa organização defensiva pacense, os “encarnados” sofreram os primeiros golos no campeonato, ambos por N’Dri Koffi, mas facturaram por David Neres, João Mário e Gonçalo Ramos.

Ainda assim não se livraram do susto, pois tiveram de segurar o 3-2 nos minutos finais.

O Benfica entrou forte, com muita bola, pressão, mas a pecar no último passe e a permitir alguns lances de perigo do Paços, o mais evidente aos 13 minutos, quando Nigel Tomas desviou para a baliza, mas Grimaldo, quase sobre a linha de golo, evitou o primeiro da noite.

Respondeu Gonçalo Ramos, com um desvio muito perigoso, mas os problemas mantinham-se, sempre com algo a inviabilizar os lances, o passe, a pouca movimentação dos homens da frente – mesmo aos 31 minutos, quando Otamendi marcou, mas o golo foi anulado.

Os derradeiros minutos foram loucos.

Koffi (39′) marcou de cabeça contra a corrente de jogo (o primeiro sofrido pelos “encarnados” na Liga), David Neres (42′) empatou com “ajuda” do guarda-redes Zé Oliveira, que já nos descontos fez falta sobre Alexander Bah na grande área, na opinião de Artur Soares Dias.

João Mário não desperdiçou na marca de grande penalidade para o 2-1.

Bah, novidade no “onze” benfiquista, era o melhor ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.5, com uma ocasião flagrante criada, um penálti sofrido, dois cruzamentos eficazes em dois e três desarmes.

O segundo tempo começou com golo anulado a Bah por fora-de-jogo, mas notava-se desde logo um Benfica mais solto, veloz nas trocas de bola e nas movimentações individuais na frente.

O Paços deixou de conseguir travar os “encarnados”, que chegaram ao 3-1 aos 56 minutos, por Gonçalo Ramos, assistência de João Mário.

Um golo que tirou algum ritmo ao jogo, com o Benfica a gerir o esforço, mas mesmo assim a estar perto de marcar por diversas ocasiões, as mais flagrante por Gonçalo Ramos, que falhou isolado perante Zé Oliveira – grande defesa do guardião.

Aproveitou o Paços para criar perigo e reduzir, de novo por Koffi, aos 80 minutos, num encosto fácil, lançando dúvidas para o resto do jogo.

Henrique Araújo falhou um golo feito aos 81, e o resultado não voltaria a sofrer alterações, apesar dos números ofensivos muito desequilibrados a favor dos da casa.

Melhor em Campo

O brasileiro David Neres não precisou de período de adaptação. O extremo começou em grande a época no Benfica, conquistou os adeptos e fez mais um jogão esta terça-feira.

Melhor em campo com um GoalPoint Rating de 7.7, marcou um golo, rematou três vezes, fez cinco passes para finalização e sete ofensivos valiosos (ambos máximos), foi o jogador que somou mais acções com bola na área contrária (9), completou quatro de seis tentativas de drible e mostrou pormenores deliciosos.

Destaques do Benfica

João Mário 7.6

Mais um jogo de grande qualidade de João Mário. O médio está em forma, confiante, marca golos, assiste, decide bem. Nesta partida facturou de penálti, fez a assistência para o tento de Gonçalo Ramos, rematou quatro vezes, uma ao ferro, criou duas ocasiões flagrantes em três passes para finalização e acumulou seis recuperações de posse.

Grimaldo 7.5

Pode estar em final de contrato e com o futuro definido (ou não), mas o espanhol não desarma e vai continuando a exibir-se a bom nível. Desta feita mais quatro passes para finalização, dois dribles completos em dois tentados e um corte decisivo.

Otamendi 7.0

O central esteve em todas, sempre com grande qualidade. Com 64 passes completos em 70 (91%), somou 97 acções com bola, recuperou 12 vezes a posse de bola (máximo, de longe) e somou 13 acções defensivas, das quais se destacam três desarmes e oito alívios (máximo). Pressionou muito à frente, a tal ponto que registou seis acções defensivas no meio-campo contrário (também o valor mais elevado).

Rafa Silva 6.9

O extremo continua com uma vivacidade e energia invejáveis, mas está a decidir pior, com menor inspiração. Ainda assim registou uma assistência em quatro passes para finalização, seis passes ofensivos valiosos, recebeu 12 passes aproximativos e registou quatro conduções aproximativas e duas super aproximativas. Sofreu quatro faltas, duas em zona de perigo.

Florentino 6.8

Imperturbável. O médio benfiquista voltou a estar em grande, somando dois passes para finalização, 89 passes certos em 98, completou sete longos de nove, fez três variações de flanco, acumulou 110 acções com bola e três intercepções.

Alexander Bah 6.8

Surpresa no “onze” inicial, no lugar de Gilberto. E o lateral esteve muito bem, dando velocidade e vivacidade ofensiva ao flanco direito benfiquista. Criou uma ocasião flagrante, completou os dois cruzamentos de bola corrida, contabilizou 102 acções com bola, quatro desarmes, três intercepções e cinco acções defensivas no meio-campo contrário. Muito bem.

Morato 6.3

Menos exuberante do que o costume, o central somou oito recuperações de posse, quatro alívios e esteve bem no passe.

Gonçalo Ramos 5.4

Mais um golo do avançado, mas desta feita Gonçalo Ramos esteve menos inspirado, terminando com duas ocasiões flagrantes desperdiçadas.

Enzo Fernandes 4.3

A pior nota entre os benfiquistas. O argentino parece acusar fadiga e isso reflecte-se em alguns números. Apesar de ter sido o jogador com mais acções com bola (124), ter rematado quatro vezes (desenquadradas) e ter somado o máximo de passes tentados (108) e completos (98), nem sempre decidiu ou executou bem, registando o valor mais alto de passes falhados (10). Perdeu ainda três vezes a posse no primeiro terço e sofreu dois desarmes.

Destaques do Paços

Flávio Ramos 6.4

Os dois golos podem ter sido de Koffi, mas a melhor nota do Paços pertence ao central, uma vez que ganhou os quatro duelos aéreos em que participou e acumulou excelentes 14 acções defensivas – quatro intercepções, cinco alívios, quatro bloqueios de remate e um de passe.

Koffi 6.3

Dois golos na Luz plenos de oportunidade, nos dois únicos remates que realizou. A nota do atacante marfinense não é mais alta precisamente porque, por vezes, desapareceu do jogo. Destaque positivo para três duelos aéreos ofensivos ganhos em quatro e negativo para seis maus controlo de bola.

Delgado 6.0

O ala-direito do Paços assistiu um dos golos de Koffi, contabilizando ainda um passe de ruptura e uma condução super aproximativa.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.