/

Afinal, não estamos assim tão mal? No bem-estar, Portugal ultrapassa 4 países mais ricos

1

Stephanie Lecocq / EPA

O presidente do Eurogrupo, Mario Centeno

O Banco de Portugal divulga um novo indicador que mede o nível de vida dos portugueses para lá do PIB per capita – o “bem-estar”. E, neste quesito, os portugueses estão melhor do que os cidadãos de 4 países mais ricos na União Europeia.

Este novo conceito surge num estudo do Banco de Portugal (BdP) que vai integrar o Boletim Económico de Março que será divulgado na próxima semana, mas que já foi consultado pelo Diário de Notícias (DN).

Mas o que é isto do “bem-estar”? O conceito usado pelo BdP tem em conta a definição dos economistas Charles Jones e Peter Klenow que consideram que “o bem-estar será tanto maior quanto maior for o consumo, o tempo de lazer e a esperança média de vida e quanto menos desigual for o país”, como cita o estudo do órgão supervisor.

O Produto Interno Bruto (PIB) per capita costuma ser o critério mais utilizado para avaliar o nível de vida de um país, mas “não contabiliza dimensões relevantes do bem-estar, como a Saúde, a Educação, o lazer ou a qualidade do meio ambiente“, sublinha o documento do BdP, conforme cita o DN.

Assim, apesar de Portugal ter um PIB per capita inferior ao de muitos países da União Europeia (UE), nomeadamente a Leste, ultrapassa-os no critério do “bem-estar”.

“Está-se melhor (bem-estar mais elevado) em Portugal do que na Polónia, Estónia, Lituânia ou República Checa, tudo países com PIB per capita superior ao nacional”, aponta o DN, com base no relatório do BdP.

Portugal pode até ser pobre, mas o nível de vida dos portugueses é superior ao de polacos, estónios, lituanos e checos, considerando o bem-estar da população.

Avaliando este critério, “Portugal passa da 20.ª posição do ranking com base no PIB per capita para a 16.ª”, ficando “8 pontos percentuais mais próximo da média da UE”, aponta o BdP.

A esperança média de vida que é maior em Portugal, relativamente à média da Europa, é um dos factores que mais contribui para aumentar o bem-estar dos portugueses.

“O bem-estar dos portugueses aproximou-se do da média da UE nos últimos 27 anos [entre 1995 e 2022], reflectindo a melhoria relativa em todas as componentes, com destaque para o aumento da esperança média de vida e para a redução da desigualdade“, aponta o relatório.

Em 2022, esse bem-estar “correspondia a 87% da média da UE, o que sugere um nível de vida superior ao medido pelo PIB per capita”, salienta ainda o supervisor.

O ranking do bem-estar europeu é liderado por Luxemburgo e Bélgica, com valores de 171% e 139% acima da média europeia.

No último lugar, aparece a Bulgária com um bem-estar per capita de 40% face ao nível da UE.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.