Bélgica vs Japão | Banzai, harakiri, sayonara

A Bélgica vai defrontar o Brasil, dia 6 de Julho, sexta-feira, nos quartos-de-final do Mundial.

A equipa europeia esteve a perder por 2-0 ante um espectacular Japão, já na segunda parte, mas acordou a tempo de reagir e dar a volta, com o derradeiro golo a ser apontado nos últimos instantes dos descontos.

Os belgas acabaram com números superiores, baseados, em grande medida, na reacção enérgica à desvantagem, num jogo de grande nível, um dos melhores (senão o melhor) deste Rússia 2018.

Até que o inesperado aconteceu. Logo no reatamento, aos 48 minutos, Gaku Shibasaki fez um passe longo para Genki Haraguchi na direita, Jan Vertonghen não conseguiu a intercepção e o japonês atirou cruzado para o 1-0. Na resposta, Eden Hazard atirou ao ferro, mas a formação nipónica ampliou aos 52, num golo fantástico de Takashi Inui num remate de fora da área.

Parecia traçado o destino belga, mas não. Num lance de insistência, Vertonghen, na esquerda, cabeceou para tentar colocar a bola na área, mas esta passou por cima do guarda-redes Eiji Kawashima e entrou, para o 2-1.

E aos 74 minutos, Marouane Fellaini fez o 2-2, de cabeça, após cruzamento de Eden Hazard. Os belgas acordaram após estarem em desvantagem e começaram a mostrar serviço.

A grande pressão belga deu frutos no último lance do jogo. Ao 24º remate dos europeus, oitavo enquadrado, o recém-entrado Nacer Chadli fez o 3-2 para a Bélgica, a encostar facilmente após centro rasteiro de Thomas Meunier. Um final empolgante que garantiu a primeira reviravolta, após dois golos de desvantagem em fases a eliminar, desde 1970.

O melhor em campo neste jogo espectacular foi mesmo Chadli. O jogador do West Bromwich Albion só esteve 28 minutos em campo, mas foi o suficiente para marcar um golo em dois remates (ambos enquadrados), criar uma ocasião flagrante e completar quatro de cinco tentativas de drible – terminou com um GoalPoint Rating de 7.5.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …