Bélgica é o primeiro país a nomear uma embaixadora para a Arábia Saudita

DHA_Dubai / Twitter

A investigadora Manal Taryam, à esquerda, e a embaixadora da Bélgica, Dominique Mineur.

A Bélgica é o primeiro país do mundo a nomear uma mulher como embaixadora para a Arábia Saudita, depois de designar para o cargo Dominique Mineur, atualmente à frente da representação diplomática dos Emirados Árabes Unidos.

O anúncio da nomeação de Dominique Mineur surge após ter sido conhecido que a Bélgica também nomeou recentemente uma mulher para a sua embaixada no Irão, Véronique Petit, que era responsável do Comércio da direção-geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica.

“O interesse que suscitou a designação de embaixadoras para postos como Teerão e Riade é testemunho do problema que representa os direitos das mulheres nestes países”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Didier Reynders, na abertura de jornadas diplomáticas em Bruxelas, onde anunciou a nomeação da diplomata para a Arábia Saudita.

Reynders observou que estas nomeações mostram a vontade da Bélgica “de enviar pessoas competentes para postos que contam cada vez mais na cena internacional”.

As futuras embaixadoras em Riade e Teerão serão confirmadas pelo rei Filipe, “em março ou abril” e ambas ocuparão os respetivos postos no verão do próximo ano.

No que toca aos direitos das mulheres, a Arábia Saudita e o Irão são países com grandes limitações. No caso da Arábia Saudita o país ocupa o lugar 138.º e o Irão o 140.º numa lista de 144 países analisados num relatório do Fórum Económico Mundial, que mede a desigualdade entre homens e mulheres.

As mulheres sauditas necessitam de permissão de um homem da sua família para viajar ou para realizar outras atividades. Só este ano foi anunciado que, a partir de 2018, lhes será permitido obter a carta de condução.

Já no Irão, a situação é considerada menos opressiva. No entanto, persiste a obrigatoriedade de envergar um véu sobre a cabeça.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …