Bélgica é o primeiro país a nomear uma embaixadora para a Arábia Saudita

DHA_Dubai / Twitter

A investigadora Manal Taryam, à esquerda, e a embaixadora da Bélgica, Dominique Mineur.

A Bélgica é o primeiro país do mundo a nomear uma mulher como embaixadora para a Arábia Saudita, depois de designar para o cargo Dominique Mineur, atualmente à frente da representação diplomática dos Emirados Árabes Unidos.

O anúncio da nomeação de Dominique Mineur surge após ter sido conhecido que a Bélgica também nomeou recentemente uma mulher para a sua embaixada no Irão, Véronique Petit, que era responsável do Comércio da direção-geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica.

“O interesse que suscitou a designação de embaixadoras para postos como Teerão e Riade é testemunho do problema que representa os direitos das mulheres nestes países”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros belga, Didier Reynders, na abertura de jornadas diplomáticas em Bruxelas, onde anunciou a nomeação da diplomata para a Arábia Saudita.

Reynders observou que estas nomeações mostram a vontade da Bélgica “de enviar pessoas competentes para postos que contam cada vez mais na cena internacional”.

As futuras embaixadoras em Riade e Teerão serão confirmadas pelo rei Filipe, “em março ou abril” e ambas ocuparão os respetivos postos no verão do próximo ano.

No que toca aos direitos das mulheres, a Arábia Saudita e o Irão são países com grandes limitações. No caso da Arábia Saudita o país ocupa o lugar 138.º e o Irão o 140.º numa lista de 144 países analisados num relatório do Fórum Económico Mundial, que mede a desigualdade entre homens e mulheres.

As mulheres sauditas necessitam de permissão de um homem da sua família para viajar ou para realizar outras atividades. Só este ano foi anunciado que, a partir de 2018, lhes será permitido obter a carta de condução.

Já no Irão, a situação é considerada menos opressiva. No entanto, persiste a obrigatoriedade de envergar um véu sobre a cabeça.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …

No Norte, espera-se duas semanas para fazer testes à covid-19

Na Área Metropolitana do Porto, muitos esperam duas semanas para realizar o teste à covid-19, denunciam vários autarcas. Em causa está a falta de material e equipamentos. Mais de metade dos casos confirmados de covid-19 em …

António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério …

Sánchez insta a oposição a seguir o exemplo de Portugal (e exige solidariedade europeia sem fissuras)

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu esta quinta-feira à oposição de direita para seguir o exemplo de Portugal, onde o presidente do PSD, Rui Rio, fez um “discurso emotivo” a desejar “boa sorte” e a oferecer …