Cidade belga vai dar contraceptivos às suas gaivotas

A cidade belga de Blankenberge, no norte do país, vai colocar dispensadores de ração com contraceptivos em diversos pontos, para alimentar as gaivotas e reduzir a sua população na região.

As gaivotas são uma presença habitual nas zonas litorais. No entanto, em muitas ocasiões estas aves transformam-se numa verdadeira dor de cabeça para os moradores, devido aos problemas que provocam por remexer o lixo em busca de comida, pelo temperamento agressivo e pelo barulho intenso.

“Vamos ser os primeiros na Europa, embora a ideia em si não seja nova. A técnica já foi implementada em Veneza e em Barcelona, mas para as pombas. Ainda não foi testada com gaivotas”, explicou o presidente da Câmara da cidade, Ivan De Clerck, à agência Belga.

A Câmara Municipal de Barcelona instalou o ano passado dispensadores que fornecem às aves ração de milho com nicarbazina, uma substância contraceptiva que deve reduzir a população inicial em cerca de 20% no primeiro ano, e de 70% a 80% depois de 4 a 5 anos.

Embora ainda não haja uma data prevista para o arranque do projeto em Blankenberge, na próxima semana está previsto um mapeamento da cidade com a ajuda de drones para detectar os ninhos.

Medida contestada

A ideia da autarquia belga não é totalmente consensual na cidade. A Associação Flamenga de Proteção das Aves, por exemplo, considera a medida como uma “parvoíce”, alegando que poucas gaivotas vão ingerir as pílulas anticoncepcionais, e que a estratégia não evitará que a maioria das gaivotas se reproduza.

Nicolas Brackx, um dos responsáveis da associação, salienta ainda que o facto de as gaivotas se alimentarem numa dada cidade, não implica necessariamente que façam os seus ninhos nessa cidade.

“Em suma, não sabemos o que estamos exactamente a fazer e os problemas que teremos que enfrentar”, conclui o activista.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …