Jogo adiado. Mas a Belenenses SAD nunca contactou o Vizela

Vizela-Belenenses SAD só vai ser disputado em Janeiro, tal como o Tondela-Moreirense. Clube minhoto deixa críticas e dúvidas.

Pelo menos dois dos nove jogos da 13.ª jornada da I Liga portuguesa só vão ser disputados em 2022. Depois do Tondela-Moreirense, o Vizela-Belenenses SAD também foi adiado. Estava marcado para a próxima segunda-feira.

A Liga Portugal confirmou nesta sexta-feira o adiamento do jogo. A decisão foi inevitável porque todos os jogadores do plantel da Belenenses SAD estão em isolamento profilático. O duelo ficou marcado para o dia 2 de Janeiro.

Já desde a semana passada que há vários casos de COVID-19 no clube que costuma jogar no Estádio Nacional. A nova variante ómicron atingiu a estrutura da Belenenses SAD, que iniciou o jogo com o Benfica com apenas nove futebolistas em campo.

Esta indicação não foi surpreendente porque o Vizela já tinha comunicado, na noite passada, que a Liga tinha avisado que não iria haver duelo, para já.

O clube minhoto descreve um “um processo que levanta muitas dúvidas“. E informa que a Belenenses SAD nunca contactou o Vizela, “formal ou informalmente”, para adiar o jogo – terá acontecido o mesmo contra o Benfica, já que a única conversa com Rui Costa aconteceu uma hora antes do início da partida.

O Vizela também estranha este isolamento geral porque deixa a ideia de que alguma medida foi alterada, sem aviso: “Algo que sugere um lapso de interpretação ou aponta ao condicionamento da política sanitária em vigor até aqui”.

O comunicado desmente ainda a informação dada pelo Agrupamento de Centros de Saúde da zona da Belenenses (Lisboa Ocidental e Oeiras), que todos os elementos da Belenenses SAD estão em isolamento desde o dia 27 de Novembro – é que o Belenenses-Benfica aconteceu precisamente no dia 27.

O Vizela deixa uma pergunta no ar: “Quantos dias vão ficar em isolamento os jogadores de outras sociedades desportivas que testaram positivo recentemente”?

E apela a critérios iguais para todos os casos: “Uma competição profissional entre sociedades/clubes com os mesmos direitos e deveres não deve navegar em determinações diferentes para situações idênticas, sob pena de não salvaguardar a verdade desportiva da mesma”.

O jogo entre Tondela e Moreirense também foi adiado. O plantel do Tondela está em isolamento desde terça-feira e a recepção ao Moreirense ficou agendada para o dia 3 de Janeiro.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.