Belenenses contratou avançado… que só chegou cinco meses depois

(dr) Loudoun United

O avançado senegalês Alioune Ndour

Visto para entrar em Portugal demorou muito. Alioune Ndour assinou pelo Belenenses em outubro mas só chegou na sexta-feira passada.

O protagonista desta situação invulgar chama-se Alioune Ndour. Um jovem futebolista que poucos adeptos em Portugal deverão conhecer mas que aparece nas notícias por estes dias.

O avançado nasceu há 20 anos no Senegal e, segundo os registos disponíveis, ainda alinhou enquanto sénior no seu país natal, pelo FC Karack. Foi contratado por um clube da República Checa, o MFK Vyškov, antes de ser cedido ao Loudoun United. Destacou-se ao serviço do Loudoun, dos escalões secundários nos Estados Unidos da América, com cinco golos e uma assistência em apenas quatro jogos.

Em outubro do ano passado, o Loudoun United anunciou que Ndour iria estrear-se num clube da Europa: assinara um contrato com o Belenenses, válido até 2025. Esse comunicado foi publicado no dia 21 de outubro de 2020 – o jogador só chegou a Portugal no dia 12 de março de 2021, na sexta-feira passada.

Este atraso de quase cinco meses, explica o Maisfutebol, deveu-se ao visto do jovem. Alioune Ndour assinou pelo Belenenses mas continuou nos Estados Unidos à espera do visto necessário para poder aterrar em Lisboa.

No entanto, enquanto esperava, o visto que permitia a Ndour estar nos Estados Unidos caducou. O avançado voltou para a sua cidade natal, Dakar. Ficou no Senegal até há poucos dias, à espera de autorização local para viajar para Portugal.

No Senegal, geralmente estes entraves surgem, não no governo senegalês, mas sim nas embaixadas de países europeus. Um visto para países europeus pode não ser fácil de se conseguir, para um senegalês.

Alioune Ndour conseguiu e já está a treinar com o plantel do Belenenses. Como não foi inscrito em janeiro, não pode jogar na I Liga e deverá alinhar pelos sub-23 ou pela equipa B do Belenenses.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.