Bebés nascidos por cesariana não têm micróbios essenciais no organismo

Crianças que nascem por cesariana tendem a não ter micróbios intestinais essenciais à sua saúde, segundo o maior estudo deste tipo, realizado com quase 600 bebés recém-nascidos no Reino Unido.

Vários estudos demonstraram a importância da microbiota – os micróbios que vivem nos nossos organismos – para a saúde humana. Além disso, foram várias as pesquisas que indicaram que o parto natural pode ser mais benéfico para a microbiota da criança, uma vez que passa pelo canal vaginal da mãe, adquirindo assim os micróbios essenciais.

Neste novo estudo, segundo os cientistas, o mais interessante foi o facto de os bebés nascidos por cesariana conterem micróbios prejudiciais à sua saúde.

“O nível de colonização por patogénicos é chocante nestas crianças. Quando vi os dados pela primeira vez, não consegui acreditar”, disse o principal autor do estudo, Trevor Lawley, do Instituto Wellcome Sanger, em Hinxton, no Reino Unido. O artigo científico foi publicado na Nature.

De acordo com o Scientific American, a investigação envolveu 596 bebés, 314 nascidos por parto normal e 282 por cesariana. A equipa de Lawley analisou o ADN dos micróbios nas fezes de todas as crianças em três períodos diferentes: quatro, sete e 21 dias após o seu nascimento.

Os cientistas concluíram que os bebés nascidos por cesariana não tinham estirpes de bactérias comensais normalmente observadas em pessoas saudáveis. Pelo contrário, estas bactérias compunham a maior parte da microbiota dos bebés nascidos pelo canal vaginal.

Mas a pior notícia, segundo os investigadores, foi o facto de o intestino dos bebés nascidos por cesariana apresentar bactérias “oportunistas”, como Enterococcus e Klebsiella.

Alguns meses depois do nascimento, os cientistas observaram que a microbiota dos bebés ficou semelhante, com exceção de um género comum chamado Bacteroides, quase ausente nas crianças nascidas por cesariana. Em média, nove meses depois, 60% dos bebés nascidos por cesariana ainda não tinham Bacteroides nos seus intestinos, sendo que estudos anteriores sugeriram que estas bactérias podem afetar o sistema imunológico e diminuir a inflamação.

Além disso, análises genómicas realizadas nos micróbios dos bebés nascidos por cesariana revelaram genes responsáveis por vírus e resistência a antibióticos, ligados às bactérias “oportunistas” com as quais nasceram.

Os investigadores alertam que há outros fatores, além do método de nascimento, que podem influenciar a microbiota dos recém-nascidos, incluindo o facto de as mães que fazem uma cesariana tomarem antibióticos que podem afetar o bebé durante a amamentação. Além disso, estes recém-nascidos costumam passar mais tempo num ambiente hospitalar, o que não é propriamente benéfico.

Esta investigação pode ajudar os cientistas a desenvolver métodos eficazes para fornecer a microbiota essencial inerente ao parto natural a bebés que nascem por cesariana, mas isto ainda está muito longe de se tornar realidade.

“A ideia de colocar micróbios indefinidos em crianças imunologicamente subdesenvolvidas é muito arriscada. Os nossos dados não suportam isso”, resume Lawley.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Não era a seita da ciência médica que apregoava aos quatro ventos que era muito melhor para a saúde fazer-se uma cesariana? No portugalex então fazia-se e faz-se cesariana a torto e direito. Por isso temos crianças e adolescentes mais doentes do que saudáveis.

RESPONDER

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …

Operação Marquês. Ex-secretário de Estado de Passos Coelho chamado como testemunha

O juiz de instrução da Operação Marquês, Ivo Rosa, decidiu chamar o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações Silva Monteiro como testemunha, avança a SIC Notícias. Segundo apurou a estação televisiva, o ex-governante …

Apple e Goldman Sachs acusados de terem criado cartão de crédito sexista

A Apple e o Goldman Sachs estão a ser acusados de terem lançado um cartão de crédito que discrimina os utilizadores em função do género. Um dos últimos a juntar ao rol de críticas ao Apple …

Grimaldo joga consecutivamente há 68 jornadas (só é ultrapassado por um guarda-redes)

Alejandro Grimaldo está há 68 jornadas a jogar consecutivamente a titular na lateral esquerda do Benfica - são dois anos sem descanso. Os números são avançados pelo desportivo A Bola, que dá conta que o lateral-esquerdo …

"Prática comercial enganosa". NOS obrigada a retirar campanha publicitária sobre 5G

A Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) deu razão a uma queixa da Meo e mandou a NOS retirar uma campanha de publicidade sobre um tarifário móvel 5G por considerar que constitui "uma prática comercial …