Bebés alimentados por biberões ingerem milhões de micro plásticos por dia, sugere estudo

Um novo estudo vem agora alertar para os perigos da puericultura moderna. De acordo com a pesquisa, os bebés que são alimentados com biberões engolem milhões de partículas de micro plástico por dia.

Normalmente os biberões que são usados para alimentar as crianças, são garrafas de polipropileno que representam 82% dos produtos neste mercado. O polipropileno é um dos plásticos mais usados, ​​e os testes feitos pelos cientistas descobriram que os recipientes usados para preparar alimentos produzem milhões de micro plásticos por litro.

John Boland, do Trinity College Dublin, disse que a equipa ficou “absolutamente pasma” com o número de micro plásticos produzidos pelos biberões pois “os nossos valores situam-se na ordem de um milhão ou milhões”.

“Já me livrei de todos os recipientes de comida que costumava usar e, se tivesse filhos pequenos, modificaria a forma como é feita a preparação do leite em pó”, referiu Boland, acrescentando que “a mensagem é o início da precaução”.

Philipp Schwabl, da Universidade de Medicina de Viena, afirma que “estas descobertas representam um marco importante. “A escala de exposição micro plástica apresentada aqui pode parecer alarmante, mas os efeitos do mundo real sobre a saúde infantil requerem mais investigação”, disse o professor.

Oliver Jones, professor na RMIT University em Melbourne, alertou que os níveis de exposição dos bebés eram apenas estimativas. “Não devemos fazer os pais sentirem-se mal por usarem biberões. No entanto, este estudo ilustra que o problema dos micro plásticos é provavelmente muito maior do que pensamos e é algo que deve estar entre as nossas preocupações”, rematou.

Porém, já era de conhecimento científico que a maior parte das pessoas consumiam micro plásticos através da comida e da água. Por exemplo, o chá em saquinhos e a água potável vendida em garrafas de plástico contém este tipo de produto. Os cientistas estão também preocupados que estes materiais possam transportar patogénios ou produtos químicos tóxicos para o corpo.

Neste sentido, Liwen Xiao, do Trinity College, referiu que o estudo é importante porque  “indica que os produtos plásticos que usamos no dia a dia são uma fonte importante de micro plásticos, o que significa que as rotas de exposição estão muito mais próximas de nós do que se pensava”.

O estudo publicado na revista Nature Food em outubro, começou com uma descoberta acidental quando um investigador que estava a desenvolver filtros descobriu que estes ficavam entupidos com micro plásticos.

Para perceber melhor a presença de micro plásticos, a equipa seguiu as diretrizes internacionais de esterilização para elaborar refeições infantis em 10 biberões diferentes. Este processo envolveu a esterilização dos biberões com água a 95º e, em seguida, agitar o leite em pó com água a 70º. As etapas de esterilização e agitação produziram milhões de micro plásticos.

Desta forma, a equipa de cientistas estima que os bebés são expostos a cerca de 2 milhões de partículas micro plásticas por dia durante o primeiro ano de vida, ou seja, quando são essencialmente alimentados por biberões de plástico, explica o The Guardian.

Assim, os cientistas dizem que há uma “necessidade urgente” de avaliar o problema, principalmente por causa das crianças. Assim, a equipa elaborou novas diretrizes de esterilização para reduzir a exposição aos micro plásticos.

Os cientistas sugerem que uma etapa extra de lavagem pode cortar os micro plásticos produzidos durante a preparação do leite. Água fervida num recipiente não plástico e depois arrefecida deve ser usada para enxaguar o recipiente três vezes após a esterilização. O leite também deve ser feito num recipiente que não deverá ser de plástico.

Este método sugerido pela equipa deve “reduzir drasticamente o número de micro plásticos”, disse Boland. “A última coisa que queremos é alarmar indevidamente os pais, principalmente quando não temos informações suficientes sobre as possíveis consequências. No entanto, pedidos aos formuladores de políticas que façam uma avaliação sobre as diretrizes atuais para a preparação de leite em biberões”.

Outras das soluções passa pelo o uso de biberões de vidro, embora estes sejam mais pesados e facilmente quebráveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Apoiantes de Navalny acusam Google e Apple de "censura" política

Os apoiantes de Alexei Navalny acusaram hoje as empresas Google e Apple de terem suprimido o apelo ao voto "útil" proposto pelo oposicionista através das respetivas plataformas, denunciando "censura" num processo eleitoral em que a …

Presidente da República argentino cancela viagens para impedir que vice assuma Governo

Cristina Kirchner é parceira maioritária na coligação de Governo e exige, entre outras mudanças, a substituição de ários ministros, secretários e presidentes de organismos públicos. Recentemente, tem mostrado em público o seu descontentamento face à …

"Bazuca" europeia não resolve problema da falta de habitação

De acordo com vários especialistas, as 26 mil casas identificadas como prio­ritárias pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) não chegam para as necessidades do país, que podem chegar às 46 mil. A questão da aplicação …

Peça que terá sido usada no batismo de D.Maria II está à venda. Estado não a compra por ser demasiado cara

Há uma semana que está à venda uma peça que pertenceu à coroa portuguesa. Terá pertencido à família real depois do Terramoto de 1755 e, de acordo com o antiquário que agora a comercializa, terá …

"Dupla pancada". Vítimas de violência doméstica são deixadas ao abandono sem indemnização

Mais de 80% das vítimas de violência doméstica, a maioria mulheres, não recebem indemnizações, nem dos agressores nem do Estado. Se as vítimas não tiverem sofrido uma incapacidade para o trabalho por um período igual ou …

Ministério Público declara ilegal eleição de André Ventura

Ministério Público invalidou a mudança nos estatutos do Chega, incluindo a eleição direta de André Ventura. O líder do partido admite um novo congresso. No início do mês, o Ministério Público (MP) pediu ao Tribunal Constitucional …