“Bebé milagre” já teve alta hospitalar e deve ficar com o pai

(dr)

Primeira foto de Lourenço, o "bebé-milagre"

Primeira foto de Lourenço, o “bebé-milagre”

O bebé, que nasceu quase quatro meses depois de ter estado no ventre da mãe em morte cerebral, já teve alta hospitalar. Pai fica com a criança mas a família da progenitora já avançou para tribunal. 

A notícia, avançada esta segunda-feira pela TVI, dá conta que Lourenço Salvador já teve alta hospitalar e foi entregue ao pai, tal como manda a lei.

O bebé nasceu prematuro, com 2.350 quilos, no passado dia 7 de junho, no Hospital de São José, em Lisboa, do qual foi logo transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, na Maternidade Alfredo da Costa.

No passado dia 13, foi anunciado que, dada a evolução positiva do seu estado de saúde, a criança já estava a ser alimentada exclusivamente com leite humano e já tinha deixado os cuidados intensivos.

Lourenço foi apelidado de “bebé milagre”, depois de ter estado quase quatro meses em gestação no ventre da mãe, que se encontrava em morte cerebral.

A morte cerebral de Sandra, com 37 anos de idade, foi declarada em fevereiro na sequência de uma hemorragia intracerebral.

Depois desta batalha, o problema que agora se coloca é quem vai ficar responsável pela criança. Segundo a TVI, o bebé foi entregue ao pai mas a família de Sandra já avançou para tribunal.

Tanto os pais da progenitora como a sua irmã querem a custódia partilhada de Lourenço, aquilo que consideram ser o melhor para a criança.

“Desde o principio que eu disse que queria o meu menino comigo. Já que a minha menina deixou cá este rebento, espero que este menino venha para mim. É a luz dos meus olhos”, contou ao canal a mãe de Sandra.

“Isto não deixa de ser uma criança que não tem culpa de nada, que está no meio disto. Mas eu estou a lutar pelo melhor para ele. Estou a lutar porque sei que lhe posso dar uma vida estável, eu e os meus pais”, explicou a irmã.

Ainda em declarações à TVI, as amigas também acham que não é correto o pai ficar com o bebé, muito por causa dos vícios que tinha e que terão motivado a separação do casal.

“Ele fuma como toda a gente sabe, também anda metido no pó e bebe muito“, conta uma das colegas de Sandra.

Recorde-se que o nascimento de Lourenço foi um feito inédito em Portugal e chegou a ser noticiado em várias partes do mundo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …