“Bebé milagre” já teve alta hospitalar e deve ficar com o pai

(dr)

Primeira foto de Lourenço, o "bebé-milagre"

Primeira foto de Lourenço, o “bebé-milagre”

O bebé, que nasceu quase quatro meses depois de ter estado no ventre da mãe em morte cerebral, já teve alta hospitalar. Pai fica com a criança mas a família da progenitora já avançou para tribunal. 

A notícia, avançada esta segunda-feira pela TVI, dá conta que Lourenço Salvador já teve alta hospitalar e foi entregue ao pai, tal como manda a lei.

O bebé nasceu prematuro, com 2.350 quilos, no passado dia 7 de junho, no Hospital de São José, em Lisboa, do qual foi logo transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, na Maternidade Alfredo da Costa.

No passado dia 13, foi anunciado que, dada a evolução positiva do seu estado de saúde, a criança já estava a ser alimentada exclusivamente com leite humano e já tinha deixado os cuidados intensivos.

Lourenço foi apelidado de “bebé milagre”, depois de ter estado quase quatro meses em gestação no ventre da mãe, que se encontrava em morte cerebral.

A morte cerebral de Sandra, com 37 anos de idade, foi declarada em fevereiro na sequência de uma hemorragia intracerebral.

Depois desta batalha, o problema que agora se coloca é quem vai ficar responsável pela criança. Segundo a TVI, o bebé foi entregue ao pai mas a família de Sandra já avançou para tribunal.

Tanto os pais da progenitora como a sua irmã querem a custódia partilhada de Lourenço, aquilo que consideram ser o melhor para a criança.

“Desde o principio que eu disse que queria o meu menino comigo. Já que a minha menina deixou cá este rebento, espero que este menino venha para mim. É a luz dos meus olhos”, contou ao canal a mãe de Sandra.

“Isto não deixa de ser uma criança que não tem culpa de nada, que está no meio disto. Mas eu estou a lutar pelo melhor para ele. Estou a lutar porque sei que lhe posso dar uma vida estável, eu e os meus pais”, explicou a irmã.

Ainda em declarações à TVI, as amigas também acham que não é correto o pai ficar com o bebé, muito por causa dos vícios que tinha e que terão motivado a separação do casal.

“Ele fuma como toda a gente sabe, também anda metido no pó e bebe muito“, conta uma das colegas de Sandra.

Recorde-se que o nascimento de Lourenço foi um feito inédito em Portugal e chegou a ser noticiado em várias partes do mundo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

BE diz que investimento nos serviços públicos não compensou "deterioração"

"Nos últimos quatro anos houve mais investimento nos serviços públicos, mas não o suficiente para compensar a deterioração dos anos anteriores e para lançar novos projetos", disse Catarina Martins. A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) …

Israel. Ministro da Educação acredita na reorientação sexual e diz já a ter aplicado a um aluno

O ministro da Educação israelita e líder de um partido de extrema-direita, Rafi Peretz, afirmou na semana passada que a reorientação sexual é possível, acrescentando que "tem um conhecimento profundo sobre a área" e ele próprio …

Cinco meses após ser nomeado, médico português é afastado do cargo de conselheiro do Papa

Cinco meses depois de ser nomeado para a equipa de conselheiros do Papa Francisco na área da bioética e da dignidade humana, Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, foi afastado do cargo. Em comunicado …

El Chapo condenado a prisão perpétua

O narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán foi esta quarta-feira condenado a prisão perpétua nos Estados Unidos. A sentença foi lida num tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque, na presença da mulher do agora condenado, …

Escritor líbano-francês Amin Maalouf vence Prémio Calouste Gulbenkian 2019

O jornalista e escritor líbano-francês Amin Maalouf é o vencedor do Prémio Calouste Gulbenkian 2019, no valor de 100 mil euros, anunciou a fundação, que vai também premiar a Associação de Apoio à Vitima, um …

Câmara de Viana do Castelo admite retirar à força últimos moradores do prédio Coutinho

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, admitiu esta quarta-feira que os últimos nove moradores do prédio Coutinho poderão ser retirados “coercivamente”, considerando que são “ocupantes ilegais”. "Tomaremos todas as decisões que …

A turbulência aérea está a tornar-se mais frequente (e o aquecimento global pode ser uma das causas)

Ao longo dos próximos anos, as viagens de avião vão ficar cada vez mais "atribuladas" devido ao aquecimento global, um fenómeno que não só aquece a superfície terrestre como está a alterar os ventos atmosféricos …

Funcionário da embaixada em Teerão atingido a tiro levou à suspensão de vistos

Funcionário iraniano da embaixada portuguesa atingido a tiro, em março, motivou a suspensão de vistos a cidadãos iranianos e de todas as atividades da secção consular. Segundo o jornal Público, um funcionário iraniano da embaixada portuguesa …

Há um "enorme potencial" de aumento salarial de mais de mil euros

A CGTP considera possível um aumento salarial superior a mil euros por trabalhador, em média, e vai usar essa perspetiva para defender o aumento generalizado dos salários junto dos partidos com representação parlamentar. De acordo com …

Elon Musk vai ligar o cérebro humano a um computador no próximo ano

O prometido é devido. Elon Musk partilhou os planos da Neuralink, empresa que apoia na investigação de tecnologia de interfaces capazes de ligar diretamente o cérebro ao computador. O empresário pretende mais uma vez dar um …