“Bebé milagre” já teve alta hospitalar e deve ficar com o pai

(dr)

Primeira foto de Lourenço, o "bebé-milagre"

Primeira foto de Lourenço, o “bebé-milagre”

O bebé, que nasceu quase quatro meses depois de ter estado no ventre da mãe em morte cerebral, já teve alta hospitalar. Pai fica com a criança mas a família da progenitora já avançou para tribunal. 

A notícia, avançada esta segunda-feira pela TVI, dá conta que Lourenço Salvador já teve alta hospitalar e foi entregue ao pai, tal como manda a lei.

O bebé nasceu prematuro, com 2.350 quilos, no passado dia 7 de junho, no Hospital de São José, em Lisboa, do qual foi logo transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, na Maternidade Alfredo da Costa.

No passado dia 13, foi anunciado que, dada a evolução positiva do seu estado de saúde, a criança já estava a ser alimentada exclusivamente com leite humano e já tinha deixado os cuidados intensivos.

Lourenço foi apelidado de “bebé milagre”, depois de ter estado quase quatro meses em gestação no ventre da mãe, que se encontrava em morte cerebral.

A morte cerebral de Sandra, com 37 anos de idade, foi declarada em fevereiro na sequência de uma hemorragia intracerebral.

Depois desta batalha, o problema que agora se coloca é quem vai ficar responsável pela criança. Segundo a TVI, o bebé foi entregue ao pai mas a família de Sandra já avançou para tribunal.

Tanto os pais da progenitora como a sua irmã querem a custódia partilhada de Lourenço, aquilo que consideram ser o melhor para a criança.

“Desde o principio que eu disse que queria o meu menino comigo. Já que a minha menina deixou cá este rebento, espero que este menino venha para mim. É a luz dos meus olhos”, contou ao canal a mãe de Sandra.

“Isto não deixa de ser uma criança que não tem culpa de nada, que está no meio disto. Mas eu estou a lutar pelo melhor para ele. Estou a lutar porque sei que lhe posso dar uma vida estável, eu e os meus pais”, explicou a irmã.

Ainda em declarações à TVI, as amigas também acham que não é correto o pai ficar com o bebé, muito por causa dos vícios que tinha e que terão motivado a separação do casal.

“Ele fuma como toda a gente sabe, também anda metido no pó e bebe muito“, conta uma das colegas de Sandra.

Recorde-se que o nascimento de Lourenço foi um feito inédito em Portugal e chegou a ser noticiado em várias partes do mundo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Dente de rinoceronte deu aos cientistas a mais antiga informação genética já registada

Cientistas conseguiram extrair de um dente com 1,7 milhões de anos (de um rinoceronte já extinto) aquela que é a informação genética mais antiga alguma vez registada. Entre o período de há 2,5 milhões e 700 mil …

SNS "é âncora para os portugueses e sabe resistir às pressões"

A ministra da Saúde elogiou o Sistema Nacional de Saúde no dia em este cumpre 40 anos. A data só não está a ser assinalada com mais vigor devido à proximidade das eleições, explicou …

Um terço dos diplomados no curso de Aeroespacial vai trabalhar para o estrangeiro

A nota mínima de entrada no curso de Engenharia Aeroespacial do Técnico bateu um novo recorde. As oportunidades e os salários levam os diplomados para o estrangeiro. O único curso de Engenharia Aeroespacial no ensino superior …

Morreu o cantor Roberto Leal

Morreu o cantor Roberto Leal, confirmou o antigo secretário de Estado das Comunidades e da Administração Local. Tinha 67 anos e lutava contra um cancro. A notícia foi avançada pelo antigo secretário de Estado das Comunidades …

Estudo mostra que o canguru gigante tinha uma parecença com os pandas

O já extinto canguru gigante tinha uma característica muito semelhante com o panda-gigante dos dias modernos: grandes mandíbulas que lhe permitiam comer alimentos que outros animais não conseguiam. Há mais de 40 mil anos, o sudoeste …

Assunção Cristas contra o "ditador" verde e André Silva contra a "despesista" demagoga

O debate deste sábado, transmitido pela RTP3, sentou frente-a-frente os líderes do CDS e do PAN. Assunção Cristas contou quantas vezes o programa do adversário usa a palavra "proibir" e André Silva acusou os centristas …

Poluição no rio Lis arrasta-se há mais de 20 anos

A poluição na bacia hidrográfica do rio Lis arrasta-se há mais de duas décadas, com o contributo das descargas ilegais das suiniculturas, mas a construção da estação de tratamento de efluentes suinícolas tem sido adiada …

No Quénia, há meninas a faltar às aulas por não terem acesso a tampões

No Quénia, há adolescentes que não têm dinheiro para comprar pensos higiénicos ou tampões. Por isso, faltam às aulas. O Expresso conta a história de uma menina queniana, de 14 anos, que não aguentou ser humilhada …

As sestas podem ser boas amigas do coração

Fazer uma sesta uma ou duas vezes por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco ou AVC. No entanto, se fizer mais sestas do que o recomendado, os benefícios desaparecem. Uma equipa de cientistas decidiu …

Qual o tamanho mínimo para que um planeta possa ser habitável? Cientistas responderam

Uma equipa de cientistas de Harvard revelou o tamanho crítico abaixo do qual um planeta nunca pode ser habitável, mesmo que esteja numa área com uma distância à sua estrela que permita a existência de …