“Bebé milagre” já teve alta hospitalar e deve ficar com o pai

(dr)

Primeira foto de Lourenço, o "bebé-milagre"

Primeira foto de Lourenço, o “bebé-milagre”

O bebé, que nasceu quase quatro meses depois de ter estado no ventre da mãe em morte cerebral, já teve alta hospitalar. Pai fica com a criança mas a família da progenitora já avançou para tribunal. 

A notícia, avançada esta segunda-feira pela TVI, dá conta que Lourenço Salvador já teve alta hospitalar e foi entregue ao pai, tal como manda a lei.

O bebé nasceu prematuro, com 2.350 quilos, no passado dia 7 de junho, no Hospital de São José, em Lisboa, do qual foi logo transferido para a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, na Maternidade Alfredo da Costa.

No passado dia 13, foi anunciado que, dada a evolução positiva do seu estado de saúde, a criança já estava a ser alimentada exclusivamente com leite humano e já tinha deixado os cuidados intensivos.

Lourenço foi apelidado de “bebé milagre”, depois de ter estado quase quatro meses em gestação no ventre da mãe, que se encontrava em morte cerebral.

A morte cerebral de Sandra, com 37 anos de idade, foi declarada em fevereiro na sequência de uma hemorragia intracerebral.

Depois desta batalha, o problema que agora se coloca é quem vai ficar responsável pela criança. Segundo a TVI, o bebé foi entregue ao pai mas a família de Sandra já avançou para tribunal.

Tanto os pais da progenitora como a sua irmã querem a custódia partilhada de Lourenço, aquilo que consideram ser o melhor para a criança.

“Desde o principio que eu disse que queria o meu menino comigo. Já que a minha menina deixou cá este rebento, espero que este menino venha para mim. É a luz dos meus olhos”, contou ao canal a mãe de Sandra.

“Isto não deixa de ser uma criança que não tem culpa de nada, que está no meio disto. Mas eu estou a lutar pelo melhor para ele. Estou a lutar porque sei que lhe posso dar uma vida estável, eu e os meus pais”, explicou a irmã.

Ainda em declarações à TVI, as amigas também acham que não é correto o pai ficar com o bebé, muito por causa dos vícios que tinha e que terão motivado a separação do casal.

“Ele fuma como toda a gente sabe, também anda metido no pó e bebe muito“, conta uma das colegas de Sandra.

Recorde-se que o nascimento de Lourenço foi um feito inédito em Portugal e chegou a ser noticiado em várias partes do mundo.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …