“Beatles eram os piores do mundo” e Michael Jackson plagiou “Billie Jean”, acusa Quincy Jones

O célebre compositor e produtor discográfico, responsável pelos maiores sucessos de Michael Jackson, acusou o rei da Pop de ter plagiado várias das suas canções, entre as quais a famosa “Billie Jean”. Sobre os Beatles, o produtor norte-americano referiu que “eram os piores músicos do mundo”.

“Não gosto de o dizer publicamente, mas Michael roubou muita coisa, roubou muitas canções”, declarou o produtor Quincy Jones, de 84 anos, que participou na criação dos lendários álbuns “Thriller” e “Bad”.

“Era tão maquiavélico como é possível ser-se”, acrescentou, numa entrevista concedida ao site Vulture, apontando o dedo às semelhanças entre “Billie Jean” e a canção “State of Independence”, da rainha da Disco Donna Summer, igualmente produzida por Quincy Jones e lançada alguns meses antes.

As semelhanças entre as duas canções não são evidentes, a não ser pelo facto de ambas assentarem em linhas de baixo executadas em sintetizador.

Quincy Jones acusou ainda Michael Jackson, que morreu em 2009, de ser “mesquinho”, por se ter recusado a creditar o teclista Greg Phillinganes na sua canção “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”.

Além disso, o produtor lembrou os Beatles como “os piores músicos do mundo”, quando os ouviu pela primeira vez, sublinhando que Paul McCartney era o pior baixista que alguma vez tinha ouvido.

“E nem me falem do Ringo Starr”, diz Jones, mencionando um episódio que testemunhou em estúdio, em que o baterista demorou cerca de três horas para gravar uma sequência rítmica.

Em relação aos U2, o jornalista da Vulture perguntou diretamente ao produtor se a banda “ainda faz boa música”, questão à qual o produtor norte-americano respondeu acenando negativamente com a cabeça. “Adoro o Bono, com todo o meu coração, mas há demasiada pressão sobre a banda“.

Questionado, ainda, sobre o racismo nos Estados Unidos, o músico referiu que a culpa é de Donald Trump e dos “campónios analfabetos”. “Trump diz-lhes apenas o que eles querem ouvir. É um doido filho da mãe. Limitado em termos intelectuais – um narcisista com a mania das grandezas”.

Quincy Jones adiantou ainda que namorou com Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA, há doze anos atrás. “Tinha as melhores pernas que vi na vida, mas o pai errado”.

Aos 84 anos, Jones mantém-se em atividade no mundo da música e lançou recentemente um serviço de vídeo streaming especializado em Jazz.

Noutra entrevista recente que deu à revista GQ, o produtor também causou polémica, ao afirmar que tem 22 companheiras em todo o mundo, fala 26 línguas e fez um tratamento na Suécia que lhe permitirá viver até aos 110 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …