“Beatles eram os piores do mundo” e Michael Jackson plagiou “Billie Jean”, acusa Quincy Jones

O célebre compositor e produtor discográfico, responsável pelos maiores sucessos de Michael Jackson, acusou o rei da Pop de ter plagiado várias das suas canções, entre as quais a famosa “Billie Jean”. Sobre os Beatles, o produtor norte-americano referiu que “eram os piores músicos do mundo”.

“Não gosto de o dizer publicamente, mas Michael roubou muita coisa, roubou muitas canções”, declarou o produtor Quincy Jones, de 84 anos, que participou na criação dos lendários álbuns “Thriller” e “Bad”.

“Era tão maquiavélico como é possível ser-se”, acrescentou, numa entrevista concedida ao site Vulture, apontando o dedo às semelhanças entre “Billie Jean” e a canção “State of Independence”, da rainha da Disco Donna Summer, igualmente produzida por Quincy Jones e lançada alguns meses antes.

As semelhanças entre as duas canções não são evidentes, a não ser pelo facto de ambas assentarem em linhas de baixo executadas em sintetizador.

Quincy Jones acusou ainda Michael Jackson, que morreu em 2009, de ser “mesquinho”, por se ter recusado a creditar o teclista Greg Phillinganes na sua canção “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”.

Além disso, o produtor lembrou os Beatles como “os piores músicos do mundo”, quando os ouviu pela primeira vez, sublinhando que Paul McCartney era o pior baixista que alguma vez tinha ouvido.

“E nem me falem do Ringo Starr”, diz Jones, mencionando um episódio que testemunhou em estúdio, em que o baterista demorou cerca de três horas para gravar uma sequência rítmica.

Em relação aos U2, o jornalista da Vulture perguntou diretamente ao produtor se a banda “ainda faz boa música”, questão à qual o produtor norte-americano respondeu acenando negativamente com a cabeça. “Adoro o Bono, com todo o meu coração, mas há demasiada pressão sobre a banda“.

Questionado, ainda, sobre o racismo nos Estados Unidos, o músico referiu que a culpa é de Donald Trump e dos “campónios analfabetos”. “Trump diz-lhes apenas o que eles querem ouvir. É um doido filho da mãe. Limitado em termos intelectuais – um narcisista com a mania das grandezas”.

Quincy Jones adiantou ainda que namorou com Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA, há doze anos atrás. “Tinha as melhores pernas que vi na vida, mas o pai errado”.

Aos 84 anos, Jones mantém-se em atividade no mundo da música e lançou recentemente um serviço de vídeo streaming especializado em Jazz.

Noutra entrevista recente que deu à revista GQ, o produtor também causou polémica, ao afirmar que tem 22 companheiras em todo o mundo, fala 26 línguas e fez um tratamento na Suécia que lhe permitirá viver até aos 110 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …