“Beatles eram os piores do mundo” e Michael Jackson plagiou “Billie Jean”, acusa Quincy Jones

O célebre compositor e produtor discográfico, responsável pelos maiores sucessos de Michael Jackson, acusou o rei da Pop de ter plagiado várias das suas canções, entre as quais a famosa “Billie Jean”. Sobre os Beatles, o produtor norte-americano referiu que “eram os piores músicos do mundo”.

“Não gosto de o dizer publicamente, mas Michael roubou muita coisa, roubou muitas canções”, declarou o produtor Quincy Jones, de 84 anos, que participou na criação dos lendários álbuns “Thriller” e “Bad”.

“Era tão maquiavélico como é possível ser-se”, acrescentou, numa entrevista concedida ao site Vulture, apontando o dedo às semelhanças entre “Billie Jean” e a canção “State of Independence”, da rainha da Disco Donna Summer, igualmente produzida por Quincy Jones e lançada alguns meses antes.

As semelhanças entre as duas canções não são evidentes, a não ser pelo facto de ambas assentarem em linhas de baixo executadas em sintetizador.

Quincy Jones acusou ainda Michael Jackson, que morreu em 2009, de ser “mesquinho”, por se ter recusado a creditar o teclista Greg Phillinganes na sua canção “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”.

Além disso, o produtor lembrou os Beatles como “os piores músicos do mundo”, quando os ouviu pela primeira vez, sublinhando que Paul McCartney era o pior baixista que alguma vez tinha ouvido.

“E nem me falem do Ringo Starr”, diz Jones, mencionando um episódio que testemunhou em estúdio, em que o baterista demorou cerca de três horas para gravar uma sequência rítmica.

Em relação aos U2, o jornalista da Vulture perguntou diretamente ao produtor se a banda “ainda faz boa música”, questão à qual o produtor norte-americano respondeu acenando negativamente com a cabeça. “Adoro o Bono, com todo o meu coração, mas há demasiada pressão sobre a banda“.

Questionado, ainda, sobre o racismo nos Estados Unidos, o músico referiu que a culpa é de Donald Trump e dos “campónios analfabetos”. “Trump diz-lhes apenas o que eles querem ouvir. É um doido filho da mãe. Limitado em termos intelectuais – um narcisista com a mania das grandezas”.

Quincy Jones adiantou ainda que namorou com Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA, há doze anos atrás. “Tinha as melhores pernas que vi na vida, mas o pai errado”.

Aos 84 anos, Jones mantém-se em atividade no mundo da música e lançou recentemente um serviço de vídeo streaming especializado em Jazz.

Noutra entrevista recente que deu à revista GQ, o produtor também causou polémica, ao afirmar que tem 22 companheiras em todo o mundo, fala 26 línguas e fez um tratamento na Suécia que lhe permitirá viver até aos 110 anos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …