BE quer touradas apenas para maiores de 18 anos e “bolinha vermelha” na televisão

6

O Bloco de Esquerda quer que as touradas passem a ser emitidas na televisão depois das 22h30 e com “bolinha vermelha” no canto do ecrã. Já nas arenas, segundo a proposta, não serão permitidos menores de 18 anos na assistência.

O projeto-lei já deu entrada na Assembleia da República e prevê que só possam participar em eventos tauromáquicos maiores de 18 anos.

O assunto – que já foi a plenário em 2016, mas foi chumbado – volta agora ao Parlamento porque é “extremamente importante que exista este sentido de proteção relativamente às crianças”, explica Maria Manuel Rola à TSF.

Fazendo eco de recomendações internacionais, inclusive das Nações Unidas, o Bloco considera que a questão da tauromaquia “tem vindo a ser levantada também no âmbito do Orçamento do Estado” e que, por isso, também faz sentido avançar agora com este projeto de lei.

O Bloco afirma que “entende ser necessário interditar o trabalho de menores em atividades tauromáquicas, propondo, para o efeito, o aumento da idade mínima de trabalho de artistas e auxiliares – quer sejam profissionais ou amadores -, para os 18 anos”.

Com “o intuito de proteger os menores da violência perpetrada em cada evento e atividade tauromáquica”, o partido pretende que a entrada em praças de touros só aconteça com cidadãos maiores de idade, sendo também proibida a participação de menores “em escolas de toureio, grupos de forcados e atividades relacionadas”.

Além disso, as transmissões televisivas passariam a carecer de nova regulamentação – com a emissão de touradas “remetida para horários que não são de acesso totalmente indiscriminado”, entre as 22h30 e as 6 horas da manhã -, explica Maria Manuel Rola.

O projeto-lei prevê ainda que as transmissões “devem ser acompanhadas da difusão permanente de um identificativo visual apropriado“, ou seja com a “bolinha vermelha no canto superior direito do ecrã”.

Lembrando um parecer da Ordem dos Psicólogos de que este tipo de espetáculos pode causar “efeitos negativos na saúde mental das crianças”, o BE cita ainda um relatório do Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas, publicado em setembro de 2019, no qual um “grupo de peritos internacionais em proteção infantil insta Portugal a proteger as crianças e os adolescentes da violência perpetrada nos eventos tauromáquicos”.

Nesse sentido, o partido enumera os casos do Equador ou de Espanha em que as touradas viram um travão na transmissão televisiva.

ZAP //

6 Comments

  1. Bolinha vermelha deveria ter era a injjeção de capital na tapa, no beso, etc..
    E bem vermelha.
    Agora touradas? Eh pá.. sinceramente.

  2. Mas giro giro era a sRa. directora informar nos seus befings diários quanto portugueses vão morrendo de tuberculose, cancro, acidente, gripe, velhice etc, etc… Isso é que era!

  3. O B.E , Justifica esta medida, segundo leio, “proteger os menores da violência”, mas concorda em legitimar e manter a “sádica violência” para o bon prazer de sádicos aficionados !…portanto proponho ao B.E que coloque a (bolinha vermelha ) noutro sitio !..

  4. Por essa ordem muitas bolinhas vermelhas terá que mandar pôr em programas de televisão, como Bigs Brothers e outras porcarias anticulturais que por lá passam, mas que estarei certo que as meninas do BE adorarão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.