BE quer touradas apenas para maiores de 18 anos e “bolinha vermelha” na televisão

O Bloco de Esquerda quer que as touradas passem a ser emitidas na televisão depois das 22h30 e com “bolinha vermelha” no canto do ecrã. Já nas arenas, segundo a proposta, não serão permitidos menores de 18 anos na assistência.

O projeto-lei já deu entrada na Assembleia da República e prevê que só possam participar em eventos tauromáquicos maiores de 18 anos.

O assunto – que já foi a plenário em 2016, mas foi chumbado – volta agora ao Parlamento porque é “extremamente importante que exista este sentido de proteção relativamente às crianças”, explica Maria Manuel Rola à TSF.

Fazendo eco de recomendações internacionais, inclusive das Nações Unidas, o Bloco considera que a questão da tauromaquia “tem vindo a ser levantada também no âmbito do Orçamento do Estado” e que, por isso, também faz sentido avançar agora com este projeto de lei.

O Bloco afirma que “entende ser necessário interditar o trabalho de menores em atividades tauromáquicas, propondo, para o efeito, o aumento da idade mínima de trabalho de artistas e auxiliares – quer sejam profissionais ou amadores -, para os 18 anos”.

Com “o intuito de proteger os menores da violência perpetrada em cada evento e atividade tauromáquica”, o partido pretende que a entrada em praças de touros só aconteça com cidadãos maiores de idade, sendo também proibida a participação de menores “em escolas de toureio, grupos de forcados e atividades relacionadas”.

Além disso, as transmissões televisivas passariam a carecer de nova regulamentação – com a emissão de touradas “remetida para horários que não são de acesso totalmente indiscriminado”, entre as 22h30 e as 6 horas da manhã -, explica Maria Manuel Rola.

O projeto-lei prevê ainda que as transmissões “devem ser acompanhadas da difusão permanente de um identificativo visual apropriado“, ou seja com a “bolinha vermelha no canto superior direito do ecrã”.

Lembrando um parecer da Ordem dos Psicólogos de que este tipo de espetáculos pode causar “efeitos negativos na saúde mental das crianças”, o BE cita ainda um relatório do Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas, publicado em setembro de 2019, no qual um “grupo de peritos internacionais em proteção infantil insta Portugal a proteger as crianças e os adolescentes da violência perpetrada nos eventos tauromáquicos”.

Nesse sentido, o partido enumera os casos do Equador ou de Espanha em que as touradas viram um travão na transmissão televisiva.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Bolinha vermelha deveria ter era a injjeção de capital na tapa, no beso, etc..
    E bem vermelha.
    Agora touradas? Eh pá.. sinceramente.

  2. Mas giro giro era a sRa. directora informar nos seus befings diários quanto portugueses vão morrendo de tuberculose, cancro, acidente, gripe, velhice etc, etc… Isso é que era!

  3. O B.E , Justifica esta medida, segundo leio, “proteger os menores da violência”, mas concorda em legitimar e manter a “sádica violência” para o bon prazer de sádicos aficionados !…portanto proponho ao B.E que coloque a (bolinha vermelha ) noutro sitio !..

  4. Por essa ordem muitas bolinhas vermelhas terá que mandar pôr em programas de televisão, como Bigs Brothers e outras porcarias anticulturais que por lá passam, mas que estarei certo que as meninas do BE adorarão.

RESPONDER

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …