BE e PAN pedem demissão do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente

Paulo Cunha / Lusa

Um manto de espuma cobre a água do Rio Tejo, junto ao açude de Abrantes.

Esta quinta-feira, durante uma audiência na comissão parlamentar de Ambiente, o Bloco de Esquerda e o PAN pediram a demissão do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Nuno Lacasta.

“O senhor diretor falhou redondamente e deve demitir-se”, exigiu Carlos Matias, deputado do Bloco de Esquerda, dirigindo-se ao presidente da Agência Portuguesa do Ambiente. O Bloco acusa Nuno Lacasta de ter falhado em alterar, em 2016, a licença da Celtejo, permitindo um aumento das descargas da empresa no rio Tejo.

A licença passada pela APA permitiu à Celtejo, segundo o Expresso, mais que duplicar o parâmetro CBO5 de descarga — de 0,9 kg/tSA (tonelada de celulose seca ao ar) para 2,5 kg/tSA – valor que levou o deputado André Silva, do PAN, a acusar Nuno Lacasta de ter emitido “uma licença à medida da indústria, dando cobertura a um crime“.

O presidente ainda não se pronunciou em relação ao pedido de demissão, mas defendeu-se afirmando que a revisão da licença de 2016 à Celtejo teve como objetivo a redução das descargas poluentes. O presidente da APA explicou ainda que o ajustamento aos limites de emissões permitidos à empresa, em 2016, foi feito dentro do quadro legal.

Além disso, segundo o Observador, Lacasta afirmou que a nova licença não contribuiu para o aumento da carga orgânica, já que em 2017 a carga orgânica do rio Tejo foi diminuindo. No entanto, realçou, esta diminuição “é uma matemática distinta” da acumulação de carga orgânica que resulta de um período longo de descargas.

André Silva citou o ministro do Ambiente, dizendo que “o incumprimento das celuloses é uma evidência”, para sustentar que o ministro João Matos Fernandes atribuíra a responsabilidade por esta licença à APA e não ao Governo. “O ministro manifestara falta de confiança no mandato do presidente da APA”, afirmou.

A responsabilidade pelo foco de poluição registado no rio Tejo a 24 de janeiro foi atribuída, pelo ministro do Ambiente, à acumulação da carga orgânica depositada nas albufeiras do Fratel e de Belver devido a anos de descargas da indústria de celulose.

De acordo com o Expresso, a APA assumiu que as análises a amostras de água revelavam valores de celulose cinco mil vezes acima do normal e que a empresa Celtejo é “responsável por 90% das descargas” para o rio na zona de Vila Velha de Ródão.

“Não fechamos as empresas que nos apetece”

Na comissão parlamentar do Ambiente foi ainda ouvido Nuno Banza, Inspetor-Geral do IGAMAOT (Inspeção-Geral da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território), que explicou o fenómeno que impediu os três inspetores de recolherem as amostras da água junto à Celtejo.

“Os inspetores não são anjinhos, já fazem isto há muitos anos e têm a experiência para perceber as dinâmicas que se instalam de facilitação ou de dificuldade”, disse Nuno Banza, garantindo que a situação “não altera em nada os resultados que se vierem a obter”.

O Inspetor-Geral remeteu para o Ministério Público o papel de decidir que dados podem ao não ser divulgados, ao abrigo do segredo de justiça, e afastou a acusação de incompetência aos seus inspetores, explicando que as recolhas e inspeções exigem 24 horas junto às instalações da empresa.

André Silva questionou Nuno Banza acerca do porquê de não mandarem fechar a Celtejo perante os incumprimentos passados, pergunta à qual o Inspetor-Geral respondeu afirmando que “não fechamos as empresas que nos apetece”.

O IGAMAOT faz o seu papel ao abrir processos de contraordenação, mas não controla o resultado dos tribunais, sublinha Nuno Banza. Na próxima quarta-feira, a comissão parlamentar do Ambiente vai ouvir o ministro João Matos Fernandes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Julgamentos de Tancos e do homicídio no SEF suspensos após caso de covid-19

As próximas sessões do julgamento de Tancos e do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF foram suspensas depois de o advogado Ricardo Sá Fernandes, que representa arguidos nos dois casos, ter testado positivo …

"Uma tragédia anunciada". Manaus não tem oxigénio para tratar doentes

Manaus, capital do estado do Amazonas, no Brasil, está a atravessar uma situação caótica devido ao aumento de casos covid-19 e à falta de oxigénio dos hospitais. Imagens que circulam nas redes sociais mostram as próprias famílias …

Wayne Rooney termina carreira de jogador para treinar Derby a tempo inteiro

O antigo internacional inglês terminou a carreira de futebolista, aos 35 anos, para assumir o cargo de treinador do Derby County, anunciou, esta sexta-feira, o clube da segunda divisão inglesa. Wayne Rooney, que assinou contrato até …

Populistas europeus que o apoiavam desvinculam-se agora de Trump

A derrota eleitoral de Donald Trump, a sua recusa em aceitá-la e a violência que se seguiu parecem ter prejudicado as perspetivas de líderes de europeus populistas, apoiantes do Presidente dos Estados Unidos (EUA). "O que …

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho. Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos …

Ao lado de Von der Leyen, Costa defendeu que a "bazuca tem mesmo de ser disparada"

O primeiro-ministro esteve, esta quinta-feira, numa conferência de imprensa conjunta com a presidente da Comissão Europeia, que está de visita a Portugal. António Costa afirmou que a recuperação económica será o primeiro dos três principais objetivos …