BE indicou novo líder parlamentar; Fabian trabalhou na agricultura

2

Paula Nunes / Esquerda.net

Fabian Figueiredo, novo líder parlamentar do Bloco de Esquerda

Fabian Figueiredo vai substituir Pedro Filipe Soares ao longo da próxima legislatura. É a segunda substituição deste género.

A Comissão Política do BE indicou nesta quarta-feira o nome de Fabian Figueiredo para líder da bancada na próxima legislatura, um nome que será votado pelo grupo parlamentar após a instalação do parlamento, adiantou à Lusa fonte oficial do partido.

Fabian Figueiredo deverá assim ocupar o lugar deixado por Pedro Filipe Soares, que em dezembro do ano passado anunciou que não voltaria a ser candidato a deputado e ia deixar o parlamento no final da legislatura.

A reunião da Comissão Política do BE decidiu indicar para a liderança da bancada parlamentar Fabian Figueiredo, que foi eleito nas legislativas de domingo, pelas listas de Lisboa em segundo lugar.

Fabian Figueiredo já tinha substituído Pedro Filipe Soares como deputado em 2021, quando este gozou a sua licença parental, tendo então sido a estreia no hemiciclo do dirigente bloquista com 35 anos.

O deputado eleito já foi cabeça de lista pelo partido à Câmara de Loures, em 2017. Nas eleições legislativas de 2019, foi candidato do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Lisboa, mas não foi eleito.

No site do Bloco, lê-se que Fabian é formado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde se envolveu em vários movimentos em defesa do Ensino Superior Público Universal e Gratuito, do direito à habitação, pela preservação das Repúblicas estudantis de Coimbra, nos movimentos em defesa da paz e contra as políticas de austeridade.

Também enquanto estudava na faculdade, trabalhou na hotelaria e na agricultura para conseguir para pagar os seus estudos.

Mais tarde foi Bolseiro de Integração na Investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), colaborando com o Observatório Permanente da Justiça (OPJ) num projeto relacionado com a morosidade na justiça portuguesa.

Nos últimos anos, foi assessor do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda e secretário da vice-presidência da Assembleia da República.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. O jovem, melhor o próximo líder da bancada do BE, é um pobre desgraçado, que teve de trabalhar na hotelaria e na agricultura enquanto estudava. De facto, deve ser único no País, não porque teve de trabalhar enquanto estudava, pois há mesmo muito jovem a trabalhar enquanto estuda, mas porque já viveu à custa do Parlamento como assessor do BE, já foi candidato a deputado, em que substituiu o anterior líder parlamentar bloquista, e agora até vai ser deputado e líder da sua bancada. Tudo isto é de um jovem desafortunado! Deixem-se de lamúrias!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.