BCP passou nos testes de stress. Piores bancos são de Itália, Irlanda e Espanha

Millennium BCP

-

O presidente do BCP revelou esta sexta-feira que o banco passou nos testes de stress do Banco Central Europeu (BCE) no cenário mais adverso, ao contrário do que tinha acontecido em 2014. Bancos da Itália, Irlanda, Espanha e também da Áustria estão entre os que se saíram pior.

“Os resultados comprovam a evolução favorável do BCP, confirmam o trabalho muito forte, muito exigente que está a ser conseguido por todos os que estão a colaborar com o banco”, afirmou Nuno Amado em conferência de imprensa.

O BCP divulgou ontem que, nos resultados dos testes de resistência do Banco Central Europeu (BCE), que avaliam a resistência do banco perante uma degradação económica e financeira, ficou com um rácio de 7%, acima do valor de referência de 5,5% que cada banco precisava de ter.

De acordo com a Reuters, o italiano Monte dei Paschi, o austríaco Austria’s Raiffeisen, o espanhol Banco Popular e outros dois bancos irlandeses terão tido os piores resultados, mas entre as 12 entidades bancárias que se saíram pior estão também dois gigantes da banca germânica: o Deutsche Bank e o Commerzbank, salienta a mesma agência.

O banco italiano tem um rácio de capital negativo num cenário de choque económico e pouco antes da divulgação dos resultados anunciou um aumento de capital que pode chegar aos 5000 milhões de euros.

Em comunicado, Andrea Enria, presidente da Autoridade Bancária Europeia, salienta que apesar de algumas melhorias “há trabalho a ser feito”.

Nos últimos testes de stress gerais à banca europeia, em 2014, o BCP chumbou ao serem identificadas necessidades de capital no cenário mais adverso.

O Novo Banco na altura não participou nesses exercícios, por ainda estar a consolidar o seu perímetro patrimonial, e um ano depois viria a chumbar também no cenário severo.

A amostra de 51 bancos de 15 países da União Europeia, dos quais 37 da zona euro, que a EBA testou, em articulação com o Banco Central Europeu (BCE), não inclui este ano bancos portugueses, ao contrário do que aconteceu em 2014, estando as atenções centradas nas fragilidades que podem apresentar os bancos italianos, mas também alemães.

No entanto, os quatro bancos portugueses supervisionados diretamente pelo Banco Central Europeu (BCE) – Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI e Novo Banco – também têm sido submetidos a exercícios de resistência no âmbito do Banco Central Europeu (BCE), sendo que para já apenas o BCP anunciou os seus dados.

O BCP registou prejuízos de 197,3 milhões de euros no primeiro semestre do ano, valor que compara com um lucro de 240 milhões de euros verificado no período homólogo do ano passado.

O banco justifica estes resultados com “itens não habituais”, adiantando que, sem estes acontecimentos extraordinários, o banco teria tido um lucro de 56,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, valor que compara com um prejuízo de 21,2 milhões de euros em igual período do ano passado.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …

Dakar novamente de luto. Morreu o piloto holandês Edwin Straver

Morreu o piloto holandês Edwin Straver, que estava internado em estado crítico na sequência de uma queda de mota no rali Dakar, na Arábia Saudita. Edwin Straver, piloto de 48 anos da KTM, estava hospitalizado em …

Armas roubadas ao exército suíço encontradas em Vila Nova de Paiva

Um homem foi identificado pelo núcleo de investigação de Moimenta da Beira da GNR, distrito de Viseu, por posse armas que tinha sido roubadas ao exército suiço, avança a agência Lusa esta sexta-feira.  As armas estavam …