BBC elabora lista dos 10 melhores futebolistas de sempre: com Cristiano, sem Eusébio

A rádio e televisão britânica assinala os 80 anos de Pelé e deixa a pergunta: qual foi o melhor jogador de sempre?

No dia em que Pelé, um dos melhores futebolistas de sempre (o melhor, para muitos especialistas), completa 80 anos de idade, a BBC deixou no ar a pergunta: qual foi o melhor jogador de futebol de sempre? Aquela questão sempre complexa e que origina muitas respostas diferentes.

As épocas são muito distintas, os estilos de jogo foram variando muito ao longo das últimas décadas e a qualidade técnica e as táticas de hoje também não são iguais às de 1950. Até os relvados são diferentes. Mesmo assim, a BBC arriscou e elaborou a lista dos 10 melhores futebolistas de sempre. Com Cristiano Ronaldo mas sem Eusébio.

Por ordem cronológica, a primeira opção nasceu na Argentina: Alfredo Di Stéfano. O goleador e o “senhor das finais” da Liga dos Campeões dos anos 50 – marcou em cinco seguidas e venceu nas cinco, sempre ao serviço do Real Madrid. E um jogador que representou três seleções nacionais: Argentina, Colômbia e Espanha. Outros tempos.

Na mesma fase, e também no Real Madrid, brilhou Ferenc Puskás, o húngaro que também jogou pela Espanha, e que foi tricampeão europeu. Um dos elementos fundamentais da mágica seleção húngara, que chegou à final de um Mundial.

E eis que começou a aparecer Pelé, um mestre com a bola no pé e vencedor de três Mundiais ao serviço do Brasil. Curiosamente, neste artigo há uma referência indireta à seleção portuguesa do Mundial 1966, o único que Pelé não venceu.

Portugal apresentou uma “defesa brutal” no duelo com o Brasil nesse torneio porque “só assim” se conseguia travar o brasileiro que nunca jogou por um clube europeu.

A década 1970 foi dominada por Franz Beckenbauer e Johan Cruyff. Um é alemão e era defesa, o outro era holandês e avançado. Beckenbauer era um “jogador total”, que brilhava logo a partir da defesa; Cruyff tinha uma técnica rara e inspirou gerações futuras, em Espanha.

Voltamos à Argentina e encontramos Diego Maradona. Outro mestre com a bola nos pés. A Argentina foi campeã mundial por sua causa e o Nápoles saltou para os títulos por sua causa. Mais tarde, do rival Brasil, apareceu Ronaldo, o avançado bicampeão mundial que foi um “fenómeno” e um perigo para qualquer adversário. Sem lesões, poderia ter chegado (ainda mais) a outros patamares. Ronaldo foi colega de equipa de Zinédine Zidane, o representante de França nesta lista da BBC. Outro mágico do futebol, campeão mundial e um artista nos relvados.

Os dois únicos nomeados que ainda jogam são Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Sem surpresas. Os números do português e a genialidade do argentino justificam a presença nesta lista.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É que vai por aí haver certas dores de cotovelo com esta lista, mas como aqui não têm poder, vão ter que comer e calar!

RESPONDER

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …

Finlândia 0-1 Rússia | Miranchuk recoloca russos na corrida

A anfitriã Rússia conseguiu hoje uma determinante vitória na luta pelo apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao bater a Finlândia por 1-0, em São Petersburgo. No primeiro jogo da segunda jornada …

Nove militares da GNR acusados de tortura

O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR dos crimes de tortura e outros tratamentos cruéis, degradantes ou desumanos e sequestro agravado. O Ministério Público (MP) do Porto acusou nove militares da GNR, …

Costa garante que Lisboa terá o mesmo tratamento que os outros concelhos

Esta quarta-feira, num dia em que Portugal registou 1.350 novos casos ( 928 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo), o primeiro-ministro afirmou que a capital terá o mesmo tratamento que os …

Salgado disposto a pagar à massa falida do GES para ficar isento de cumprir pena

Ricardo Salgado está disposto a pagar à massa falida do GES para ser dispensado de cumprir pena no processo que o irá julgar por três crimes de abuso de confiança, segundo a contestação da defesa …

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …