BBC elabora lista dos 10 melhores futebolistas de sempre: com Cristiano, sem Eusébio

A rádio e televisão britânica assinala os 80 anos de Pelé e deixa a pergunta: qual foi o melhor jogador de sempre?

No dia em que Pelé, um dos melhores futebolistas de sempre (o melhor, para muitos especialistas), completa 80 anos de idade, a BBC deixou no ar a pergunta: qual foi o melhor jogador de futebol de sempre? Aquela questão sempre complexa e que origina muitas respostas diferentes.

As épocas são muito distintas, os estilos de jogo foram variando muito ao longo das últimas décadas e a qualidade técnica e as táticas de hoje também não são iguais às de 1950. Até os relvados são diferentes. Mesmo assim, a BBC arriscou e elaborou a lista dos 10 melhores futebolistas de sempre. Com Cristiano Ronaldo mas sem Eusébio.

Por ordem cronológica, a primeira opção nasceu na Argentina: Alfredo Di Stéfano. O goleador e o “senhor das finais” da Liga dos Campeões dos anos 50 – marcou em cinco seguidas e venceu nas cinco, sempre ao serviço do Real Madrid. E um jogador que representou três seleções nacionais: Argentina, Colômbia e Espanha. Outros tempos.

Na mesma fase, e também no Real Madrid, brilhou Ferenc Puskás, o húngaro que também jogou pela Espanha, e que foi tricampeão europeu. Um dos elementos fundamentais da mágica seleção húngara, que chegou à final de um Mundial.

E eis que começou a aparecer Pelé, um mestre com a bola no pé e vencedor de três Mundiais ao serviço do Brasil. Curiosamente, neste artigo há uma referência indireta à seleção portuguesa do Mundial 1966, o único que Pelé não venceu.

Portugal apresentou uma “defesa brutal” no duelo com o Brasil nesse torneio porque “só assim” se conseguia travar o brasileiro que nunca jogou por um clube europeu.

A década 1970 foi dominada por Franz Beckenbauer e Johan Cruyff. Um é alemão e era defesa, o outro era holandês e avançado. Beckenbauer era um “jogador total”, que brilhava logo a partir da defesa; Cruyff tinha uma técnica rara e inspirou gerações futuras, em Espanha.

Voltamos à Argentina e encontramos Diego Maradona. Outro mestre com a bola nos pés. A Argentina foi campeã mundial por sua causa e o Nápoles saltou para os títulos por sua causa. Mais tarde, do rival Brasil, apareceu Ronaldo, o avançado bicampeão mundial que foi um “fenómeno” e um perigo para qualquer adversário. Sem lesões, poderia ter chegado (ainda mais) a outros patamares. Ronaldo foi colega de equipa de Zinédine Zidane, o representante de França nesta lista da BBC. Outro mágico do futebol, campeão mundial e um artista nos relvados.

Os dois únicos nomeados que ainda jogam são Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Sem surpresas. Os números do português e a genialidade do argentino justificam a presença nesta lista.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É que vai por aí haver certas dores de cotovelo com esta lista, mas como aqui não têm poder, vão ter que comer e calar!

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …