//

Bayer condenada a pagar 71 milhões de euros a homem com cancro causado por herbicida

A companhia alemã Bayer foi condenada, na quarta-feira, por um júri norte-americano a pagar uma indemnização de 80 milhões de dólares (71 milhões de euros) a um homem que diz ter contraído cancro por utilizar um dos herbicidas produzidos pela empresa.

O produto é o Roundup – um herbicida com base de glifosato – e, segundo o júri, é a causa do linfoma não-Hodgkins diagnosticado a Edwin Hardeman, avançou esta quinta-feria a TSF.

A multa divide-se em duas fatias: 5 milhões de dólares (4,4 milhões de euros) para compensações e 75 milhões de dólares (66 milhões de euros) em punições e tem como base a falha da Monsanto – comprada pela Bayer em 2018 – em alertar para o risco cancerígeno deste produto e o comportamento negligente da empresa.

A companhia alemã diz-se “desapontada” com esta decisão e que vai recorrer: “Este veredito não altera o peso de mais de quatro décadas de ciência exaustiva e das conclusões dos reguladores de todo o mundo, que atestam a segurança dos nossos herbicidas com base de glifosato e garantem que os mesmos não são carcinogénicos”, lê-se na reação da Bayer.

A 19 de março, este mesmo júri tinha apontado o Roundup como um “fator substancial” no aparecimento do cancro de Edwin Hardeman, algo que permitiu que o processo avançasse para uma segunda fase. Desde aí, as ações da Bayer já caíram mais de 12%.

Nesta segunda fase do julgamento, os advogados de defesa conseguiram apresentar documentos internos – que antes tinham sido rejeitados – e que alegadamente demonstram várias tentativas da Bayer em influenciar cientistas e reguladores acerca da segurança dos seus produtos.

Citados pela Reuters, a defesa reforça que “tal como fica demonstrado por este criterioso julgamento, desde o aparecimento do Roundup há 40 anos, a Monsanto recusa-se a agir com responsabilidade”. Em vez disso, concentrou-se em “manipular a opinião pública e sabotar todos aqueles que mostram preocupação genuína e legítima acerca do Roundup”.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.