Bayer condenada a pagar 71 milhões de euros a homem com cancro causado por herbicida

A companhia alemã Bayer foi condenada, na quarta-feira, por um júri norte-americano a pagar uma indemnização de 80 milhões de dólares (71 milhões de euros) a um homem que diz ter contraído cancro por utilizar um dos herbicidas produzidos pela empresa.

O produto é o Roundup – um herbicida com base de glifosato – e, segundo o júri, é a causa do linfoma não-Hodgkins diagnosticado a Edwin Hardeman, avançou esta quinta-feria a TSF.

A multa divide-se em duas fatias: 5 milhões de dólares (4,4 milhões de euros) para compensações e 75 milhões de dólares (66 milhões de euros) em punições e tem como base a falha da Monsanto – comprada pela Bayer em 2018 – em alertar para o risco cancerígeno deste produto e o comportamento negligente da empresa.

A companhia alemã diz-se “desapontada” com esta decisão e que vai recorrer: “Este veredito não altera o peso de mais de quatro décadas de ciência exaustiva e das conclusões dos reguladores de todo o mundo, que atestam a segurança dos nossos herbicidas com base de glifosato e garantem que os mesmos não são carcinogénicos”, lê-se na reação da Bayer.

A 19 de março, este mesmo júri tinha apontado o Roundup como um “fator substancial” no aparecimento do cancro de Edwin Hardeman, algo que permitiu que o processo avançasse para uma segunda fase. Desde aí, as ações da Bayer já caíram mais de 12%.

Nesta segunda fase do julgamento, os advogados de defesa conseguiram apresentar documentos internos – que antes tinham sido rejeitados – e que alegadamente demonstram várias tentativas da Bayer em influenciar cientistas e reguladores acerca da segurança dos seus produtos.

Citados pela Reuters, a defesa reforça que “tal como fica demonstrado por este criterioso julgamento, desde o aparecimento do Roundup há 40 anos, a Monsanto recusa-se a agir com responsabilidade”. Em vez disso, concentrou-se em “manipular a opinião pública e sabotar todos aqueles que mostram preocupação genuína e legítima acerca do Roundup”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …