Inverno é sinónimo de diversos desafios para o desempenho das baterias de veículos elétricos. Autonomia baixa até 30%.
“O inverno está a chegar”…
À medida que os veículos elétricos ganham popularidade, o inverno mostra ser um desafio significativo: uma queda acentuada no desempenho das baterias.
As baterias de iões de lítio, que são a base da tecnologia dos elétricos, têm dificuldades em temperaturas frias, com reduções de autonomia entre 20% e 30%.
O problema está no funcionamento das baterias de iões de lítio, que dependem de reações químicas para armazenar e libertar energia.
Em climas frios, estas reações abrandam devido ao aumento da resistência interna da bateria.
Além disso, as temperaturas mais baixas tornam os eletrólitos, essenciais para o movimento dos iões, mais viscosos, dificultando ainda mais a transferência de energia e reduzindo a eficiência.
Mas há mais
Os problemas que o inverno traz vão além da própria bateria, lembra o BGR.
O aquecimento do habitáculo, o desembaciamento e funcionalidades como bancos aquecidos aumentam as exigências de energia, uma vez que os elétricos não têm o calor residual disponível nos motores de combustão interna.
Em vez disso, esses sistemas consomem energia diretamente da bateria, agravando as limitações de autonomia.
Soluções
Para enfrentar estes desafios, os fabricantes de elétricos começaram a introduzir alternativas, respostas.
Uma delas são os sistemas de pré-aquecimento, que permitem aquecer as baterias e os habitáculos enquanto o veículo está ligado ao carregador, preservando a autonomia e garantindo conforto.
E também já foram surgindo baterias de carregamento rápido, capazes de adicionar até 300 km de autonomia em apenas 5 minutos.
Mas o inverno ainda é um obstáculo para os elétricos – embora os avanços na tecnologia de baterias e no design dos veículos tentem atenuar cada vez mais o seu impacto e melhorar o desempenho ao longo de todo o ano.