Bateria recarregável e flexível guarda 10 vezes mais energia

Uma equipa de cientistas desenvolveu um dispositivo flexível capaz de oferecer até 10 vezes a densidade de energia das soluções atuais de baterias de iões de lítio.

As baterias de zinco têm sido apontadas como fortes rivais das baterias de lítio. Agora, uma equipa de cientistas apresentou um novo protótipo, composto por óxidos de prata e zinco, com uma densidade de energia por área de 5 a 10 vezes superior do que todas as suas antecessoras.

A bateria, que é recarregável e flexível, pode ser usada em dispositivos eletrónicos flexíveis. “As nossas baterias podem ser projetadas em torno da eletrónica, em vez de a eletrónica precisar de ser projetada em torno das baterias”, explicou Lu Yin, da Universidade da Califórnia, em San Diego.

De acordo com o New Atlas, a capacidade por área da bateria é de 50 miliamperes por centímetro quadrado à temperatura ambiente, ou seja, 10 a 20 vezes mais do que a mesma capacidade de uma bateria de iões de lítio.

Esta capacidade pode traduzir-se em 5 a 10 vezes mais energia para duas baterias com a mesma área de superfície.

A nova bateria tem maior capacidade do que qualquer uma das baterias flexíveis atualmente disponíveis no mercado graças à sua impedância inferior, isto é, a resistência à passagem da corrente.

“À medida que o mercado de 5G e Internet das Coisas (IoT) cresce rapidamente, esta bateria que supera os produtos comerciais em dispositivos sem fio de alta corrente pode tornar-se uma das principais candidatas como fonte de energia de próxima geração para dispositivos eletrónicos de consumo”, disse o investigador Jonathan Scharf.

Apesar de ganhar pontos devido à fabricação acessível e escalonável, a bateria tem ainda alguns entraves. É o caso de os protótipos construídos pela equipa resistirem a apenas 80 ciclos de carga e recarga, uma vez que dificilmente uma bateria chega ao mercado com uma vida útil abaixo dos 1.000 ciclos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pai de Valentina condenado a 25 anos de prisão. Madrasta condenada a 18 anos e 9 meses

O pai da criança que foi encontrada morta, em maio do ano passado, em Peniche, foi condenado a 25 anos de prisão. A madrasta foi condenada a 18 anos e nove meses. De acordo com o …

Luís Correia deixa PS. Vai recandidatar-se a Castelo Branco como independente

O ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, deixou o PS e vai recandidatar-se como independente à presidência da autarquia este ano. De acordo com o jornal Público, o ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, …

DGS atualiza regras para partos. Hospitais têm de assegurar condições para acompanhantes

A Direção-Geral da Saúde fez uma revisão nas orientações de modo a facilitar o acesso dos acompanhantes e para deixar exclusivamente ao critério da mãe o contacto pele a pele com o bebé e a …

Portugal com mais uma morte por covid-19 e 610 novos casos de infeção

Portugal registou, esta quarta-feira, mais uma morte e 610 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 610 …

Quartos para arrendar estão mais baratos em Lisboa. A culpa é da pandemia

A pandemia provocou uma quebra de preços mas a capital ainda é a cidade onde fica mais caro arrendar um quarto. Ao longo do último ano foi na cidade de Lisboa que se registou a …

MP acusa ativista que interrompeu António Costa de desobediência qualificada. Arrisca 2 anos de prisão

Em 2019, um ativista do movimento Extinction Rebellion Portugal interrompeu e tirou o microfone ao primeiro-ministro António Costa no jantar de aniversário do Partido Socialista. Agora, está a ser acusado de desobediência qualificada. De acordo com …

Jerónimo de Sousa lança críticas ao PS no arranque das autárquicas

Jerónimo de Sousa focou as suas críticas no PS no dia em que a CDU apresentou o compromisso da coligação parar as eleições autárquicas. A CDU promoveu, esta terça-feira, um "ato público" para apresentar o compromisso …

Cabrita vai explicar contrato do SIRESP ao Parlamento

O Parlamento vai ouvir o ministro da Administração Interna para explicar o problema da rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, cujo contrato termina ainda este ano. A audição de Eduardo Cabrita foi aprovada por …

Falha de luz estraga 2400 vacinas em Famalicão. Almirante desvaloriza e Graça Freitas prevê "abundância"

Uma falha de energia eléctrica no Centro de Vacinação de São Cosme, em Famalicão, no distrito de Barcelos, levou à inutilização de 2400 vacinas. Um incidente que compromete a administração de doses no concelho numa …

Vacinação alargada a diabéticos, obesos e doentes oncológicos. Portugal vai dar vacina da Johnson

Marta Temido, ministra da saúde, Graça Freitas, directora-geral da Saúde, e Gouveia e Melo, coordenador da task force de Vacinação, fazem o balanço da primeira fase de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, revelando mudanças …