Cientistas asseguram que encontraram um caminho para eliminar a “ansiedade de autonomia”. E para baixar preços.
A autonomia é um dos factores essenciais quando se analisa um carro eléctrico, antes de o comprar. Além do preço, claro, entre outros tópicos.
Pensa-se quer no número de quilómetros que a bateria aguenta, sobretudo se a viagem for longa; e pensa-se no tempo que se tem de esperar até a bateria ficar carregada.
Agora surge outra inovação, desta vez proveniente de uma equipa de investigadores da Universidade Cornell Engineering, nos EUA.
Os cientistas norte-americanos criaram uma bateria de lítio que pode ser carregada em menos de 5 minutos.
Asseguram que é um recorde: é o tempo de carregamento mais curto em qualquer bateria do mercado.
Nesta investigação, foi identificado que o ânodo de Índio (49In) tem propriedades excecionalmente promissoras e que este material pode ser usado eficazmente com vários tipos de cátodos para criar baterias que carregam rapidamente e descarregam lentamente – ou seja, dura mais.
O índio, elemento químico, é um metal muito promissor para baterias de carregamento rápido.
A bateria, além de ter um carregamento rápido, mantém um desempenho estável durante ciclos prolongados de carga e descarga.
“A ansiedade de autonomia é o maior entrave para a electrificação no transporte; e identificámos um caminho para eliminá-la”, assegura o líder do estudo, Lynden Archer, citado em comunicado.
“Se podes carregar uma bateria em cinco minutos, quero dizer, meu Deus, não precisas de uma bateria grande o suficiente para um alcance de 480 quilómetros. Isto pode baixar o preço dos carros eléctricos, permitindo uma generalização dos eléctricos”, acrescentou o especialista.
sim sim…
ninguem o diz mas portugal com mais 15 a 20% de carros eletricos corre o risco de ter um crash na rede eletrica…
e depois?
Atenção aos valores de potência elétrica necessária para carregar uma bateria de automóvel eléctrico em 5 minutos. Será 12 vezes superior à que faria o carregamento em 1 hora (para obter a mesma energia).
Assim , carregar uma bateria de 50 KWh em 5 minutos requereria a potência de 600 kW….. incomportável para a rede eléctrica pública normal !
Atenção á quantidade de indiocencontrado na crosta terrestre…
O cobalto já é um mineral caro e é bem mais abundante que indio….