/

Seis componentes das batatas podem ajudar a ter uma vida mais saudável

4

Assadas, cozidas ou fritas. Há muitas formas de cozinhar batatas, sendo que algumas delas são mais saudáveis e benéficas para o corpo humano. Mas afinal quais os benefícios de consumir este tubérculo?

Comer qualquer tipo ou grupo de alimentos em demasia não é saudável. Algumas pesquisas indicam até que comer muitos produtos à base de batata, em particular, pode estar associado ao aumento da pressão arterial. Contudo, é a forma como se prepara este alimento que dita os efeitos negativos, realça o Science Alert.

Vários especialistas defendem que as batatas contêm muitas vitaminas e outros nutrientes importantes para a saúde.

Uma das vitaminas presentes na batata é a vitamina C, que é frequentemente associada a laranjas e frutas cítricas.

No entanto, uma fonte importante de vitamina C nas dietas britânicas, durante a maior parte do século XX, veio das batatas. Em média, uma pequena batata fornece cerca de 15% da dose diária de vitamina C necessária.

A vitamina C é importante não apenas porque apoia a função imunológica e contém antioxidantes, mas também porque desempenha um papel essencial na formação do tecido conjuntivo, que ajuda as articulações a funcionar.

A batata também é rica em vitamina B6, que ajuda a que mais de 100 enzimas presentes no corpo funcionem corretamente, estando ainda associada a uma boa saúde mental.

Normalmente, uma batata pequena contém cerca de um quarto da ingestão diária recomendada de B6 para um adulto.

O tubérculo é ainda rico em potássio. Conter este mineral nas células é importante para regular a sinalização elétrica nos músculos e dos nervos. Por isso, se o potássio ficar muito alto ou baixo, pode fazer com que o coração pare de funcionar.

Batatas assadas e fritas contêm níveis mais altos de potássio do que batatas cozidas ou puré, mas uma batata com casca pode conter cerca de um terço da ingestão diária recomendada.

Contudo, as pessoas com doenças renais – mais limitadas na capacidade de remover o excesso de potássio do corpo – podem precisar de limitar o número de batatas que comem.

A juntar a todos estes benefícios, a batata também tem colina, que é um pequeno composto que se liga à gordura para formar fosfolipídios, os blocos de construção das paredes celulares, bem como o neurotransmissor acetilcolina – que ajuda a contrair os músculos, dilatar os vasos sanguíneos e diminuir a frequência cardíaca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

É vital consumir colina suficiente, pois é essencial para um cérebro, nervos e músculos saudáveis. Uma batata contém cerca de 10% das necessidades diárias de colina de uma pessoa.

Por outro lado, este alimento também se carateriza por ser bom para o sistema digestivo.

Por fim, é importante frisar que as batatas também são livres de glúten, sendo uma ótima opção para pessoas com doença celíaca ou que precisam de evitar o glúten.

O mesmo se aplica à batata-doce, que também tem um índice glicémico muito baixo – o que significa que não causa um aumento acentuado no açúcar no sangue, o que pode ajudar a controlar o peso e o apetite.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

4 Comments

  1. Portanto comer acucar das batatas ajuda a perder peso. Imagino que por decorrência lógica, não comer açucar faça ganhar peso

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.